- A Lufthansa Airlines e a Lufthansa CityLine recebem a validação EMAS de acordo com a norma ambiental ISO 14001 em Frankfurt e Munique
- Melhorias sistemáticas e sustentáveis por meio de sistema de gestão ambiental
- Comportamento empresarial responsável como parte importante da orientação básica da Lufthansa Airlines
A Lufthansa Airlines nos hubs em Frankfurt e Munique, bem como a Lufthansa CityLine foram mais uma vez validadas com sucesso de acordo com a exigente regulamentação europeia EMAS (Eco-Management and Audit Scheme). A companhia aérea está, portanto, dando um exemplo importante de responsabilidade ambiental corporativa.
O relatório ambiental externo EMAS confirma o desenvolvimento contínuo do sistema de gestão ambiental e sua implementação aprofundada. Por meio de auditorias e inspeções, um quadro independente e abrangente dos processos é elaborado como parte de uma avaliação e uma visão abrangente sobre a compreensão dos valores pelos funcionários é fornecida em discussões com especialistas do departamento.
“A validação EMAS renovada é de grande importância para a Lufthansa Airlines e a Lufthansa CityLine. Por meio da validação integrada coletiva, estamos impulsionando conjuntamente questões de sustentabilidade em diferentes áreas de negócios. Estamos assumindo a responsabilidade aqui com o objetivo de reduzir o impacto ambiental de voar e sempre usar os recursos de que precisamos da forma mais eficiente possível”, diz Jens Ritter, CEO da Lufthansa Airlines.
EMAS é um sistema de gestão ambiental e auditoria ambiental desenvolvido pela União Europeia, cujos requisitos as empresas podem adaptar voluntariamente. O sistema de gestão ambiental da empresa é revisado em detalhes por auditores externos.
EMAS na Lufthansa Airlines
Em 2000, a Lufthansa CityLine foi a primeira companhia aérea do mundo a adotar um conceito ambiental e receber o exigente selo de aprovação EMAS. Em 2018, a Lufthansa Airlines introduziu um sistema de gestão ambiental certificado em sua unidade de Munique e o fundiu com a Lufthansa CityLine em 2022. A unidade de Frankfurt foi adicionada em dezembro de 2023. Este ano, a auditoria e validação conjunta para as unidades de Frankfurt e Munique foi concluída pela Lufthansa Airlines e Lufthansa CityLine pela primeira vez e uma declaração ambiental conjunta foi publicada.
LINK:Declaração Ambiental
Um total de cerca de 40 coordenadores ambientais trabalham nos departamentos individuais da Lufthansa Airlines e da Lufthansa CityLine. Eles garantem que a organização ambiental esteja amplamente posicionada e que as preocupações ambientais técnicas sejam consistentemente avançadas.
Medidas significativas do programa ambiental foram implementadas. Um exemplo disso é o procedimento “Reduced Engine Taxi-In”, que envolve desligar um ou mais motores após o pouso no pátio, contribuindo assim para as operações de voo mais eficientes possíveis. Ao aplicar esta medida e estabelecê-la como um procedimento padrão para a frota Airbus A320, até 2.750 toneladas de querosene podem ser economizadas a cada ano. Além das melhorias nas operações de voo, o programa ambiental de 2023 também obteve sucessos na redução de resíduos a bordo. A opção para passageiros em voos intraeuropeus de pré-encomendar refeições antes da partida, que está em vigor desde o início de 2023, permite um melhor planejamento da produção e carregamento de produtos frescos, reduzindo assim o desperdício a bordo.
Além dessas medidas já implementadas, a Lufthansa Airlines também está se concentrando nos tópicos importantes do futuro. Junto com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR), Airbus, MTU Aero Engines e Aeroporto de Munique, a Lufthansa Airlines está planejando uma cooperação tecnológica para combustíveis power-to-liquid (PtL). Dentro dessa estrutura, uma carta de intenções foi assinada para reunir os pontos fortes das principais empresas de aviação e da comunidade científica. O objetivo é acelerar a seleção de tecnologia, o lançamento no mercado e a escala industrial de combustíveis PtL na Alemanha.
Lufthansa Airlines: comportamento empresarial responsável
De acordo com sua orientação básica, a Lufthansa Airlines inicia continuamente projetos e medidas com o objetivo de reduzir os efeitos ambientais do voo e sempre usar os recursos necessários da forma mais eficiente possível.
Para uma proteção climática eficaz, a Lufthansa Airlines, como parte do Lufthansa Group, conta com a modernização acelerada da frota, a otimização contínua das operações de voo, o uso e o desenvolvimento adicional de combustíveis de aviação sustentáveis e ofertas para viajantes particulares e clientes corporativos para tornar as viagens aéreas mais sustentáveis. Além disso, a Lufthansa Airlines tem apoiado ativamente a pesquisa global sobre clima e clima por muitos anos.
O Grupo Lufthansa persegue metas ambiciosas de sustentabilidade
O Lufthansa Group estabeleceu metas ambiciosas de proteção climática e está buscando uma pegada de carbono neutra até 2050. Até 2030, o grupo de aviação pretende reduzir pela metade suas emissões líquidas de CO₂ em comparação a 2019 por meio de medidas de redução e compensação. A meta de redução foi validada pela Science Based Targets Initiative (SBTi) independente em agosto de 2022.
Para melhorar sistematicamente seu desempenho ambiental, o Grupo Lufthansa avança continuamente na implementação de sistemas de gestão ambiental nas empresas do Grupo. Por exemplo, o sistema de gestão ambiental da SWISS foi recentemente validado pela primeira vez de acordo com o EMAS para o ano de relatório de 2023. A Austrian Airlines também foi validada com sucesso novamente para 2023. A companhia aérea italiana Air Dolomiti, que pertence à Lufthansa Airlines, também foi validada pelo EMAS.