Em reunião promovida na terça-feira, dia 11, pelo HotéisRIO, no Windsor Marapendi Hotel, com diretores e gerentes gerais dos 5 estrelas, o tema Segurança Pública preventiva nas áreas turísticas da cidade dominou a pauta.
Com o Rio cheio de visitantes brasileiros e estrangeiros, os empresários debateram a ideia de que a Guarda Municipal seja preparada e armada para atuar nas principais regiões turísticas, liberando as demais unidades das forças de segurança para se concentrarem em locais nos quais sua expertise é mais requisitada. “Acreditamos que, desta forma, será possível manter os visitantes seguros e contribuir para o combate à criminalidade em outras áreas da cidade que acabam impactando o cotidiano dos demais setores produtivos, assim como a imagem do Rio”, afirmou o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes.
Eduardo Paes, promotor do Ministério Público do Rio de Janeiro, atuante na Barra da Tijuca e Zona Sul, destacou as iniciativas em andamento para melhorar a ordem pública na região, colaborando com o reforço da Segurança Pública. “Estamos avaliando a ideia de trazer um BPTur para a Barra. Até o fim do mês está prevista uma grande reunião com todos os atores da segurança pública. Um dos projetos vai monitorar entradas e saídas na Barra, contribuindo para um cinturão de controle, com reconhecimento facial e das placas dos carros”, disse.
De acordo com o presidente Alfredo Lopes, o crescimento da programação cultural, com eventos como a Shakira, hoje, que trouxe um impacto muito positivo para a ocupação dos hotéis, ressalta a importância de reforçar a ordenação pública. “O Ministério Público exerce esse papel alinhando demandas de segurança, pensando nas melhores estratégias e estruturas”.
Buscando o estreitamento na relação com a República Popular da China, a reunião recebeu o Cônsul-Geral Adjunto da República Popular da China, Wang Haitao. Ele destacou que, apesar da grande distância geográfica entre China e Brasil, os dois países mantêm cooperação em várias áreas. “O Brasil é o maior país em desenvolvimento nessa região e está ao nosso lado no BRICs. Além disso, vocês têm um país com muitas atrações interessantes, paisagens muito especiais”.