25.2 C
Brasil
quarta-feira, fevereiro 26, 2025
spot_img

Crescimento em viagens internacionais sinaliza Carnaval da Bahia com recorde de visitantes estrangeiros

Crescimento em viagens internacionais sinaliza Carnaval da Bahia com recorde de visitantes estrangeiros
Em janeiro de 2025, a Bahia recebeu 26,1 mil turistas internacionais, um aumento de 59,6 %, em comparação com o mesmo período de 2024, enquanto o crescimento no Brasil foi de 55%. O turismo baiano superou a movimentação no Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas, que, juntos, receberam 25,1 mil visitantes de outros países, no primeiro mês deste ano. A Bahia registrou 51% dos estrangeiros que procuraram o Nordeste. Os dados foram coletados pela Polícia Federal e pelo Ministério do Turismo (MTur).
Segundo a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), os números são o resultado da atuação da pasta, na promoção do destino Bahia em feiras do setor pelo mundo, captação de voos internacionais, qualificação de serviços e obras estruturantes. Para o órgão, o momento positivo sinaliza que o Carnaval 2025 deverá ter uma movimentação histórica de visitantes estrangeiros.
“Os números foram divulgados, quando festas na Bahia já apresentam uma grande movimentação de turistas estrangeiros, na capital e no interior. Isso é um forte sinal de que teremos recorde de visitantes do exterior, no Carnaval deste ano, o que vem ao encontro da política do Governo do Estado, visando ampliar a participação baiana no mercado internacional da indústria de viagens”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Quem chegou para curtir a folia baiana foi o israelense Yol Gutkowski, 23 anos, que está em Itacaré, na zona turística Costa do Cacau.  “Cheguei há dois dias e me apaixonei pelo lugar, principalmente pelas praias belíssimas. Vou passar os primeiros dias do Carnaval aqui em Itacaré e depois seguirei para Salvador”, relatou.
O argentino Miguel Rodriguez, 29 anos, preferiu passar a festa em Lençóis, na Chapada Diamantina.  “Estou adorando. A felicidade das pessoas é contagiante e a música é sensacional”, destacou.
Em Salvador, o chileno Martinho González, 32 anos, curtiu algumas festas que antecedem o Carnaval e fez passeios pela Baía de Todos-os-Santos. “Essa terra é maravilhosa. Tem alegria, vibração e riquezas naturais”.
Esses turistas internacionais participaram da ação “Esperando o Carnaval da Bahia”, promovida pela Setur-BA nas 13 zonas turísticas do estado, com atrações musicais e distribuição de material sobre destinos sustentáveis.

Related Articles

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias