22.6 C
Brasil
quinta-feira, março 6, 2025
spot_img

Resultados anuais do Grupo KLM 2024: resultados decepcionantes enfatizam a necessidade de medidas

O resultado operacional da KLM diminuiu em € 234 milhões para € 416 milhões em 2024. Apesar de um crescimento de receita de 5,4%, a lucratividade estava sob pressão devido ao aumento dos custos de equipamentos, pessoal e taxas aeroportuárias. Com as medidas anunciadas em outubro do ano passado, a KLM pretende economizar € 450 milhões este ano e atingir uma margem de lucro de 8% no período de 2026-2028, permitindo a execução do ambicioso plano de renovação de frota e estratégia futura da KLM. 

Nossos resultados para 2024 mostram dois lados diferentes. Por um lado, ainda não estamos operando a 100% da nossa capacidade de voo e os custos continuam a aumentar acentuadamente. Como resultado, corremos o risco de não ganhar o suficiente para continuar investindo em nosso futuro, embora eu esteja confiante de que nossos planos nos ajudarão a melhorar nossas operações e finanças a longo prazo. Ao mesmo tempo, 2024 também trouxe algumas boas notícias e progresso. Vimos uma crescente demanda dos clientes por passagens aéreas, alcançamos melhorias operacionais, recebemos o primeiro Airbus A321neo e concluímos com sucesso a conversão de nossa Premium Comfort Class – nossa classe com melhor classificação.

Marjan Rintel – CEO da KLM

Resultados do quarto trimestre e anuais
A receita no quarto trimestre foi de € 3,1 bilhões, em comparação com € 3,0 bilhões em 2023, e a margem operacional aumentou para 1,6%. Os custos, excluindo combustível, permaneceram altos. A receita anual do KLM Group foi de € 12,7 bilhões, um aumento de 5% em comparação com 2023. No entanto, os custos aumentaram acentuadamente ao longo do ano, resultando em um resultado operacional de € 416 milhões, em comparação com € 650 milhões em 2023. 

A Cargo obteve bons resultados em 2024, com um forte segundo semestre do ano, e abriu uma nova rota completa de cargueiros para Hong Kong. A Engineering & Maintenance enfrentou problemas globais na cadeia de suprimentos em 2024, impactando os resultados. A Transavia registrou receita maior em comparação ao ano passado, apesar das restrições de capacidade. 

Nosso desempenho financeiro para 2024 é decepcionante, especialmente considerando que o resultado operacional consiste em grande parte em economia de custos. Precisamos fortalecer nossa posição financeira para poder fazer investimentos vitais nos próximos anos. As medidas que anunciamos estão começando a dar resultado. Dito isso, uma margem de 3,3% não é suficiente para financiar novas aeronaves. Portanto, este ano, fortalecer nossa posição financeira continua sendo nossa primeira prioridade.

 

Bas Brouns, Diretor Financeiro da KLM

Medidas operacionais e financeiras
A economia de custos iniciada em 2024 continuará em 2025. Graças a um acordo temporário com a VNV, a KLM pode operar todos os voos planejados no próximo verão. Para aumentar a capacidade de ganho da frota, os mais novos Embraers ganharão quatro assentos extras, e o layout da cabine do Boeing 777-200 será ajustado. Além disso, começamos a testar uma nova proposta de serviço de bufê em voos europeus, oferecendo aos passageiros mais opções e serviço de bufê pago. Como parte das medidas, a KLM anunciou recentemente uma redução de 250 empregos de escritório (ou seja, não operacionais), uma medida que está sendo implementada em toda a empresa para aumentar a produtividade em pelo menos 5% e melhorar a lucratividade. 

Demanda crescente
Mais de três quartos dos holandeses têm uma visão positiva da aviação, e a demanda por voos continua a aumentar. Isso se reflete nos números da KLM e da Transavia: em 2024, a KLM recebeu 33 milhões de passageiros a bordo e a Transavia cerca de 9,5 milhões. A KLM também transportou 434.000 toneladas de carga, anunciou sete novos destinos e adicionou nove novas aeronaves — mais limpas e silenciosas — à sua frota. 

Related Articles

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias