Edital da CI-Brasil, em parceria com a Futuri e a Raízes Desenvolvimento Sustentável, vai contemplar, com mentorias e capital semente, pequenos negócios com potencial de promover o turismo responsável na região
Empreendimentos comprometidos com o turismo responsável no extremo sul da Bahia estão convidados a se candidatar para o Projeto de Mentorias do Programa Turismo + Sustentável, uma realização da Conservação Internacional – Brasil, em parceria com a Futuri e a Raízes Desenvolvimento Sustentável, que tem o objetivo de impulsionar pequenos negócios que contribuem para um turismo de impactos positivos na região. O edital de inscrições para pequenos empreendedores está aberto entre 14 de maio e 3 de junho e contempla 20 vagas, 10 delas para empresas conectadas com o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, a Resex de Cassurubá e entorno.
Os projetos aprovados no edital vão receber mentorias coletivas com especialistas do mercado de turismo responsável; assessorias individuais com madrinhas indicadas para cada negócio; suporte para aprimoramento em 6 áreas: estrutura e governança, pessoas, produtos e serviços, comunicação e mercado e desenvolvimento local; além de capital semente de até R$ 15.000 para investimento em melhorias do negócio.
Podem se inscrever pequenos empreendimentos, formalizados ou não, que estejam em estágio inicial de operação em um dos nove municípios de abrangência do território Futuri: Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça, Prado, Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália, Belmonte, Canavieiras e Una. Os negócios podem atuar com turismo ou áreas correlatas, como gastronomia, artesanato e cultura. É importante que os empreendimentos tenham dois representantes disponíveis para participar das mentorias, com dedicação aproximada de 6 horas semanais, além de internet estável para as mentorias online.
“Nosso objetivo é trabalhar com negócios que estão começando para torná-los mais competitivos, mais viáveis e mais sustentáveis”, explica Mariana Madureira, sócia da Raízes Desenvolvimento Sustentável.
“A Conservação Internacional tem trabalhado há quase 30 anos no extremo sul da Bahia, incluindo o desenvolvimento sustentável de cadeias produtivas importantes, como é caso do turismo. Essa é uma atividade que gera grandes impactos, que podem ser negativos ou positivos, dependendo de como ela é realizada”, conta Thaís Guimarães, coordenadora Sênior do Projeto Turismo + Sustentável da CI-Brasil. “As mentorias oferecidas para pequenos negócios locais têm como objetivo impulsionar o empreendedorismo local, fortalecendo a economia para as comunidades, sempre com práticas mais sustentáveis, que promovam a conservação da natureza e o bem-estar das pessoas”, complementa.
Extremo sul da Bahia no caminho do turismo responsável e regenerativo
Uma das regiões mais buscadas para viagens no Brasil, o extremo sul da Bahia é uma área importante e estratégica para o desenvolvimento de práticas mais sustentáveis e regenerativas no turismo, que possam fazer frente às ações humanas e ajudem a conservar os destinos e culturas e apoiar comunidades locais. O Programa Turismo + Sustentável, proposto pela Conservação Internacional, tem feito um importante trabalho de desenvolvimento contínuo deste território, onde a Futuri – Aliança pelo Turismo Regenerativo se apresenta hoje como uma iniciativa fundamental para desenvolver a governança local, além de promover aprendizagens e trocas sobre práticas conscientes e responsáveis.
“O Programa Turismo + Sustentável foi um divisor de águas. Nos trouxe mais certeza do caminho que queremos percorrer e novas formas de como percorrer este caminho”, conta Tatiana Paixão, proprietária da Casa de Paixão Caraíva, uma das participantes da primeira edição do Projeto de Mentorias. “As temáticas abordadas abriram novas possibilidades e ajustes necessários, melhoraram a forma de apresentar o negócio, de planejar e de se posicionar. Sem contar o networking criado, que nos conecta com uma rede incrível na minha região e no Brasil, com empresas e iniciativas do turismo responsável, regenerativo e sustentável”, complementa Tatiana Paixão.
Os negócios inscritos no edital serão avaliados de acordo com critérios que incluem o potencial de impacto econômico e turístico na região; inovação e diferenciação no mercado; sustentabilidade ambiental e social; e viabilidade financeira e capacidade de crescimento. Serão privilegiados empreendimentos de comunidades tradicionais e liderados por mulheres, além de negócios aliados à aliança Futuri. O resultado dos selecionados acontece no dia 14 de junho.
A Raízes Desenvolvimento Sustentável foi a empresa responsável pela execução do primeiro projeto de mentorias do Programa Turismo + Sustentável. Entre os resultados positivos da experiência destacam-se: 54 inscritos na seleção de negócios; 10 selecionados com taxa de conclusão de 90%; 82 horas de mentorias coletivas; 12 horas de mentoria individual por negócio; e R$ 14.000 de capital semente aplicado por negócio.
Sobre a Conservação Internacional (CI-Brasil) – A Conservação Internacional usa ciência, política e parcerias para proteger a natureza da qual as pessoas dependem para obter alimentos, água doce e meios de subsistência. Desde 1990 no Brasil, a organização atua em mais de 30 países em seis continentes para garantir um planeta saudável e próspero, que sustenta a todos. Mais informações: conservacao.org/brasil.
Sobre a Futuri – Aliança pelo Turismo Regenerativo – A Futuri é uma iniciativa do projeto Turismo+Sustentável, da Conservação Internacional (CI-Brasil), co-criada em parceria com um coletivo de mais de 130 pessoas e negócios no Extremo Sul da Bahia. Seu propósito é fomentar o turismo com base em práticas mais sustentáveis e regenerativas, respeitando e fortalecendo a natureza, a cultura e a economia local, sempre com foco nas pessoas, no fortalecimento das áreas naturais protegidas e dos empreendimentos turísticos nos arredores dessas áreas.