Franqueados de Alagoas, Paraná e São Paulo compartilham as suas experiências no franchising
O empreendedorismo em casal, seja entre namorados ou casados, tem se tornado uma tendência crescente nos últimos anos. Ao unir os laços pessoais e profissionais, casais encontram uma oportunidade de construir um negócio juntos, compartilhando não apenas o amor, mas também os desafios e sucessos empresariais.
A exemplo disso estão, Cláudio e Cristina, franqueados do modelo Prime, da Clube Turismo – a maior e mais premiada microfranquia de turismo do país, que atuam na capital paulista e Junior e Altelane Gonzaga, de Maceió, em Alagoas. “Trabalhar em equipe com seu parceiro(a) traz uma série de benefícios, como uma comunicação mais fluida, confiança mútua e a capacidade de complementar as habilidades um do outro. Ao dividir responsabilidades e tomar decisões em conjunto, os casais empreendedores podem se fortalecer e alcançar resultados excepcionais” comenta Ana Virgínia Falcão, CEO e cofundadora da rede.
Claudio Cesar Teske e Cristina Reschke Teske, de 64 e 58 anos, respectivamente, ingressaram no franchising em 2015, em São Paulo, capital, e optaram pela rede m virtude das referencias e por se adequar a necessidade do casal nesta fase de vida. “Estamos casados há 40 anos e sempre quisemos uma atividade conjunta. Um desafio que se tornou uma grande oportunidade foi aprender a conviver como casal em áreas que normalmente são conflitantes”, comenta Cristina, que antes de empreender atuava como professora de música, já Cláudio, foi gerente técnico de acabamento.
No entanto, empreender como casal também apresenta seus desafios. É necessário estabelecer limites claros entre vida pessoal e profissional, garantindo momentos de descanso e lazer fora do ambiente de trabalho. “Respeito mútuo e compreender que as diferenças existem e podem ser muito importantes para aproveitar o melhor de cada um no negócio” é uma das dicas para o sucesso, sugere Claudio Cesar Teske
Para a CEO da rede, apesar dos desafios, muitos casais encontram no empreendedorismo uma forma de fortalecer seu relacionamento e construir um futuro conjunto. Ao enfrentarem os obstáculos e celebrarem as conquistas lado a lado, eles criam uma base sólida de apoio mútuo e compartilham a emoção de ver seu negócio prosperar.
|
Para Junior e Altelane Gonzaga, de 48 e 45 anos, que atuam na cidade de Maceió, Alagoas, empreender significa encarar novos desafios, bem como um hobby. Franqueados da rede desde 2013, o casal optou em empreender quando chegou na cidade, vindos do interior. “Queríamos empreender em algo que nos trouxessem desafios novos e que gostássemos de fazer como hobby. Assim, surgiu a busca por uma franquia que nos encontrássemos. Foi assim que encontramos a Clube Turismo, uma franquia que estava nascendo e que nos encantou porque podíamos ajudar amigos, que já nos pediam para organizarmos viagens e dicas dos destinos que já havíamos visitado” comenta júnior, que anteriormente exercia a função de administrador público.
Para Altelane, formada em Direito, confiança e espírito de cooperação são muito mais presentes ao empreender em casal, bem como, a cumplicidade e maior disposição para vencer as barreiras. “Em compensação a rotina e o contato em tempo quase integral, não deixa espaço para saudade no fim do dia” comenta. Ela compartilha uma dica de ouro para o sucesso dos negócios e do amor “Sejam apaixonados pelo que vão fazer, dividam bem os setores que cada um vai atuar dentro do empreendimento; sejam transparentes, partilhem as decisões estratégicas da empresa e se amem muito (sem esse sentimento, a sociedade acaba logo!)” finaliza.
|
O casal Adriana Correa e Carlos Sales também empreende juntos na Clube Turismo. Após ela ter sido desligada da empresa, que trabalhou por 22 anos, não tinha o objetivo de voltar a trabalhar no corporativo, e viu que seria o momento de realizar um sonho de ser empreendedora. Fazendo algumas pesquisas para empreender na aérea de turismo, o casal viu a opção da franquia Clube Turismo. “Buscamos saber mais sobre a franquia e nessas pesquisas vimos que era uma das franquias mais premiadas do ramo de turismo. Além disso na época o modelo de negócios Home Office caiu perfeitamente no que estávamos procurando. Entramos em contato com alguns franqueados e da grande maioria tivemos boa indicações e referência, foi o ponto decisivo para investir em um novo negócio” comenta Adriana Correa.
A dupla atua na cidade de Salto, em São Paulo, desde 2019, e para eles, uma das vantagens de trabalhar em casal é a possibilidade de planejar viagens e dias de folga juntos. Isso proporciona uma maior sincronia e flexibilidade, permitindo que ambos possam desfrutar do tempo livre em conjunto. Além disso, a dedicação ao trabalho tende a ser maior, pois ambos estão envolvidos e comprometidos com o sucesso do empreendimento. “O principal desafio é encontrar um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional. É importante estabelecer limites claros e separar as funções para evitar que o trabalho invada demais o espaço pessoal e vice-versa. Definir horários e momentos específicos para se dedicar ao trabalho e outros para o relacionamento pessoal pode ser uma estratégia útil nesse sentido” explica Carlos Sales.
|
Valter e Maristela Barcelos iniciaram na rede em 2019, na cidade de Cascavel, no estado do Paraná, e ambos trabalhavam no setor de atacadista de confecções. “Escolhemos a rede por conta de todo o Know-All de mercado, trazendo segurança e credibilidade para rede” afirma Valter.
Para o casal, empreender juntos implica alguns desafios, porém com responsabilidade e cumplicidade conseguem traçar os objetivos da empresa, sempre alinhados em primeiro lugar com o lado profissional em busca dos melhores resultados. “Dica para empreender juntos: Primeiro, muito diálogo e acima de tudo separar o laço familiar do profissionalismo, colocar metas e cobrar resultados diariamente, claro com todo o respeito sempre” finaliza Maristela.
|
Há exatamente um ano, em 2022, Renato Anjos e Mary Helen Anjos iniciaram na Clube Turismo, na cidade de Indaiatuba, em São Paulo. “Enxergamos uma oportunidade numa franquia multipremiada numa área bem prejudicada por conta da pandemia e aí entendemos que era a nossa hora de empreender” comenta Renato. Para eles, algumas das vantagens de empreender juntos consiste no compartilhamento de responsabilidades, já que empreender em casal significa poder dividir as responsabilidades do negócio com alguém em quem se confia, o que pode trazer maior equilíbrio e tranquilidade ao casal, bem como uma melhor comunicação, como o casal já possui uma relação estável, é mais fácil criar um ambiente de comunicação aberta e transparente no ambiente de trabalho. O casal deixa uma dica importante para quem quer empreender “Separar finanças pessoais e empresariais é importante, tanto para o negócio quanto para a vida pessoal, a fim de evitar conflitos financeiros” explica Mary.
De acordo com a CEO, a rede está se estruturando para ser até 2030 a maior e melhor rede de franquias de agência de viagem e referência no mercado brasileiro de franchising, sem deixar de lado os valores que passam a nortear todos os processos e capital humano do grupo, que são ética profissional, com pessoas em primeiro lugar e inovação todos os dias. Em 2022 a Clube Turismo atingiu R$ 134 milhões de faturamento e para este ano, a meta é chegar em R$ 156 milhões.