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quarta-feira, fevereiro 26, 2025
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Famtour leva operadores de turismo da Bélgica para conhecer os atrativos do Amazonas

Parceria entre Embratur, Amazonastur, Embaixada do Brasil na Bélgica, Iberostar e TAP leva operadores do país europeu à Amazônia para experiências imersivas em comunidades locais e biodiversidade, visando consolidar o Brasil como destino de turismo sustentável e autêntico

Manaus será um dos destinos visitados por grupo de operadores belgas (Foto: Embratur e Sebrae/Divulgação)

 

13/2/2025 – Com o objetivo de ampliar a chegada de turistas da Bélgica no Brasil, o estado do Amazonas receberá, entre os dias 12 e 14 de fevereiro, uma famtour (viagem de familiarização) com dez representantes de operadoras de turismo do país europeu. A iniciativa, fruto da parceria entre Embratur, Amazonastur, Embaixada do Brasil na Bélgica, Iberostar e TAP, proporcionará aos participantes uma jornada pelo coração da Amazônia, com uma experiência exclusiva a bordo de uma embarcação pelo Rio Solimões e estadia em Manaus.

Além de ter contato com a biodiversidade local, os convidados terão a oportunidade de conhecer comunidades ribeirinhas e povos indígenas, vivenciar a rica gastronomia e mergulhar na cultura autêntica da região.

A famtour integra a estratégia da Embratur para expandir a comercialização de experiências sustentáveis da Amazônia na Europa, que podem ser acessadas através do voo da TAP que conecta a Europa, através de Lisboa, com Belém (PA) e Manaus (AM).

O mercado belga é considerado importante para o Brasil, pois os viajantes do país buscam experiências autênticas e memoráveis, como acampar na floresta ou explorar destinos exclusivos.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca a relevância da iniciativa. “A Amazônia é o maior patrimônio natural do mundo e um destino turístico que desperta o interesse global. Queremos que mais turistas da Bélgica conheçam o Brasil e tenham experiências transformadoras aqui, e nos ajudem a desenvolver o turismo como uma atividade que nos ajuda a dar sustentabilidade à nossa floresta”, disse.

Segundo Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, o objetivo da iniciativa é “trazer cada vez mais turistas para o Brasil, não só de Portugal, mas dos mais de 60 destinos na Europa e África, de onde a TAP voa, como é o caso da Bélgica.” “A TAP tem voos diretos da Europa para Belém do Pará e Manaus, duas das entradas para esse patrimônio mundial, que é a Amazônia. Queremos continuar a ser a principal companhia aérea internacional a conectar a Europa com o Brasil”, complementou.

Para a Amazonastur, a famtour representa uma oportunidade de promoção do estado como destino turístico diferenciado. “O mercado belga valoriza autenticidade e exclusividade, e o Amazonas tem isso de sobra. Desde cruzeiros pelos rios amazônicos até experiências imersivas em comunidades indígenas e tradicionais, a região proporciona um contato direto com a natureza e a cultura local, algo que encanta turistas de todo o mundo”, destaca Ian Ribeiro, presidente da Amazonastur.

Davy Van Acker, diretor do Grupo Iberostar, evidenciou que o objetivo é posicionar o destino como uma alternativa para o turismo sustentável. “Manaus possui um grande potencial, mas ainda é pouco explorado pelo mercado europeu. Os visitantes, vindos da Bélgica e de Luxemburgo, conhecerão a cidade e seus arredores para ter uma percepção completa da oferta turística, que se concentra principalmente em experiências, tradições e ecologia. Além disso, embarcarão por três noites na Grand Amazon Expedition, o navio boutique cinco estrelas do grupo Iberostar, para navegar pelo Rio Solimões e descobrir suas riquezas naturais”, salientou.

Chegada de belgas
Dados da Embratur indicam que, em 2024, 26,5 mil turistas da Bélgica visitaram o Brasil, um crescimento de 21% com relação ao ano anterior – o país é o nosso 26º principal emissor. Os meses que os belgas mais visitaram o Brasil foram julho, novembro e fevereiro. A antecedência média de compra do bilhete aéreo por turistas belgas é de 82 dias.

O Brasil já atrai visitantes da Bélgica para cidades como Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e São Paulo, e a meta é expandir esse fluxo para regiões que ofereçam experiências de natureza e esportes de aventura, como a Amazônia.

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