22.9 C
Brasil
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

WTM Latin America anuncia 22 finalistas do Prêmio de Turismo Responsável

Cases selecionados vêm de dez países latino-americanos e concorrem em seis diferentes categorias. Vencedores serão anunciados em 16 de abril, durante o evento

Debater temas relacionados ao turismo responsável e apoiar a indústria de viagens e turismo na adoção de práticas alicerçadas a esse conceito são premissas na programação da WTM Latin America desde sua primeira edição, em 2013. O compromisso do evento com o turismo responsável tornou-se ainda mais amplo quando a programação de palestras, painéis e mesas-redondas ganhou o reforço de uma premiação criada para reconhecer as boas práticas lideradas por empresas latino-americanas.

Lançado em 2019 e com a primeira edição entregue virtualmente em 2021, o Prêmio de Turismo Responsável já destacou dezenas de iniciativas executadas por empresas e associações de diferentes portes da região.

A 45 dias do início do evento, a WTM Latin America anuncia os 22 finalistas de 10 países que concorrem à quarta edição do Prêmio em seis diferentes categorias. Uma inovação para este ano foi a inclusão de categorias que dialogam com a realidade da região – como turismo indígena e/ou em comunidades tradicionais – e parceiros estratégicos especializados no tema que atuam em diferentes países. Os finalistas, em ordem alfabética, são:

 

ORGANIZAÇÃO PAÍS
Apata Colombia Colombia
Asociación de Guias de Turismo Comunitario Explorando el Valle – ASOGTURC Guatemala
EcoGuerreros SC de RL de CV México
Favela Santa Marta Tour Brasil
Fundación Agua y Tierra Panama
Grande Reserva Mata Atlântica Brasil
Grupo Cataratas Brasil
Guyana Tourism Authority Guyana
Impulse Travel Colombia
Instituto Superior Indígena Raúl Karai Correa Argentina
Mama Uma Travel S.A.S. Ecuador
Manakin Nature Tours Colombia
Mujeres a la Cumbre Chile
Parque Nacional de Jericoacoara, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade Brasil
Programa de Descarbonização do Grupo Tauá de Hotéis e Resorts Brasil
Rainforest Expeditions Perú
Rota da Liberdade Brasil
Rutas Ancestrales Araucarias Chile
San Luis Capital – Dirección de Turismo Municipal de SLP México
Say Hueque Argentina Journeys Argentina
Sociedad Comercial Budi Lafken SPA Chile
Travolution Internacional Colombia

No total, mais de 150 cases inscritos, um aumento de mais de 40% em relação ao ano anterior – foram cuidadosamente avaliados por um júri formado por agentes de viagens, operadores, dirigentes de associações, representantes do poder público, jornalistas e formadores de opinião de diferentes países latino-americanos, além de especialistas de seis organizações aliadas reconhecidas em suas áreas de atuação que atuam pelo turismo responsável em toda a América Latina. Os vencedores serão anunciados no dia 16 de abril, às 18 horas, durante a programação do teatro Transformation da WTM Latin America 2024.

Os critérios de seleção incluem aspectos como originalidade, potencial de replicabilidade e possibilidade mensuração dos impactos alcançados com a solução proposta. Além do reconhecimento, os finalistas recebem feedback de especialistas e o reconhecimento público das boas práticas para clientes e compradores de um mercado bastante competitivo.

As categorias que terão cases premiados na quarta edição do prêmio de Turismo Responsável são: 1) Melhores iniciativas para a conservação da biodiversidade; 2) Melhores iniciativas para promover a diversidade, equidade e a inclusão no turismo; 3) Melhores iniciativas para promover o impacto socioeconômico e a construção da paz através do turismo; 4) Melhores iniciativas de trabalho em rede para promover o turismo responsável nos destinos; 5) Melhores iniciativas para o turismo indígena e/ou Comunidades Tradicionais; 6) Melhores iniciativas para a mitigação das mudanças climáticas.

Sobre a WTM Latin America

A WTM Latin America é realizada, anualmente, em São Paulo e atrai mais de 27 mil profissionais de turismo durante os três dias de evento. O evento oferece conteúdo qualificado aliado a networking e oportunidades de negócios. Em sua mais recente edição, em 2023, a WTM Latin America manteve seu foco na geração efetiva de negócios, e conseguiu a marcação antecipada de seis mil reuniões que foram realizadas entre compradores, agentes de viagens e expositores. Os conteúdos da WTM Latin America estão disponíveis em inglês, espanhol e português.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles