A SWISS relatou um resultado operacional de CHF 684 milhões para o ano fiscal de 2024, seu segundo melhor lucro anual em sua história corporativa. Suas receitas totais para o ano de CHF 5,6 bilhões foram seis por cento acima do nível de 2023 e um novo recorde. A empresa também recebeu cerca de 18 milhões de viajantes a bordo no ano passado, 9,2 por cento a mais do que no período do ano anterior. Como os números confirmam, a SWISS é forte, sólida e estável. Esses lucros favoráveis são vitais, permitindo que a empresa faça grandes investimentos adicionais em seu produto e sua pontualidade; e a SWISS pode aproveitar essa força para continuar a desenvolver e refinar seu papel pioneiro nos campos de inovação e sustentabilidade .
A Swiss International Air Lines (SWISS) relatou um resultado operacional favorável (EBIT ajustado) de CHF 684 milhões para 2024, seu segundo maior lucro anual em sua história corporativa, após o recorde de CHF 718 milhões de 2023. As receitas totais do ano chegaram a um recorde de CHF 5,6 bilhões (2023: CHF 5,3 bilhões), uma melhoria adicional de cerca de seis por cento no resultado de receita do ano anterior também recorde. A lucratividade da SWISS também permanece sólida. A margem EBIT ajustada para o ano chegou a 12,1 por cento, 1,4 ponto percentual abaixo do nível do ano anterior.
O resultado operacional da SWISS para o quarto trimestre de 2024 chegou a CHF 179 milhões (Q4 2023: CHF 103 milhões), uma melhoria de 74 por cento em relação ao período do ano anterior. As receitas totais do quarto trimestre foram aumentadas em sete por cento ano a ano para CHF 1,4 bilhão (Q4 2023: CHF 1,3 bilhão).
“Como nossos resultados de 2024 confirmam claramente, nossa empresa é forte, estável e financeiramente sólida”, diz o CEO da SWISS, Jens Fehlinger. “Este resultado operacional altamente favorável é o produto de um excelente desempenho de trabalho em equipe de todos os nossos funcionários. E a todos eles estendo meus mais profundos agradecimentos.”
“Nossos fortes lucros beneficiam nossos clientes também”, continua o CEO Fehlinger. “Investiremos cerca de CHF 1 bilhão por ano nos próximos cinco anos para fornecer a eles uma experiência de viagem aérea de primeira linha, tanto no ar quanto em terra. Aumentaremos ainda mais a estabilidade e a pontualidade de nossas operações de voo. E continuaremos a investir em sustentabilidade também.”
“Faremos tudo isso a partir de uma posição de força”, enfatiza Fehlinger. “Somente uma empresa saudável pode investir no futuro: em inovação, em excelência de produtos e em maior sustentabilidade. É exatamente isso que estamos empreendendo, para nossos clientes e para nossos funcionários. E ao fazer isso, estamos destacando nossa aspiração de ser uma transportadora aérea premium que conecta a Suíça com o mundo e, assim, faz uma contribuição vital para as credenciais competitivas de seu país de origem.”
Um foco contínuo nas receitas e nos custos
A SWISS relatou resultados financeiros favoráveis para 2024. A empresa é forte e estável. O ligeiro declínio nos lucros ano a ano pode ser atribuído a vários fatores. O aumento geral na capacidade de mercado está colocando uma pressão crescente nos rendimentos da empresa; tempos de inatividade mais longos de aeronaves na frota de curta distância (devido principalmente à disponibilidade limitada de certas peças de reposição de motores) reduziram a eficiência da produção; e a SWISS está sendo mais amplamente exposta a altas pressões de custo. Se não fosse por vários itens não recorrentes que impactaram positivamente no desenvolvimento da receita, a empresa teria registrado um declínio maior nos lucros ano a ano.
“Como mostram nossos resultados de 2024, as pessoas querem viajar”, diz o CFO da SWISS, Dennis Weber. “A demanda é alta, especialmente em nossas classes de viagens premium, com a SWISS Business e a SWISS Premium Economy se mostrando particularmente populares no momento. As viagens turísticas também estão crescendo, enquanto a atividade de viagens corporativas permaneceu estável em seus volumes do ano anterior.”
“Nossa margem EBIT ajustada para o ano de 12,1 por cento está em um nível respeitável”, continua o CFO Weber. “Mas precisamos continuar investindo se quisermos manter nossa posição de liderança em nossos mercados altamente competitivos. E os fundos para esses investimentos precisam primeiro ser ganhos. Então, dadas as persistentes pressões de custo, precisamos continuar trabalhando em nossa eficiência geral.”
Os esforços continuam para garantir operações de voo estáveis e pontuais
A SWISS operou mais de nove por cento a mais de voos em 2024 do que no ano anterior, e também transportou mais passageiros no geral. Apesar da contínua escassez de recursos de controle de tráfego aéreo, fechamentos do espaço aéreo em resposta a desenvolvimentos geopolíticos e restrições operacionais relacionadas ao clima, a empresa aumentou sua pontualidade média ao longo do ano para 65 por cento, uma melhoria anual de bons quatro pontos percentuais. A tendência está, portanto, se movendo na direção certa; mas, como os meses de pico de tráfego (especialmente no verão) mostraram, a SWISS ainda tem espaço para melhorias na frente da pontualidade.
“Nossas várias ações para aumentar nossa pontualidade e reduzir irregularidades – como colaborações mais próximas com nosso parceiro de assistência em terra Swissport em nosso hub de Zurique – estão mostrando seus primeiros sucessos”, diz o diretor de operações da SWISS, Oliver Buchhofer. “Ao mesmo tempo, ainda tivemos muitas interrupções ao longo do ano passado. E sentimos os efeitos disso: não apenas em nossos custos, mas também (e acima de tudo) no feedback de nossos clientes.”
