21.5 C
Brasil
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

Governo apresenta conquistas para o setor de turismo

Ocorreu, na manhã desta quarta-feira (14/10), a pedido do Secretário de Turismo do DF (Setur/DF), William Almeida, a 73ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento de Turismo do Distrito Federal (Condetur).  A última reunião do ano, contou com grande participação do trade, onde foram apresentados os resultados dessa gestão, proporcionando uma verdadeira mudança no turismo do Distrito Federal.

Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento de Turismo do Distrito Federal (Condetur) – Foto: Henrique Moreis Setur/DF

A reunião, conduzida pelo secretário, trouxe uma perspectiva de crescimento orçamentário relevante, e o acolhimento pelo governo de transição a todas as propostas apresentadas pela pasta, muito celebrada pelos membros do Conselho. “Destaco aqui a conquista alcançada nesta gestão, aprovada pelo governador Ibaneis Rocha que irá atender aos mais de 50 segmentos turísticos. A Setur/DF passará a ter um orçamento de 100 milhões no ano de 2023, metade deste valor será direcionado para emendas”, anunciou o secretário.

Ao longo da reunião os demais dirigentes fizeram o uso da palavra para apontar os resultados conquistados no ano e citaram algumas projeções para o ano seguinte. Roberto de Oliveira, Chefe de Desenvolvimento de Negócios da Inframerica, anunciou que o Aeroporto Internacional de Brasília chegou a dezembro com 95% de recuperação, após a retomada da pandemia. “Estamos com mais destinos domésticos comparado a 2019, hoje atendemos 47 destinos. Somos o aeroporto mais conectado do país e a partir de março de 2023 a Azul entrará na ponte aérea, com voos de Congonhas para Brasília. E para o internacional, recuperamos praticamente todos os destinos e estamos renovando a redução do ICMS do querosene. Estamos alinhando operações para transformar Brasília em um hub de cargas”, apresentou o Alexandre.

Para esta reunião de fechamento anual, o secretário William Almeida convidou algumas instituições, representantes de entidades, jornalistas e influenciadores do turismo. A embaixada da Argentina esteve representada pela Ministra Conselheira Maria Emília Cortes, que destacou a parceria entre os países na divulgação dos destinos “A Setur/DF é um parceiro estratégico na promoção turística da Argentina, este ano trabalhamos em muitas ações conjuntas entre essa interação do setor público e o privado, achamos isso fundamental para gerar valor para a economia e destaco aqui  a conquista da  recuperação do voo direto de Brasília para Buenos Aires”, afirmou a ministra que apontou interesse em aumentar a frequência deste voo. Maria Emília Cortes parabenizou a gestão do turismo e demonstrou forte interesse em manter este relacionamento em 2023.

Ministra Conselheira embaixada da Argentina, Maria Emília Cortes Foto: Henrique Moreis Setur/DF

A promoção de Brasília também será incrementada com o recurso, que estava parado no Ministério há cerca de 2 anos. Este recurso, agora passa a ser utilizado para contratação de agência de publicidade na divulgação do destino em mídias on line off line. Outra conquista bastante celebrada pela bancada do conselho foi o projeto  que vai qualificar e requalificar a mão de obra para o atendimento do trade turístico pelo programa “QualificaTur”. De acordo com setores do turismo, a falta de profissional qualificado atrapalha o desenvolvimento do crescimento turístico, e esta conquista vai fortalecer todos os segmentos.

Roze Mende é mestre artesã e coordenadora do artesanato de Brasília agradeceu a oportunidade de estar, pela primeira vez, participando da reunião do Condetur acompanhada de mais duas artesãs. ”Estar aqui é uma conquista para o artesanato”, agradeceu a mestre que reforçou a recente conquista da pasta com a entrega do Espaço Cultural do Turismo e Artesanato, localizado na 507 Sul, no prédio que foi reformado, grafitado por artistas renomados das Regiões Administrativas, e será o principal ponto de apoio para a economia criativa,  fomentando o turismo. ”Agora temos um espaço para qualificar nosso trabalho, realização de reuniões, palestras, feiras, tudo isso graças ao trabalho da Setur”, comemora Roze.

Foto: Henrique Moreis Setur/DF

Henrique Severien, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do DF (ABIH), agradeceu a parceria do secretário de Turismo durante sua gestão, reforçou o trabalho que do GDF para o fortalecimento do turismo e reforçou a preparação do setor da hotelaria para receber os turistas neste final de ano. ”Ficamos preocupados com um possível impacto negativo referente aos últimos protestos ocorridos próximo aos hotéis, o que pode trazer insegurança para todos, por isso, a reunião, realizada ontem, marca o início dos trabalhos para os eventos do final de ano, e mais uma vez, contamos com o apoio do GDF para garantirmos a segurança. Aproveito para agradecer ao secretário William pelo empenho com a rede hoteleira e todo o trade durante sua gestão”, finaliza Henrique.

 

O secretário William Almeida Foto: Henrique Moreis Setur/DF

O secretário William Almeida encerrou a reunião agradecendo ao colegiado, reforçando a importância da retomada da reunião mensal do Condetur, que ocorreu nos últimos  três meses e pode aproximar, ainda mais, todo o trade, fortalecendo as conquistas e atendendo as demandas. “Agradeço a participação de todos os representantes dos diversos segmentos turísticos que estiveram presentes, de forma ativa, nesta retomada da reunião do Condetur, juntos conquistamos resultados importantes, que com certeza, farão a diferença no futuro do turismo do Distrito Federal”, agradeceu William.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles