Cerca de dois em cada três pessoas viajam para visitas e reencontros, superando férias e viagens a trabalho
São Paulo, julho de 2025 – As férias de julho chegaram e, para muitas famílias brasileiras, esse é o momento ideal não só para descansar, mas para se reconectar com quem se ama. Segundo pesquisa realizada em março de 2025 pela FlixBus, empresa de tecnologia para transporte rodoviário, visitar amigos e familiares lidera as motivações de viagem no país, representando 60% das intenções de deslocamento. O dado reforça como o afeto e os laços pessoais seguem movendo grande parte das decisões dos viajantes brasileiros.
O número representa um aumento de 8% em relação à principal motivação de viagem em 2024. Em seguida, vêm as férias (58%), viagens de fim de semana (40%) e viagens a negócios (29%).
Para Edson Lopes, CEO da FlixBus, os números evidenciam o peso das conexões interpessoais nas decisões de deslocamento. “O papel do ônibus é também emocional, já que a cultura brasileira, fortemente centrada na família, é refletida na forma como as pessoas escolhem viajar. O ônibus, nesse contexto, não é apenas uma alternativa de transporte – ele também representa um elo emocional entre os viajantes”, afirma.
Além do aspecto afetivo, o levantamento chama atenção para fatores que tornam o ônibus uma escolha cada vez mais estratégica: economia, praticidade e capilaridade.
A economia, aliás, é um dos principais atrativos do modal. Em trajetos populares, como São Paulo–Rio de Janeiro, a diferença de preço entre ônibus e avião pode ultrapassar os R$ 1000, considerando a mesma categoria econômica em um fim de semana de 18 a 20 de julho*. Além disso, a maior oferta de horários e destinos contribui diretamente para a escolha do ônibus como modal preferido dos brasileiros.
“A diferença de preço entre ônibus e avião pode ser decisiva, especialmente para grupos maiores ou viagens não planejadas com antecedência”, afirma Edson Lopes, CEO da FlixBus. “Mas não é só a tarifa: o acesso aos terminais também pesa na decisão.”
Lopes destaca ainda outro ponto importante: a localização estratégica dos terminais rodoviários, geralmente em regiões centrais e bem conectadas por transporte público, é um diferencial importante. “Enquanto muitos aeroportos ficam distantes e exigem gastos extras com deslocamento, as rodoviárias costumam oferecer acesso mais rápido e econômico, reduzindo o tempo e o custo da viagem como um todo”.
Por fim, segundo o CEO, vale ressaltar a maior diversidade de oferta de rotas e horários do transporte rodoviário interestadual. Com uma malha mais extensa que a da aviação comercial, o ônibus chega a localidades muitas vezes fora do radar das companhias aéreas.
Para o executivo, o ônibus segue como elo entre destinos e pessoas. “É um meio de transporte que encurta distâncias físicas e simbólicas. Ao torná-lo mais acessível, ampliamos as possibilidades de encontro”, conclui o CEO da FlixBus, que está presente em 14 Estados e no Distrito Federal.
*Pesquisa realizada nos sites da Decolar e FlixBus no dia 07 de julho de 2025.
Sobre a FlixBus
Atuando no Brasil desde dezembro de 2021, a FlixBus é uma empresa de tecnologia em serviços de transporte rodoviários, controlada pela alemã Flix, líder global em viagens acessíveis e sustentáveis, presente em 44 países. A FlixBus está inovando o segmento de transporte brasileiro com seu modelo único e inovador, que oferece viagens de ônibus seguras, confortáveis e com preços acessíveis. A empresa presta serviços de inteligência de mercado a transportadoras regulares, oferecendo soluções de tecnologia para vendas, marketing e atendimento ao consumidor. No Brasil, a FlixBus oferece passagens para mais de 100 cidades em 14 estados e no Distrito Federal. Atualmente, a empresa presta serviços a oito viações parceiras, todas autorizadas pela ANTT e com presença em rodoviárias por todo o país. Para saber mais, acesse: www.flixbus.com.br
Sobre a Flix
A Flix quer transformar o setor de transporte coletivo de passageiros ao oferecer opções mais sustentáveis de viagens de ônibus e trens em mais de 40 países, em quatro continentes. Desde o seu lançamento em 2013, a Flix tem se destacado com um modelo de negócio otimizado e uma plataforma de tecnologia inovadora, conquistando rapidamente uma posição de liderança no mercado de viagens de ônibus de longa distância na Europa, América do Norte e Turquia. Agora, estamos expandindo com rapidez para a América do Sul e Índia por meio de marcas reconhecidas, como FlixBus, FlixTrain, Kamil Koç e Greyhound.
Guiada pelo crescente interesse em viagens sustentáveis, a Flix estabeleceu uma meta ambiciosa de tornar suas operações Net Zero na Europa até 2040, e globalmente até 2050. Para avaliar seu progresso dentro de um modelo cientificamente reconhecido, a Flix estabeleceu metas de curto prazo para a redução de emissões com a iniciativa Science Based Targets.
Enquanto a Flix gerencia o lado comercial do negócio, como planejamento de rede, controle de operações, marketing e vendas, gestão de qualidade e desenvolvimento contínuo de produtos com uma abordagem baseada em dados, as operações são conduzidas por parceiros confiáveis da Flix. A combinação inovadora da tecnologia e plataforma de vendas da Flix com as viagens tradicionais transformou uma start-up europeia em uma empresa líder em tecnologia de viagens, com uma expansão global impressionante.