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quarta-feira, março 12, 2025
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Frota do Grupo LATAM cresceu 12% nos últimos dois anos, com 30 novos aviões vindos diretamente de fábrica

Grupo garantiu um pedido de mais de 120 aeronaves até 2030, com acordos de compromisso de frota com a Airbus e a Boeing para a aquisição de novos aviões e o arrendamento de outros.

Grupo também avançou no processo de renovação de cabines, com novos assentos, entretenimento a bordo e melhorias de design. Até o momento, 100% da frota narrow-body e 57% da frota wide-body já foram renovados.

Santiago, 14 de fevereiro de 2025 – A frota do grupo LATAM cresceu 12% nos últimos dois anos, como resultado da incorporação de 30 novos aviões vindos diretamente de fábrica desde janeiro de 2023. Todos os novos aviões pertencem à família NEO da Airbus ou ao modelo Dreamliner 787 da Boeing, aeronaves de última geração que, segundo dados dos fabricantes, consomem cerca de 20 a 25% menos combustível.

Além disso, o grupo garantiu um pedido de mais de 120 aeronaves até 2030, com acordos de compromisso de frota com a Airbus e a Boeing para a aquisição de aviões novos e o arrendamento de outros. Vale destacar que o grupo anunciou recentemente a compra adicional de 10 aeronaves Boeing 787-9, assegurando os poucos espaços de produção disponíveis até 2030 e se consolidando como o maior operador deste modelo de aeronave na América Latina.

“Em um contexto global de escassez de aviões e peças, estamos conseguindo ampliar e renovar nossa frota de maneira eficiente, garantindo que mais pessoas possam voar de e para a região, ao mesmo tempo em que avançamos na jornada da LATAM por zero emissões líquidas”, destaca Sebastián Acuto, Diretor de Frota e Projetos do Grupo LATAM Airlines.

O grupo também avançou no processo de renovação de cabines, com novos assentos, entretenimento a bordo e melhorias de design. Até o momento, 100% da frota narrow-body e 57% da frota wide-body já foram renovados. Além disso, o grupo avançou na implementação de Wi-Fi gratuito para os clientes LATAM Pass em voos domésticos e regionais em suas aeronaves narrow-body, serviço que, no Brasil, abrange 100% da frota e 75% nas filiais do Chile, Peru, Colômbia e Equador.

Em sua frota cargueira, o grupo alcançou 21 aeronaves, após finalizar o plano de conversão de aviões de passageiros em cargueiros. Esse plano, iniciado em 2021, permitiu ao grupo um aumento aproximado de 70% na capacidade de carga em relação a 2019.

Atualmente, a LATAM conta com 347 aeronaves, sendo 56 aviões de passageiros wide-body da Boeing (modelos 767, 777 e 787), 268 aviões narrow-body da Airbus (modelos A319, A320, A320neo, A321 e A321neo), 2 aviões wide-body da Airbus provenientes de contratos de arrendamento de curto prazo e 21 aeronaves cargueiras. Com isso, em 2024, foi possível aumentar a capacidade consolidada, medida em ASK, em 15,1% em comparação com 2023, alinhando-se ao guidance de crescimento.

Boeing 787 Dreamliner da LATAM (Divulgação LATAM)

Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe.

O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 21 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

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