O objetivo foi mostrar aos participantes como buscar atrair investimentos, melhorar a infraestrutura turística de seus municípios e impulsionar o desenvolvimento sustentável local
o último dia do Encontro de Prefeitos e Prefeitas, que aconteceu de 11 a 13 de fevereiro, em Brasília (DF), o Ministério do Turismo apresentou aos gestores municipais ações para atração de investimentos turísticos em suas regiões. O objetivo foi mostrar aos participantes como atrair investimentos, melhorar a infraestrutura turística de seus municípios e impulsionar o desenvolvimento sustentável local.
Durante a oficina realizada no evento, os participantes puderam tirar dúvidas sobre a estruturação de projetos turísticos competitivos, ampliando o conhecimento sobre oportunidades de fomento ao turismo local. Além disso, os gestores tiveram orientações sobre o acesso ao Portal de Investimentos do Ministério do Turismo e estabeleceram um canal direto de comunicação entre a Coordenação-Geral de Investimentos (CGINV), fortalecendo o suporte técnico e estratégico para o desenvolvimento do setor.
A coordenadora de Articulação com Investidores do MTur, Regina Motta, explicou, ainda, como funciona o portal de investimentos, situando os presentes sobre o ambiente de negócios, que envolve a Nova Lei Geral do Turismo e o Plano Nacional do Turismo (PNT), que embasa os aportes necessários para o crescimento do setor.
“O turismo acontece no município, por isso é necessário capacitar os gestores para poderem construir projetos embasados para atração de investimentos, envolvendo inovação e desenvolvimento sustentável”, pontuou Regina.
GUIA DE INVESTIMENTO – Para fortalecer esse trabalho o MTur lançou, durante a Feira Internacional de Turismo (FITUR), que aconteceu em Madri, na Espanha, o guia “Tourism Doing Business: Investindo no Brasil”, que busca estimular a participação estrangeira no setor nacional e apresentar ao mundo os benefícios, as condições e as oportunidades de negócios oferecidas pelos projetos turísticos do Brasil. O documento foi elaborado pelo CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe) e pela ONU Turismo, em colaboração com o Ministério do Turismo do Brasil.
por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo