O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, recebeu, na manhã desta quarta-feira (25), no Palácio do Campo das Princesas, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido; a secretária de Turismo e Lazer, Milu Megale, e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tomé Franca, para formalizar o envio de documentos ao Vaticano, dando prosseguimento ao processo de beatificação e canonização de Dom Helder Câmara. O acervo de 500 kg será transportado pela companhia aérea TAP Air Portugal, que apoia a iniciativa.
O Governo de Pernambuco tem participado do processo desde a preparação do acervo até a viabilização do envio. O Instituto Dom Hélder Câmara (IDHeC) levou cerca de três anos para reunir manuscritos, livros e documentos do arcebispo emérito de Olinda e Recife. A documentação foi digitalizada e impressa pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e será levada a Roma pelo vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, Monsenhor Luciano Brito nesta quinta-feira (26).
“Temos acompanhado com muita emoção todo esse trabalho, desde a instalação do tribunal, que iniciou o processo de canonização de Dom Helder Câmara, em 2015. Espero que possamos ter um santo que conhecemos tão bem, e que sabemos que todo seu trabalho e dedicação em vida foram em favor dos pobres e de um mundo melhor, com mais paz e saúde”, afirmou Paulo Câmara.
A secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale, reiterou que o envio dos documentos é um grande passo na concretização do desejo comum de ver o Bispo dos Pobres canonizado. “Estamos muito gratos à TAP pelo apoio no transporte de todo este riquíssimo acervo literário produzido por Dom Helder. Fomos prontamente atendidos por Carlos Antunes, diretor da companhia, que se sensibilizou com esta causa tão importante para todos os pernambucanos. O envio desses documentos é um grande passo na concretização deste desejo comum de ver o nosso querido Dom da Paz canonizado”, observou.
De acordo com o diretor geral da TAP para a América Latina, Carlos Antunes, o transporte da documentação exige uma operação totalmente coordenada, devido ao elevado número de volumes que têm que ser despachados para chegar juntos ao seu destino (Roma). “Nossas equipes de aeroportos estão avisadas para adotarem todas as providências para que o despacho ocorra da forma mais facilitada possível. É um privilégio poder apoiar a Arquidiocese de Olinda e Recife e o Governo do Estado. Somos muito gratos à comunidade recifense por nos acolher como sua companhia aérea preferida há mais de 50 anos, e ficamos honrados sempre que temos a oportunidade de retribuir e contribuir para a mesma comunidade”, afirma.
TRAJETÓRIA – Dom Helder Pessoa Câmara nasceu na cidade de Fortaleza, capital do Ceará, em 7 de fevereiro de 1909, e morreu no Recife em 27 de agosto de 1999, aos 90 anos. Foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), atuou como arcebispo de Olinda e Recife de 1964 até 1985 e é conhecido internacionalmente pela defesa dos direitos humanos durante a ditadura militar no Brasil.