20 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 22, 2025
spot_img

8 carreiras não óbvias na aviação

O Centro de Controle e Operações da LATAM Brasil reúne em torno de 310 funcionários em 8 diferentes funções que contribuem com o bom desempenho da malha aérea

São Paulo, 22 de outubro de 2025 – Pensar em carreiras na aviação costuma trazer à mente as funções mais visíveis, como piloto de avião ou comissário de bordo, que estão na maior parte do tempo em contato com os passageiros. Mas fazer um avião decolar envolve o trabalho coordenado de milhares de profissionais em diferentes áreas e funções.

O Centro de Controle de Operações (CCO) é um exemplo de estrutura dentro da aviação formada por diferentes unidades que atuam de forma integrada para garantir que os voos decolem e pousem com segurança, pontualidade e eficiência, conforme a malha aérea planejada da companhia. Na LATAM Brasil, o CCO é responsável por coordenar toda a operação doméstica, assegurando a execução dos quase 800 voos diários em território nacional.

Para que tudo funcione como previsto, são necessárias diversas funções, alinhamentos e decisões em tempo real. Para mostrar como essa engrenagem opera, a LATAM reuniu 8 carreiras que atuam dentro do CCO — profissões nem sempre visíveis, mas fundamentais para o sucesso da operação. Confira a seguir:

  • Execução de Escala de Tripulantes: responsável por executar a escala dos tripulantes da LATAM Brasil, nas operações domésticas e internacionais. Para isso, analisam, acompanham e propõem melhorias em caso de imprevistos. Eles precisam garantir que os voos programados da companhia sejam operados por tripulação completa e habilitada, em conformidade com a legislação vigente, minimizando riscos à segurança operacional;
  • Coordenação de Voos: são eles que analisam toda a situação da malha aérea diariamente, alocando as aeronaves para os voos, fazendo o monitoramento e a gestão de eventos e contingências para garantir o menor impacto para a malha em caso de mudanças imprevistas (por exemplo, meteorologia). Eles trabalham transversalmente com diferentes áreas na companhia, contribuindo para a pontualidade e regularidade dos voos;
  • Distribuição Eletrônica: atuam para assegurar a integridade e a sincronização das informações dos voos programados para as áreas operacionais e para os clientes;
  • OTP: são os responsáveis por implementar o ciclo de “On Time Performance” na operação brasileira, ou seja, asseguram o nível de qualidade na pontualidade por meio de diagnósticos e planos de trabalho com as áreas internas e agentes externos que impactam o horário de saída e chegada dos voos;
  • Central de Proteção ao Cliente: equipe dedicada a antecipar e mitigar o impacto do cliente afetado quando uma contingência acontece, assegurando o fornecimento de informação, serviços básicos e solução de viagem oportuna e adequada;

OUTRAS ÁREAS ESSENCIAIS AO CCO

As funções acima estão alocadas dentro da área do Centro de Controle e Operações, mas, para que as operações funcionem da melhor forma possível, há outras áreas que atuam em conjunto com o CCO. Veja a seguir quais:

  • Manutenção: Responsável por administrar e executar todo o Programa de Manutenção Preventiva das frotas da companhia, além dos serviços corretivos e preditivos das aeronaves. Um dos processos chaves é o monitoramento contínuo por meio de softwares de performance técnica, detectando situações em tempo real e permitindo respostas rápidas. Outro processo fundamental desta área é a programação de pernoites das aeronaves, garantindo que cada avião esteja no lugar e horários certos para executar as atividades planejadas;
  • Despachante Operacional de Voo, ou DOV: atuam com o planejamento e acompanhamento operacional do voo. Isso inclui a definição da rota mais segura e eficiente, calculando o combustível necessário e considerando as condições meteorológicas e regulamentações envolvidas. Além disso, garantem o balanceamento preciso das cargas e bagagens nos compartimentos das aeronaves, fazem o monitoramento constante dos voos e apoiam a tripulação, fornecendo informações e estratégias para quaisquer alterações e adequações que ocorram ao longo da operação;
  • Serviço de Bordo: são os responsáveis por conferir o plano de serviço de bordo de cada voo, verificando itens, quantidades, classes e restrições especiais e alinhar a produção e entrega com os fornecedores. Eles também monitoram em tempo real o status dos caminhões e dos abastecimentos nos trânsitos das aeronaves e fazem os devidos ajustes caso ocorram mudanças nas operações.

CCO NA PRÁTICA

Assim como em qualquer carreira, há algumas habilidades específicas que podem ser essenciais para o dia a dia no CCO. Segundo Samuel Di Pietro, diretor do Centro de Controle e Operações, há diferentes habilidades que podem ser necessárias para cada área em que a pessoa atua, mas algumas são universais.

“O Centro de Controle e Operações é o lugar onde precisamos tomar diferentes tipos de decisões para o bom andamento da malha aérea da companhia. Por isso, o comportamento seguro, a capacidade analítica e de execução, agilidade, e atuar em situações de pressão são importantes para o trabalho. Além disso, somos uma área que deve ter uma forte integração com outras unidades, sendo essencial boas habilidades de comunicação, flexibilidade e empatia”, explica.

Hoje, o CCO abriga em torno de 310 pessoas divididas entre essas áreas e que, mesmo que não estejam voando, asseguram que aviões e passageiros cheguem a seus destinos da melhor forma, prezando pela segurança, e também pela experiência dos clientes.

Para saber mais sobre as vagas que a LATAM oferece, acesse a página da LATAM Trabalhe Conosco.

A LATAM E O BRASIL

Graças ao investimento contínuo em pessoas, produtos, tecnologia, frota e conectividade, a LATAM lidera os mercados doméstico e internacional no Brasil desde 2021, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Também é a companhia aérea preferida dos viajantes corporativos, ocupando o primeiro lugar no ranking da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) por dois anos consecutivos.

Atualmente, a LATAM opera a maior malha aérea da sua história no país, com voos regulares para 59 aeroportos em todas as regiões do Brasil. No mercado internacional, é a companhia que mais conecta o Brasil ao exterior, com voos próprios para 90 destinos fora do país. Em 2025, já adicionou 10 mil novos assentos semanais ao mercado internacional.

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe.

O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 21 aeronaves de carga. Essas afiliadas de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias