Dallas, U.S., 11 de março de 2025 – A Airbus Helicopters apresentou o H140 na VERTICON, feira da indústria de asas rotativas em Dallas, no Texas. O helicóptero multimissão eleva o padrão na categoria de bimotores leves em termos de desempenho, custo-benefício e conforto para passageiros e tripulação. O H140 é uma aeronave de asa rotativa da classe de 3 toneladas que complementa a atual oferta de bimotores leves da Airbus Helicopters para os mercados de serviços médicos de emergência, transporte de passageiros e aviação privada e corporativa. A entrada em serviço do helicóptero está prevista para 2028 no segmento de serviços médicos de emergência.
“Introduzir um novo helicóptero no segmento de bimotores leves é um testemunho do nosso compromisso em atender às crescentes exigências das missões dos nossos clientes, apoiando-se em nossos programas de Pesquisa & Tecnologia, como o Bluecopter”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Trabalhamos lado a lado com nossos clientes do H135 para incorporar suas necessidades adicionais no design eficiente do H140. Isso permite que os clientes se beneficiem de um espaço de cabine maior, otimizado para o desempenho do motor, proporcionando a melhor carga útil e alcance da categoria. Temos orgulho de poder oferecer aos clientes as opções mais competitivas”, acrescentou.
A empresa apresentou um modelo em escala real com configuração para serviços médicos de emergência na VERTICON. O H140 conta com uma ampla gama de inovações, incluindo uma nova cauda em formato de “T” com um Fenestron otimizado que reduz os níveis de ruído, um rotor principal de cinco pás sem rolamentos e novos motores mais potentes. O helicóptero também possui um espaço de cabine maior, grandes janelas e um layout de cabine otimizado que pode acomodar até seis passageiros com conforto. Projetado com acessibilidade em mente, graças às grandes portas traseiras tipo concha e à cauda elevada, a capacidade de carregamento traseiro do H140 permite o uso de diferentes tipos de macas, incluindo sistemas de terapia intensiva e incubadoras de transporte, enquanto suas amplas portas deslizantes facilitam o acesso à cabine.
O H140, equipado com o motor Safran Arrius 2E 70 shp, oferece a melhor capacidade de carga útil/alcance da categoria. Os dois motores do helicóptero são gerenciados por um sistema de controle digital de motor com autoridade total (FADEC) com canal duplo, garantindo níveis inéditos de desempenho em operações com todos os motores operacionais (AEO) e reservas consideráveis de potência em cenários com um motor inoperante (OEI).
O novo modelo também apresenta o mesmo sistema de rotor de cinco pás que foi introduzido no H145 em 2019. O design do rotor principal sem rolamentos simplifica a manutenção, melhora a capacidade de serviço e a confiabilidade, e proporciona o mais alto nível de conforto para passageiros e tripulação. Os operadores do H140 se beneficiarão de um plano de manutenção otimizado que harmoniza os cronogramas de manutenção da estrutura da aeronave e do motor, permitindo intervalos mais longos entre as inspeções, reduzindo os custos operacionais e de manutenção do helicóptero. No total, a empresa terá quatro protótipos dedicados, com a primeira aeronave já sendo testada em voo na sede da empresa em Donauwörth.
O H140 contará com o Helionix, sistema de aviônicos da Airbus Helicopters que também equipa o H135, H145, H160 e H175. O Helionix, além do piloto automático de 4 eixos, oferece um layout inovador da cabine para melhorar a conscientização situacional, reduzindo a carga de trabalho do piloto e aumentando a segurança durante a missão.