Companhia alcançou 33,7% de participação no mercado nacional em maio de 2022, quando recuperou 100% da sua oferta doméstica de assentos*
São Paulo, 1º de julho de 2022 – A LATAM se mantém, pelo quarto mês consecutivo, na liderança da aviação comercial brasileira em maio de 2022, com uma participação* de 33,7% no mercado doméstico, segundo os dados consolidados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgados hoje (1/7). A liderança foi atingida após uma recuperação da oferta de assentos em rotas domésticas, que atingiu os mesmos níveis de maio de 2019 (antes da pandemia de Covid-19), e contou também com a inauguração de novos destinos, como o caso da rota Sinop-Brasília, além de um incremento em rotas já operadas.
Segundo Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, a atuação eficiente e estruturada da companhia permitiu o desenvolvimento de rotas e destinos com maior demanda pelo público. “Conquistar mais esta liderança consecutiva demonstra que estamos ofertando o que os nossos clientes buscam e precisam, ainda mais em um momento de retomada do turismo de lazer e de negócios”, completa.
No Brasil, em maio de 2022, a LATAM alcançou uma taxa de ocupação de 73,2%, transportando mais de 2 milhões de passageiros em uma média de 532 voos domésticos por dia para 50 destinos no País (antes da pandemia de Covid-19 eram 44 destinos).
LATAM prevê um fluxo de passageiros 60% maior na alta temporada de julho
Para a alta temporada de julho de 2022, a LATAM programou quase 3 mil voos domésticos e internacionais a mais para garantir o atendimento de aproximadamente 3 milhões de passageiros, o que corresponde a 60% a mais em comparação com o mesmo mês de 2021. Ao todo, a companhia vai operar quase 20 mil pousos e decolagens de/para o Brasil, um crescimento de 61% em comparação ao mesmo período de 2021.
Os aeroportos de Brasília, São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre são os que movimentarão mais passageiros da companhia, sendo responsáveis por 66% desse crescimento.
Os principais incrementos no mercado doméstico são nos voos com destino ao Nordeste brasileiro a partir de São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Rio de Janeiro (Santos Dumont); Brasília e Fortaleza. No mercado internacional a partir do Brasil, a companhia ampliará seus voos para Santiago, Buenos Aires, Miami e Orlando.
Além de incrementar a frequência de voos semanais em algumas rotas ao longo do mês de julho, a LATAM também retomará rotas que foram suspensas temporariamente, como os voos diretos entre Porto Alegre e Lima e Fortaleza-Miami, e dará continuidade às estreias planejadas e mantidas para 2022. Isso porque, em julho, a companhia vai estrear 5 novos destinos no exterior e no Brasil: Roma, Montes Claros, Cascavel, Caxias do Sul e Juiz de Fora. Com essas estreias, a companhia alcançará as marcas de 54 destinos nacionais e de 20 no exterior em voos a partir do Brasil.