Essa experiência ferroviária tornou-se uma das atrações mais procuradas na Türkiye, percorrendo cerca de 1.310 quilômetros em aproximadamente 26 horas, onde se pode descobrir as impressionantes paisagens de inverno entre as cidades de Ankara e Kars.
Chegado o inverno, quando o manto branco cobre alguns dos pontos mais frios da geografia turca, centenas de locais e turistas voltam seus olhares para o Expresso do Oriente. Sob a proteção de seus vagões, com todo tipo de comodidades, os passageiros desfrutam das belas paisagens moldadas pela textura, formas e cores da neve.
Dogu Express ou Expresso do Oriente: mergulhe em uma viagem dos sonhos.
O crescimento da popularidade da linha regular do Expresso do Oriente (Dogu Express) obrigou, em 2019, a adicionar uma versão exclusivamente turística conhecida como Expresso Turístico do Oriente, para atender ao grande aumento da demanda.
O Expresso Turístico do Oriente se diferencia em dois elementos. O primeiro é o conforto: enquanto o original oferece vagões-cama e beliches, este trem incorpora oito vagões, com camas de qualidade superior e um vagão de refeições. O segundo é a duração: enquanto a versão genuína tem 50 paradas, a do Expresso Turístico do Oriente terá 29 paradas, em algumas ocasiões durante duas ou três horas para facilitar as visitas naquela área.
Na temporada 2023-2024, o Expresso do Oriente faz paradas de caráter turístico nas estações de Erzincan e Erzurum no trajeto de Ankara para Kars (ida), e em Divriği e Sivas no trajeto de Kars para Ankara (volta).
Durante as viagens, é comum que os passageiros, provenientes de diversos cantos do mundo, se reúnam em seus vagões para realizar intercâmbios culturais, refletidos em decorações típicas ou em iguarias que trazem de seus países ou encomendam ao serviço do trem.
Última estação: Kars, a cereja do bolo.
Antes de empreender a viagem de volta para Ankara, o Expresso do Oriente faz uma parada na mágica cidade de Kars, porta de entrada para a Anatolia a partir do Cáucaso.
Kars acolheu ao longo de sua história vários assentamentos. Por suas terras passaram urartianos, persas, romanos orientais, seljúcidas, otomanos e russos, resultando em um destino com uma riqueza cultural e arquitetônica totalmente eclética.
Sua diversidade pode ser apreciada em um passeio pela cidade, onde coexistem castelos, igrejas, pontes e banhos, assim como estruturas que refletem a arquitetura de estilo báltico. Uma das visitas obrigatórias na cidade é o Sítio Arqueológico de Ani, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Esta antiga cidade murada reúne catedrais, mesquitas, caravansarais e outras estruturas que transportam para o presentes exemplos arquitetônicos que oferecem uma visão de como era a vida naquela época.
Kars também é um destino famoso para os amantes de esportes de inverno. A 56 quilômetros do centro, está a estação de esqui de Sarikamis, a terceira mais alta do mundo.
Por fim, não se pode deixar Kars sem visitar o lago Çildir, localizado a quase 2.000 metros de altitude, que congela completamente em novembro, quando os locais atravessam sua superfície congelada em trenós puxados por cavalos.
Acerca da Agência de Promoção e Desenvolvimento Turístico da Türkiye (TGA):
A TGA opera para garantir que a Türkiye seja uma marca reconhecida no turismo nacional e internacional, para promover o património concreto e abstrato, natural, cultural, biológico e criado pelos turcos e participar na comunicação/atividades de marketing a curto, médio e longo prazo, para aumentar a participação dos investimentos turísticos na economia nacional e melhorar a qualidade do serviço no turismo.A TGA é responsável por levar a cabo todas as atividades de promoção, marketing e comunicação, para ajudar a Türkiye a atingir os seus objetivos turísticos, promover e comercializar os recursos turísticos atuais em todo o mundo, e descobrir, desenvolver e pôr à disposição recursos turísticos potenciais em linha com as estratégias e políticas turísticas traçadas pelo Ministério da Cultura e Turismo.