“Eles estão certos em nos dizer também – nossos hóspedes devem esperar nada menos do que um excelente serviço SWISS”, continua o COO Buchhofer. “Para isso, no entanto, todos os princípios básicos precisam estar em vigor: pontualidade, confiabilidade e entrega de bagagem rápida e confiável. Continuamos trabalhando em todos esses aspectos do nosso produto de serviço e queremos melhorar ainda mais em todos eles.”
“Também pretendemos atingir essas melhorias por meio de nossos próprios poderes e influência onde quer que possamos fazê-lo”, Buchhofer explica ainda. “Então, estamos investindo, por exemplo, na criação de uma nova equipe de ‘gerentes de turnaround’ que devem ajudar a melhorar a coordenação e, assim, agilizar o manuseio em terra em nosso hub de Zurique. Mas também estamos ansiosos para tomar as ações necessárias junto com nossos parceiros de sistema, como a Flughafen Zürich e a Skyguide, provedora de serviços de navegação aérea da Suíça, onde precisamos unir forças ainda mais estreitamente.”
Um destaque importante do ano atual – e de fato na história da empresa – será a chegada neste verão do primeiro Airbus A350 da SWISS. A aeronave está agora passando pela montagem final na fábrica do fabricante em Toulouse, e em breve estará decolando para seus primeiros voos de pré-entrega. Os preparativos na SWISS antes de sua chegada estão a todo vapor, com pilotos, membros da tripulação de cabine e pessoal técnico, todos passando pelo treinamento especializado necessário.
SWISS Senses: melhorias de produtos cada vez mais sentidas
A SWISS expandiu ainda mais sua rede de rotas no decorrer de 2024. Washington DC, Toronto e Seul foram adicionadas à gama de destinos de longa distância; e a seleção de serviços de e para Genebra foi ampliada ainda mais, particularmente por meio do fornecimento de frequências adicionais nas rotas de Atenas, Marrakech, Valência e Málaga. Portanto, o ano foi claramente de crescimento na SWISS em termos de rede e frequência de serviço. A ênfase principal em 2025 é estabilizar essa rede e em mais melhorias de qualidade.
O novo conceito ‘SWISS Senses’ será gradualmente adotado para serviços de longa distância da SWISS no decorrer do presente ano. A SWISS Senses oferece uma gama de recursos de produtos e serviços que são projetados para apelar a todos os sentidos do cliente – olhos, ouvidos, nariz, paladar e tato. As inovações aqui se estendem a um design de cabine totalmente novo, com assentos modernos em todas as quatro classes de viagem, juntamente com novos itens de produtos e novos conceitos de serviço.
Em termos concretos, a SWISS Senses oferecerá uma gama expandida de alimentos e bebidas a bordo em todas as classes de viagem, juntamente com novos itens de cama e louças reutilizáveis na SWISS Economy. Além disso, na frente aromática, o novo perfume exclusivo da SWISS “Alpine Valley”, que estará disponível em várias formas, como loção para as mãos e toalhas refrescantes. A SWISS também está investindo em sua frota de aeronaves de curta distância, com programas para fornecer tomadas USB no assento em todos os seus Airbus A320s e A321s e serviço de internet a bordo já bem encaminhado.
“2025 está se configurando como um ano marcante para nossa empresa”, diz o diretor comercial da SWISS, Heike Birlenbach. “Estamos fazendo investimentos substanciais que proporcionarão uma série de inovações para nossos clientes. Estamos cientes de que eles tiveram uma longa espera pelas melhorias em nosso produto que são urgentemente necessárias. Mas essas melhorias devem ser cada vez mais vistas e sentidas a partir desta semana. Embora ainda tenhamos que esperar um pouco mais por nossos novos assentos de longa distância, cada voo com nosso novo Airbus A350 proporcionará a cerca de 250 viajantes todos os muitos benefícios de nossa nova experiência de viagem aérea. E todos esses investimentos serão sentidos de forma tangível por nossos hóspedes e nos ajudarão a dar um grande passo adiante.”
Swiss WorldCargo fortalece sua presença no mercado
O frete aéreo continua sendo um pilar central das atividades de exportação da Suíça: metade de todas as exportações suíças (por valor) saem do país de avião. E seu negócio de carga aérea continuou a desempenhar um papel fundamental na SWISS em 2024.
A divisão Swiss WorldCargo da empresa ampliou sua oferta de serviços. E a expansão da rede de rotas da SWISS – para Seul em particular – permitiu que novos mercados de carga fossem atendidos. Isso, por sua vez, ajudou a fortalecer ainda mais as conexões da Suíça com a rede de comércio mundial.
No total, a Swiss WorldCargo transportou cerca de 305.000 toneladas de carga aérea no ano passado, um aumento de 14% em relação a 2023. O foco firme da divisão em remessas de alto valor continuou a render frutos, e 2024 viu cargas especiais — como metais preciosos, notas bancárias e produtos farmacêuticos — aumentarem para representar mais de 50% de todos os negócios da Swiss WorldCargo no ano.
Mais produção e mais passageiros transportados
A SWISS transportou cerca de 18 milhões de passageiros em 2024, cerca de 9,2% a mais do que no ano anterior. O total de voos operados aumentou 9,1% para mais de 142.000. O fator de ocupação de assentos em todo o sistema para o ano foi de 84,1%, um leve declínio de 0,4 ponto percentual em relação a 2023. A produção total aumentou 10,1% em termos de assento-quilômetro disponível, enquanto o volume total de tráfego, medido em passageiros-quilômetros pagos, foi 9,6% maior que o nível do ano anterior.