Mais três aeroportos brasileiros passam a reforçar a segurança em suas pistas de pousos e decolagens por meio do serviço prestado pela Infraero. Foi concluído o serviço técnico de medição de atrito na pista do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. O trabalho foi realizado por meio de contrato firmado com a concessionária Inframerica, atual operadora do Aeroporto.
A medição de atrito é necessária para a verificação e o monitoramento do nível de aderência entre o pneu da aeronave e o pavimento, de modo a garantir maior segurança das operações.
Já nas regiões Sul e Sudeste, a Infraero concluiu os serviços técnicos de manutenção para a remoção de borracha das pistas de pouso e decolagem dos Aeroportos de Florianópolis (SC) e Vitória (ES). As atividades foram contratadas pela Concessionária do Aeroporto Internacional de Florianópolis S.A.
O trabalho de remoção de borracha – também chamado de desemborrachamento, é uma atividade de manutenção que consiste na retirada da borracha deixada pelos pneus das aeronaves no momento do pouso, sem danificar a superfície do pavimento, garantindo as boas condições de aderência dos pavimentos das pistas de pousos e decolagens.
“Com a expertise da Infraero em atividades de operações aeroportuárias e de manutenção, oferecemos aos aeroportos públicos e privados diversas soluções customizadas, adequadas ao porte e às necessidades de cada terminal”, destaca o superintendente de Gestão da Manutenção da Infraero, Ricardo Miranda.
Infraero – Prestadora de Serviços
Prestes a completar 50 anos, a Infraero atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária. Sua rede é composta, atualmente, por 16 aeroportos, além de dez contratos de gestão e operação junto a Estados e Municípios.
A Companhia tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta-a-ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.