Seja para algumas semanas ou um ano inteiro, o seguro viagem é essencial para garantir tranquilidade aos estudantes no exterior.
Nos últimos anos, o número de brasileiros estudando fora do país tem crescido substancialmente. Em 2023, mais de 88 mil brasileiros estavam em programas de intercâmbio ao redor do mundo, colocando o país como o 10º com mais estudantes no exterior. No entanto, ao embarcar nessa jornada, muitos estudantes enfrentam desafios e imprevistos que podem impactar sua experiência.
É nesse contexto que o seguro viagem se torna uma ferramenta essencial. Para Maurício Amaral, CEO da Universal Assistance no Brasil, marca do Grupo Zurich para seguro viagem, “ter um seguro abrangente é fundamental para garantir que os estudantes possam aproveitar ao máximo sua experiência no exterior, sem preocupações desnecessárias. Os intercambistas terão uma rotina mais parecida com a de um habitante local, sem a ajuda de um hotel ou de um guia turístico, e costumam enfrentar mais desafios, com menos apoio”.
Seguro obrigatório
Nos Estados Unidos, o seguro viagem não é obrigatório para turistas, mas é exigido para casos de intercâmbio cultural e estudantil (visto J-1). Mesmo assim, a maioria das universidades e instituições de ensino exigem que seus estudantes tenham cobertura médica e hospitalar enquanto estiverem por lá. “Os Estados Unidos é um dos países com a saúde mais custosa do mundo. Um tratamento simples pode custar dezenas de milhares de reais”, lembra Maurício.
Em muitos outros países o seguro viagem é uma exigência obrigatória para quem planeja uma estadia para estudar. Na Europa todos os viajantes, sejam turistas ou estudantes, precisam apresentar um seguro com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas; na Austrália e na China a cobertura médica prévia também é necessária, com a maioria das instituições de ensino também exigindo o seguro como condição para matrícula. Cuba, Turquia e Emirados Árabes Unidos são outros que também pedem cobertura médica a estudantes internacionais.
Semanas, meses, faz diferença?
Estadias mais curtas, de algumas semanas, por exemplo, são frequentemente vistas como turísticas e, retirando a obrigatoriedade de seguro viagem para alguns países. No entanto, as instituições de ensino costumam tal cobertura porque os riscos de saúde e imprevistos persistem. Estar em um ambiente novo pode gerar situações inesperadas, e o seguro viagem assegura que o estudante terá o suporte necessário em qualquer eventualidade.
Já para aqueles que escolhem programas de intercâmbio de mais longos, que duram um semestre ou até um ano acadêmico completo, as exigências costumam ser mais amplas. Além das coberturas básicas, o seguro precisa incluir assistência médica contínua, tratamentos prolongados e cobertura para doenças pré-existentes. A duração prolongada também requer seguros que possam ser renovados ou que ofereçam proteção durante toda a estadia.
“Por mais curto que o período estudando fora do Brasil possa ser, os riscos de saúde e imprevistos não diminuem”, lembra Maurício. “Estar em um ambiente novo, com hábitos alimentares diferentes, clima distinto e até uma infraestrutura médica desconhecida pode gerar situações totalmente inesperadas. Nesses casos, estar coberto por um seguro viagem deixa de ser um gasto e se torna um grande investimento”, completa o executivo.
Sobre a Universal Assistance
A Universal Assistance é líder em seguro viagem, oferecendo há 40 anos assistência e reembolso aos clientes. A empresa está presente em 180 países e possui mais de 10 milhões de viajantes assistidos pelo mundo todo. No Brasil, são mais de 3 mil agências e operadoras de turismo, espalhadas por 17 estados. As coberturas incluem assistência médica, assistência jurídica, assistência em caso de cancelamento, assistência odontológica, cobertura Covid-19, telemedicina, cobertura de bagagem em casos de perda/extravio ou atraso, app completo com dicas úteis para as viagens e acesso às salas VIP em caso de voo atrasado. A Universal Assistance é uma das empresas da Zurich Seguros, que está presente em 21 países. A seguradora foi reconhecida em 2023 como uma das líderes do segmento de seguro viagem no Brasil, por meio do prêmio Reclame Aqui, com reputação ótima e 100% das reclamações de usuários respondidas no site.