Parceria disponibiliza curtas-metragens na plataforma GOL Online e todos os Clientes podem acessar durante a viagem
São Paulo, 24 de maio de 2022 – Alinhada com um de seus propósitos, de levar a arte e a cultura do Brasil para todas as regiões do país e também para o exterior, a GOL Linhas Aéreas, em parceria com a plataforma de streaming Cardume, realiza a 1ª Mostra Cardume — GOL de Cinema Brasileiro no ar, dentro de aeronaves da Companhia, pelo GOL Online, o serviço de entretenimento e conectividade a bordo. Ao todo, são doze curtas-metragens que estão disponíveis gratuitamente para os Clientes.
“Estamos muito orgulhosos de promover a primeira mostra de cinema a bordo de uma aeronave no Brasil. Cada um dos curtas-metragens, disponíveis dentro de nossa plataforma de entretenimento, representam um olhar particular sobre diversos temas. Dessa forma, apoiamos a arte e ajudamos a divulgar esses trabalhos para o Brasil e América Latina”, destaca Gustavo Mascarenhas, Especialista de Produtos e Parcerias da GOL.
A 1ª mostra teve início em maio e vai até o dia 30 de agosto. Entre os títulos, estão 14 Bis, Bicho do Mato, Lé com Cré, Par Perfeito, Boca de Fogo, O Véu de Armani, entre outros. Todos os filmes são produzidos no Brasil e de forma independente.
A mostra de cinema disponível no GOL Online é uma pequena amostra dos mais de 200 curtas-metragens que a Cardume mantém em seu serviço de streaming, lançado no final de 2019. Criada em Belo Horizonte (MG) pelos atores e produtores culturais Daniel Jaber e Luciana Damasceno, a plataforma visa difundir e internacionalizar os curtas nacionais, além de fomentar o mercado do audiovisual independente do Brasil.
“O nome Cardume veio da ideia da união de peixes pequenos que precisam trabalhar juntos para sobreviver. Queremos que as empresas brasileiras vejam o quanto divulgar o audiovisual, o entretenimento, o cinema nacional, é importante para a nossa economia. Desta forma, estamos difundindo a cultura e as riquezas do nosso país e, assim, atraindo turistas para nossas cidades, gerando lucro para o comércio e toda a cadeia criativa. Esse movimento da GOL em exibir os filmes nas aeronaves é muito inovador nesse sentido: a Companhia enxerga a importância de difundir a cultura nacional”, afirma Luiz Fabio Torres, também sócio da plataforma.
Os curtas estão disponíveis a todos os passageiros no GOL Online, que pode ser acessado pelo celular ou tablet ao direcionar a câmera para o QR-Code na etiqueta da poltrona à frente. Quem quiser conferir centenas de outros curtas, basta acessar a plataforma oficial da Cardume na internet. A assinatura tem o preço popular de R$ 6,20 por mês, e é revertida para ações de incentivo e formação de profissionais do setor: 50% da receita líquida é reservada para cursos e editais e 30% é repassada diretamente para os produtores dos filmes em catálogo. Para seguir a Cardume no Instagram, basta acessar o cardumecurtas.
GOL Online
A GOL foi a primeira Companhia do País a permitir o uso de eletrônicos portáteis dentro das aeronaves. É por meio deles que os Clientes podem acessar a plataforma GOL Online, que, além de pacotes de internet a bordo a preços variados, oferece entretenimento gratuito e de qualidade, como TV aberta, séries, filmes, músicas, meditação e cursos.
O fato de os passageiros utilizarem seus próprios dispositivos pessoais para acessarem o conteúdo online da Companhia – e não uma tela, manuseada por todos – implica, em tempos de pandemia, um cuidado a mais em prol da Saúde e da Segurança – valor número 1 da GOL.
Filmes da 1ª Mostra Cardume — Gol de Cinema Brasileiro no ar
“Marina”, de Taciano Brito | Livre | 1997
Do particular para o universal, o documentário parte da trajetória de Marina, 83 anos, moradora da periferia de São Luís e alcança um Brasil que muitos querem esconder.
“Boca de fogo”, de Luciano Pérez Fernández | Livre | 2017
Cidade de Salgueiro, sertão de Pernambuco, BR. Na arquibancada, o sol castiga os torcedores. No rádio, Boca de Fogo incendeia a transmissão. O futebol como você nunca viu.
“João Batista”, de Rodrigo Meireles | Livre | 2015
Um dia da suada rotina de um trabalhador brasileiro APARENTEMENTE comum.
“Gilson”, de Vitória Di Bonesso | Livre | 2020
A trajetória de um entregador de aplicativo de delivery que precisa trabalhar durante a pandemia.
“O que teria acontecido ou não naquela calma e misteriosa tarde de domingo no jardim zoológico”, de Gugu Seppi e Allan Souza Lima | 14 anos | 2016
Ian é um homem de meia idade que convive com a frustração de não ter realizado nenhum de seus sonhos. Um inesperado encontro com Otto acaba por tirar Ian, violentamente, de sua zona de conforto.
“O Véu de Amani”, de Renata Diniz | Livre | 2019
Amani é uma garota paquistanesa que mora no Brasil. Ao mudar de casa, a menina muçulmana recebe um presente inesperado da sua nova amiga brasileira: um biquíni.
“Anderson”, de Rodrigo Meireles | Livre | 2017
Anderson, um brasileiro de meia idade com paralisia cerebral, topou fazer um curta-metragem, mas não queria que fosse um drama…
“Lé com Cré”, de Cassandra Reis | Livre | 2018
Dinheiro, medo e coisas de menino & menina contados por algumas crianças de um jeito fofo e esquisito.
“14 Bis”, de André Ristum | 10 anos | 2006
Em 23 de outubro de 1906 o mundo se rende a um brasileiro. Diante de grande público, Santos Dumont, a bordo do 14 Bis, realiza o primeiro voo de avião da história.
“Bicho do Mato”, de Juliana Sanson | Livre | 2019
Após perderem tudo o que tinham, Jussara e sua família deixam o campo para morar na cidade, mudança que trará muitas dificuldades para todos, em especial para ela.
“Eu não vou ao enterro de painho”, de Leandro Lopes | Livre | 2017
Uma última visita a um pai distante. Um registro do encontro de gerações. Um domingo que se fez de despedida, embora ainda ninguém soubesse.
“Par Perfeito”, de Débora Herling | Livre | 2018
Mesmo tendo muita vontade, Tênis não pode andar sozinho. Aparentemente inanimado por fora, o divertido calçado é vivo por dentro e anseia poder ver o mundo.