A Infraero recebeu a outorga do Aeroporto Edu Chaves, em Paranavaí (PR), por meio da portaria nº 10 do Ministério de Portos e Aeroportos, assinada pelo Ministro Silvio Costa Filho e publicada no Diário Oficial da União da última quarta-feira (17/1). Com isso, a Companhia será responsável pela administração, operação e exploração do terminal paranaense. A transição operacional do aeroporto da Prefeitura de Paranavaí à Infraero se dará no prazo de até 120 dias, a contar da data da publicação.
Para o presidente da Infraero, Rogério Barzellay, a transferência da outorga de mais um terminal à Infraero reforça o papel estratégico da Companhia na integração e no desenvolvimento regionais. “O Aeroporto de Paranavaí irá contar com a expertise de nossas equipes, que realizarão ações voltadas para garantir a segurança, o nível de serviço, a qualidade e a viabilidade da expansão das operações,” destaca Barzellay.
Localizado a cerca de 3,5 km do centro da cidade, o Aeroporto de Paranavaí tem uma pista de pousos e decolagens com 1.500 m de comprimento por 30 m de largura. Atualmente, está apto a receber aeronaves de até 70 passageiros.
A Infraero passa por um reposicionamento de mercado, com foco nos aeroportos regionais. Nesse contexto, a Companhia recebeu, até o momento, a outorga de sete terminais: Mossoró (RN); Vale do Aço, em Santana do Paraíso (MG); Flores, em Manaus (AM), Governador Valadares (MG), Sorriso (MT), Itaperuna (RJ) e, agora, Paranavaí (PR). Outros aeroportos devem ser repassados à Infraero de acordo com a política de desenvolvimento da aviação civil do Ministério de Portos e Aeroportos.
Infraero – Prestadora de Serviços
Com 50 anos de experiência, a Infraero administra 27 aeroportos no País e atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária.
A Companhia tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta a ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.