FlixBus ensina, em sete passos, como economizar e realizar o sonho de uma viagem incrível
São Paulo, abril de 2025 – Passagens e taxas nas alturas, hospedagem mais cara, alimentação pesando no bolso. Viajar está cada vez mais caro, e as dificuldades financeiras muitas vezes impedem os brasileiros de cair na estrada. Uma pesquisa da FlixBus, empresa de tecnologia em transporte rodoviário, revelou que, entre os brasileiros que reduziram suas viagens, 49% apontaram a falta de dinheiro como o principal motivo.
Mas isso não significa que é preciso deixar de lado a vontade de viajar, experiências e momentos de lazer. Com algumas estratégias e escolhas inteligentes, dá para conhecer novos destinos sem gastar uma fortuna. Por isso, a FlixBus preparou sete dicas infalíveis para viajar com economia. Confira:
1. Quando comprar passagens? O timing é essencial
Não existe uma matemática exata de qual é o momento certo para comprar passagens, mas uma regra é clara: planejamento é fundamental. Dependendo do modal escolhido e da época da viagem, essa antecedência também muda. No caso do ônibus, por exemplo, os preços mais competitivos tendem a ser três semanas antes da viagem.
No entanto, uma coisa é certa: pesquisar com frequência, semanalmente por exemplo, ajuda a entender a variação de preços e identificar o melhor momento para comprar. Quando o valor cair, aproveite!
2. Vá de ônibus
Com passagens aéreas cada vez mais caras e fora da realidade de muitos brasileiros, o ônibus se torna a opção mais acessível e atrativa para viagens dentro do Brasil. Além do preço mais acessível, o ônibus oferece mais conforto, com poltronas amplas, maior espaço para as pernas, assentos reclináveis (leito ou semileito), wi-fi a bordo, sem contar na maior rapidez no embarque.
3. Horários flexíveis e o mito de viajar à noite
Nem sempre viajar de madrugada é mais barato. Há um mito de que essas passagens são sempre mais econômicas, mas isso nem sempre acontece. Por outro lado, escolher horários alternativos pode ser uma excelente estratégia para economizar. Viagens no meio da tarde ou em dias menos concorridos costumam ter preços mais atrativos. E, de quebra, você ainda pode economizar uma diária no destino.
4. Fuja dos destinos clichês e explore os menos badalados
Sabe aquele ditado “os últimos serão os primeiros”? Ele também vale na hora de escolher um destino! Optar por lugares menos concorridos ajuda a reduzir os custos com hospedagem, alimentação e atrações, já que esses locais costumam ser mais acessíveis para os turistas. Além disso, muitos desses destinos oferecem passeios e atividades gratuitas que garantem experiências incríveis sem pesar no bolso.
5. Planejamento é tudo
Um bom planejamento faz toda a diferença para economizar. Definir um orçamento e montar um roteiro são os primeiros passos – e até a inteligência artificial pode ajudar nessa missão!
Usar buscadores, aplicativos de viagem e acompanhar promoções relâmpago nas redes sociais das empresas são estratégias que podem garantir preços mais vantajosos.
6. Hospedagens alternativas e mercados para alimentação
Hospedagem e alimentação costumam ser os maiores gastos de uma viagem. Para economizar, vale considerar pousadas familiares, aluguel de apartamentos ou até mesmo viagens em grupo, que dividem os custos.
Na hora de comer, uma boa dica é explorar mercados locais, feiras de rua e restaurantes frequentados pelos moradores. Isso garante uma experiência autêntica, deliciosa e muito mais acessível. E com essa economia, quem sabe dá até para investir em um restaurante especial em um dos dias da viagem?
7. Viajar barato é viajar de forma consciente!
Viajar gastando menos não significa renunciar à experiência, mas sim aproveitar melhor cada momento. Com um bom planejamento e escolhas estratégicas, é possível economizar sem perder qualidade.
Organização e flexibilidade fazem toda a diferença. Mesmo com os desafios, ainda dá para explorar o Brasil sem estourar o orçamento!
Sobre a FlixBus
Atuando no Brasil desde dezembro de 2021, a FlixBus é uma empresa de tecnologia em serviços de transporte rodoviários, controlada pela alemã Flix, líder global em viagens acessíveis e sustentáveis, presente em 44 países. A FlixBus está inovando o segmento de transporte brasileiro com seu modelo único e inovador, que oferece viagens de ônibus seguras, confortáveis e com preços acessíveis. A empresa presta serviços de inteligência de mercado a transportadoras regulares, oferecendo soluções de tecnologia para vendas, marketing e atendimento ao consumidor. No Brasil, a FlixBus oferece passagens para mais de 100 cidades em 13 estados e no Distrito Federal. Atualmente, a empresa presta serviços a oito viações parceiras, todas autorizadas pela ANTT e com presença em rodoviárias por todo o país.
Sobre a Flix
A Flix quer transformar o setor de transporte coletivo de passageiros ao oferecer opções mais sustentáveis de viagens de ônibus e trens em mais de 40 países, em quatro continentes. Desde o seu lançamento em 2013, a Flix tem se destacado com um modelo de negócio otimizado e uma plataforma de tecnologia inovadora, conquistando rapidamente uma posição de liderança no mercado de viagens de ônibus de longa distância na Europa, América do Norte e Turquia. Agora, estamos expandindo com rapidez para a América do Sul e Índia por meio de marcas reconhecidas, como FlixBus, FlixTrain, Kamil Koç e Greyhound.
Guiada pelo crescente interesse em viagens sustentáveis, a Flix estabeleceu uma meta ambiciosa de tornar suas operações Net Zero na Europa até 2040, e globalmente até 2050. Para avaliar seu progresso dentro de um modelo cientificamente reconhecido, a Flix estabeleceu metas de curto prazo para a redução de emissões com a iniciativa Science Based Targets.
Enquanto a Flix gerencia o lado comercial do negócio, como planejamento de rede, controle de operações, marketing e vendas, gestão de qualidade e desenvolvimento contínuo de produtos com uma abordagem baseada em dados, as operações são conduzidas por parceiros confiáveis da Flix. A combinação inovadora da tecnologia e plataforma de vendas da Flix com as viagens tradicionais transformou uma start-up europeia em uma empresa líder em tecnologia de viagens, com uma expansão global impressionante.