Com slogan “Quando brilhamos juntos, brilhamos mais”, grupo quer transformar sua gestão
Transformar a cultura de uma empresa é um desafio. E esse desafio toma proporções continentais quando abrange colaboradores espalhados por todo o Brasil, em realidades e contextos tão diversos. Esse foi o compromisso assumido pelo Grupo Wish, companhia hoteleira, que, com a liderança de Natalia Maturana, diretora de RH/Talento e Cultura, inicia a implementação de uma nova cultura organizacional.
Há pouco mais de um ano na empresa, Natalia assumiu o desafio de lançar uma cultural organizacional para o grupo hoteleiro. “A companhia nunca teve um projeto como esse, é um marco ter essa conquista no ano em que completa 20 anos de história”, conta. Mais de duas décadas também é a experiência de Natalia em recursos humanos. Com essa trajetória, ela tinha duas certezas: nada que seja imposto top down funciona e os colaboradores precisam ser ouvidos, é aí que mora a cultura.
Para conhecer a realidade da empresa, com 1.500 colaboradores espalhados em nove hotéis de norte a sul do país, o Grupo contou com a parceria da consultoria empresarial Nexo. Foram quatro meses de visitas presenciais aos empreendimentos, entrevistas com colaboradores e lideranças de todas as frentes e análises.
Depois que o projeto ganhou estrutura e o nome “STAR”, foi a hora de rodar o Brasil para apresentá-lo a seus protagonistas. A implementação da nova cultura foi marcada por diversos roadshows que percorreram os hotéis da rede, onde ela e Eduardo Malheiros, CEO do Grupo Wish, apresentaram o que nos move, a nossa grande meta como grupo, nossos valores, comportamentos e os OKRs diretamente aos colaboradores. “Decidimos visitar cada unidade pessoalmente porque entendemos que esse contato é essencial para prestigiar as pessoas da operação. Foi um momento de ouvir, responder dúvidas e reforçar a importância de cada colaborador nesse novo ciclo”, explica Natalia.
O slogan da nova cultura traduz o propósito do Grupo Wish: a valorização do trabalho em equipe da diversidade e do respeito às individualidades. Para Natalia, o ponto de partida foi essencial, “Sem cultura organizacional, não conseguimos dar o pontapé para estruturar, gerir pessoas e atingir resultados dentro de uma empresa. Por isso, começamos por aí”.
Os pilares da cultura
A nova cultura do Grupo Wish é sustentada por quatro pilares principais, representados pela sigla STAR (estrela em português), que traduzem os valores e comportamentos esperados:
S – Simplicidade criativa: correta alocação de recursos e decisões baseadas em dados – com foco em soluções inteligentes e éticas.
T – Times empáticos: promoção de um ambiente de trabalho inclusivo, respeitando a individualidade de cada colaborador e fortalecendo boas relações.
A – Atitude resolutiva: foco na excelência de serviços, com atenção aos detalhes que surpreendem e encantam os hóspedes.
R – Resultados extraordinários: garantir a satisfação de hóspedes, colaboradores e investidores.
O papel do líder como guardião da cultura
Um dos pilares fundamentais dessa transformação é o papel dos líderes, que atuam como guardiões da cultura. Eles foram envolvidos desde o início do projeto e participaram ativamente da construção dos valores. “Cada gerente-geral teve a oportunidade de contribuir, trazendo sua visão e ajustando os valores às realidades de suas equipes. Foi um processo que reforçou o senso de pertencimento de todos”, destaca Natalia.
Reconhecimento e engajamento
Uma das grandes novidades da nova cultura é a implementação da Participação nos Resultados e Lucros (PRL), que será distribuída pela primeira vez na história do Grupo Wish. Essa medida reconhece os esforços coletivos, do compromisso com a valorização dos colaboradores e reforça que o sucesso do grupo contribui para o sucesso do colaborador individualmente.
Além disso, a diversidade foi central no desenvolvimento da cultura. O Grupo Wish conta com mais de 50% de mulheres em seu quadro de colaboradores, três diretoras no Comitê Executivo e uma representativa presença de colaboradores negros. “Aqui, você pode ser quem você é, sem julgamento. É um lugar para trabalhar com autenticidade”, finaliza a diretora de RH/Talento e Cultura.
Para garantir que a nova cultura esteja presente no dia a dia, o Grupo Wish adotou uma comunicação padronizada e acessível. Por meio de canais como e-mails, a intranet (Wish Conecta) e TVs corporativas nas áreas de staff dos hotéis, os colaboradores recebem informações, frases inspiradoras e conteúdos alinhados aos valores da empresa.
Além disso, foram criados templates para divulgação interna e externa, desde assinaturas de e-mail até materiais de comunicação e brindes, reforçando a identidade visual do grupo.
Sobre o Grupo Wish
Com 20 anos de história na hotelaria, o Grupo Wish se consolidou como referência no mercado hoteleiro, refletindo um novo posicionamento. Administrando uma diversificada carteira de hotéis e resorts próprios em sete estados brasileiros, o grupo se destaca com três resorts e um prestigiado hotel na Bahia sob a marca Wish Hotels & Resorts. A bandeira Prodigy abrange hotéis no Rio de Janeiro (RJ) e Gramado (RS), enquanto a bandeira Linx atende ao segmento econômico nos aeroportos do Galeão (RJ) e Confins (MG). O Grupo detém mais de dois mil apartamentos e um portfólio que inclui dez hotéis das bandeiras Wish Hotels & Resorts em Salvador (BA), Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS) e Natal (RN), Prodigy Hotels em Gramado (RS) e Rio de Janeiro (RJ), Marupiara Resort em Porto de Galinhas (PE), Linx Hotels nos aeroportos Galeão (RJ) e Internacional de Belo Horizonte (MG), além do Makaira Beach Resort em Canavieiras (BA).