O Rio de Janeiro terá uma agenda repleta de eventos em 2023. De feiras de negócios a shows e atividades esportivas, a programação gera uma excelente expectativa no setor hoteleiro carioca, apresentada nesta quarta-feira, dia 25, no Fórum Comercial do HotéisRIO, no Windsor Barra.
Na abertura, o presidente do Fórum Comercial do HotéisRIO, José Domingo Bouzon, ressaltou que a recuperação de desempenho da hotelaria carioca de outubro até o momento aconteceu por conta do investimento em divulgação do Rio de Janeiro realizado pelo poder público e pelo trade. “Agora é a hora de apostarmos na divulgação do nosso destino no exterior”.
O presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo Almeida, revelou que voltou recentemente de Madri, onde foi fechar acordos para incrementar a divulgação do Rio de Janeiro. “Conversamos com diversas companhas aéreas, como Air Europa e Iberojet, no sentido de criar voos diretos da Espanha para cá. É um movimento tripartite – nós, Aeroporto do Galeão e companhia aérea, que beneficia todos. A próxima com quem vamos falar é a TAP, de Portugal”. Sérgio Ricardo também apresentou o calendário de feiras e eventos internacionais nos quais o estado estará presente. “Agora temos vontade política e recursos para trabalhar o Rio de Janeiro como ele merece”.
Já o presidente da Riotur, Ronnie Aguiar, lembrou que assumiu o cargo a poucos dias do Réveillon e próximo ao Carnaval. “Mas mesmo em pouco tempo pude perceber que os turistas já voltaram. Com o alinhamento entre os segmentos público e privado os resultados serão ainda melhores”.
Pedro Guimarães, presidente da Apresenta, falou sobre a importância do entretenimento no desenvolvimento do turismo. “É uma equação simples: a união de esporte com cultura e entretenimento resulta em turismo. E esse mix é a cara do Rio. Temos que apostar mais nesse segmento, por meio de mecanismos que facilitem a criação e a legalização. De acordo com estudos da Fundação Getúlio Vargas, cada R$ 1 injetado em eventos representam uma injeção de R$ 14 na economia da região onde ele for realizado”.
A responsável pela área de eventos do HotéisRIO, Julie Souza, apresentou o calendário de eventos, desenvolvido pela Setur e pela TurisRio. “É importante que os hotéis participem das feiras, pois foi uma demanda do próprio setor, atendida pelo poder público”.
Em breve será realizado um fórum para os profissionais de comunicação e marketing com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho dessas equipes nos hotéis. “Traremos pessoal da ESPM e da Coppead para trocar ideias e tirar dúvidas”, explicou Vitor Almeida, gerente de Marketing da Rede Windsor de Hotéis, que será o coordenador deste fórum. “Além disso, vamos pegar as novas tendências da área e ver como podem ser aplicadas ao segmento de hotelaria. Por exemplo, como aproveitar o carioca way of life para fazer marketing de conteúdo”.
O gerente operacional do HotéisRIO, Julio Correa, abordou a renovação dos convênios, entre eles o da Caarj, ressaltando a importância de utilização pelos hoteleiros. “Outro ponto relevante é o convênio com a Tembici para a disponibilização de bicicletas. É um serviço interessante que pode ser oferecido aos hóspedes, e com custo zero para os hotéis”.