Há uma sensação de otimismo no setor hoteleiro global à medida que entramos no quarto trimestre de 2023. De acordo com os novos dados de business intelligence do Demand360® da Amadeus, líder em tecnologia de viagens, os níveis globais de ocupação hoteleira até o final de agosto de 2023 foram, em média, 10% superiores aos de 2022. Para o quarto trimestre de 2023, os dados mundiais de ocupação on-the-book revelam que as reservas estão 11% acima das registradas em 2022.
Em um impulso adicional para os hoteleiros, a receita global por trimestre disponível (RevPAR) cresceu em média 17% neste ano até o momento, quando comparada às taxas alcançadas em 2022. A França está liderando o caminho, com o RevPAR 123% acima da média mundial. Um pico de RevPAR também foi registrado em junho deste ano na França, com tarifas atingindo US$ 422, cerca de 220% a mais do que nos EUA durante o mesmo mês.
As descobertas são exploradas em um novo relatório da Amadeus: ‘Hospitality data trends 2023: The opportunities ahead”. O relatório revela dados de ocupação atuais e projetados, juntamente com o RevPAR e os prazos de reserva para hotéis e aluguéis de curto prazo.
Em meio ao crescimento global, a Europa está liderando o setor de hospitalidade. Pela primeira vez, a ocupação na Europa ultrapassou por pouco os Estados Unidos ao longo de 2023 e está esperando um último trimestre forte, em que as reservas feitas estão atualmente 20% à frente da média mundial de ocupação para o quarto trimestre. Os principais pontos de interesse cultural – incluindo Florença, Roma e Atenas – registraram forte ocupação durante o verão, com mais por vir nos meses mais frios.
Os destinos e as cidades com eventos de grande escala no horizonte também estão ganhando força. Beyoncé está criando manchetes com a Renaissance World Tour. Em Seattle, a superestrela tocou no Lumen Field em 14 de setembro, gerando um aumento na demanda por hotéis. A ocupação hoteleira de 9 a 11 de setembro em Seattle ficou em uma média de 83%, aumentando para uma média de 96% de 12 a 14 de setembro, quando os fãs chegaram e ficaram para o show. A ocupação aumentou 36% na noite do show em comparação com a mesma noite em 2022.
Picos semelhantes de ocupação estão sendo observados na França durante a Copa do Mundo de Rugby, com o aumento da demanda nas cidades-sede, de acordo com os dados de ocupação on-the-book prosjetados. Paris e Nice aumentaram 5% em comparação com o mesmo período de 2022, enquanto Marselha aumentou 7%, indicando um aumento na demanda por quartos de hotel durante o evento.
Katie Moro, vice-presidente de parcerias de dados, hospitalidade, Amadeus, disse: “O acesso a dados completos e confiáveis oferece aos hoteleiros os insights de que precisam para ajudar a impulsionar as reservas e orientar as estratégias de marketing, gerenciamento de receita e operações. Por exemplo, uma mudança nas propriedades de aluguel de curto prazo disponíveis em um mercado terá um impacto na ocupação potencial dos hoteleiros. A dinâmica do mercado está em constante mudança, e é importante acompanhá-la de perto e ser capaz de agir rapidamente para aproveitar a vantagem competitiva. Fornecer esses insights é o que impulsiona nossas soluções de inteligência de negócios na Amadeus.”
O Hospitality data trends 2023 também destaca os principais indicadores revelados pela combinação da inteligência de negócios exclusiva da Amadeus com seu parceiro Key Data, um dos principais fornecedores de dados do mercado de aluguel de curto prazo em todo o mundo. Os dados mostram que os aluguéis de curto prazo costumam ser reservados com cerca de um mês (31 dias) de antecedência em relação aos hotéis, enquanto as reservas de viagens aéreas costumam ser feitas com pouco mais de três meses (98 dias) de antecedência. Combinando essas informações de dados com a previsão de ocupação nas reservas, os hoteleiros podem prever quedas e picos na demanda e planejar adequadamente.