EMERSON FURTADO SOARES , grande conhecido do trade turístico de Brasília, gaúcho, torcedor do Grêmio, nascido na cidade de Rosário do Sul, maIs a muitos anos na capital federal, local onde se adaptou e resolveu construir família. E como todos sabemos o turismo é uma “cachaça” que vicia, e ele provou e gostou.
Emerson após trabalhar em algumas empresas, entre elas a FENAETUR que fez história em Brasília e no resto do país, hoje é empresário do setor de turismo, proprietário da ABR TURISMO, que fica no Setor Hoteleiro Norte, Galeria do Kubitscheck Plaza Hotel, esteve presente no evento da VISUAL realizado em 18 de outubro de 2012 n Restaurante MANGAI, e conversou com a equipe do VOENEWS, e com prazer, publicamos esta entrevista informal sobre o formato dos últimos eventos realizados pela VISUAL.
VOENEWS – Como você vê estes eventos nos quais a VISUAL ao invés de centralizar as agências de viagens no mesmo local, opta por fazer diversos eventos pontuais nas cidades onde elas se encontram ¿
EMERSON – O formato agrada principalmente porque torna-se mais profissional, lembro-me dos eventos festivos que quando realizados, com muita festa e glamour era repleto de pessoas que não faziam parte do trade, querendo participar apenas para comer e beber, na verdade nem sabíamos quem era e quem não era agente de viagens, todos queriam participar sim, mas apenas da festa.
VOENEWS – Então você acredita ser produtivo fazer eventos menores com a participação de fornecedores, sem tanto glamour, mais que aproxima mais a operadora e fornecedor convidado do agentes de viagens ¿
EMERSON – Sem dúvida, torna-se mais produtivo e em mais profissional, e tenho observado que é uma tendência, além da VISUAL outras empresas do setor tem optado por convidar um número de menor de agentes de viagens, normalmente aqueles que tem uma produção considerável e outros que eles sabem que tem potencial para aumentar as vendas, desta forma a atenção dada é maior e os agentes se sentem valorizados.
VOENEWS – È como se pudéssemos afirmar que os Famturs que viraram Procap, agora os eventos estão se transformando em Treinamentos, mas em ambiente agradável como jantar no Mangai após uma palestra rápida mas bem esclarecedora ¿
EMERSON – Sem dúvida, o número reduzido de pessoas pode colaborar para uma boa apresentação, uma interação entre os agentes de viagens, um bate papo e temos consciências que estamos aprimorando nossos conhecimentos de produtos e destinos, aumentando nossa competitividade.
VOENEWS – Somos um site totalmente democrático e somos neutros com relação as ações das Operadoras e agências de viagens, desta forma nos sentimos confortáveis em fazer perguntas indiscretas, a VISUAL reuniu em Taguatinga as agências daquela região, fez o mesmo no Sudoeste e repete esta ação no Lago Sul, a pergunta é se reunir os agentes de viagens que concorrem diretamente em determinada região não traz desconforto entre os “rivais” ¿
EMERSON – De forma alguma, as agências de turismo atingiram uma maturidade muito grande, sabemos lidar com isto, sentar na mesma mesa e confraternizar, as dificuldades são iguais, os fornecedores praticamente os mesmos, e a busca pelo cliente precisa ser feita de acordo com a capacidade e perfil de atendimento de cada empresa, então não existe problema algum em dividir o espaço com essas empresas.
VOENEWS – O número de Operadoras cresce a cada dia em Brasília, e todas precisam agir para conquistar seu espaço, manter sua produtividade ou aumentar o volume de vendas, o que influencia na decisão do agente de viagem na sua opinião a escolha da Operadora num segmento que os produtos são em parecidos e os preços em alguns momentos se equivalem ¿
EMERSON – Acredito que a afinidade com a equipe de vendas e atendimento é importantíssimo, não tenha dúvida que as pessoas que gostamos e confiamos são fundamentais para a escolha, mas temos que lembrar que estamos na era da tecnologia, onde o nosso cliente não tem tempo e a resposta precisa ser imediata ou o mais próximo disto, logo, quem oferece um sistema que nos permite fazer este atendimento rápido e confiável leva vantagem, se o cliente levantar com a promessa de um orçamento que demora 24 hs, ele pode não voltar, então as vezes o carisma, o preços, a equipe e até a parceria ficam comprometidas pela oferta de um sistema que nos permita oferecer este tipo de atendimento.