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quarta-feira, fevereiro 12, 2025
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Com obras de requalificação, NOA vai quase triplicar áreas de embarque do Aeroporto Internacional de Belém

Investimentos da ordem de R$ 450 milhões da Norte da Amazônia Airports vão permitir
modernização completa do principal terminal aéreo da região norte.

O Aeroporto Internacional de Belém, importante porta de entrada para a Amazônia e o
mais movimentado do norte do Brasil, está prestes a iniciar uma nova fase para a
mobilidade aérea do estado do Pará. A Norte da Amazônia Airports (NOA),
concessionária do empreendimento, está executando o projeto de modernização do
terminal, que elevará a qualidade do atendimento, assegurando níveis de conforto e
segurança à altura das expectativas da região. Essas melhorias preparam o
empreendimento para receber com excelência a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre
Mudança do Clima (COP 30).

Com investimentos de R$450 milhões, o Aeroporto Júlio Cezar Ribeiro (Val-de-Cans) terá
suas áreas de embarque aumentadas em 2,7 vezes, passando dos iniciais 1.593 m² para
4.303 m² ao final da reforma. As melhorias contemplam tanto o setor doméstico quanto o
internacional, além do incremento em segurança e eficiência operacional.

No primeiro pavimento, a ampliação ocorrerá com a construção de dois novos mezaninos
sobre o saguão principal. Dos iniciais 1.240 m², o espaço saltará para 3.380 m²,
possibilitando benefícios que vão desde o processo de inspeção de segurança até a espera
pelo voo, com a disponibilidade de uma nova praça de alimentação e outras facilidades
comerciais.

O embarque remoto, que dispunha de capacidade de atendimento reduzida, receberá um
dos maiores aportes, expandindo sua área de 265 m² para 835 m², o que representa um
ganho de 214%.
No saguão principal, a área pública será ampliada em cerca de 20% e completamente
remodelada para otimizar o fluxo de passageiros. O local também receberá novos

conjuntos de sanitários, mais modernos e acessíveis, que contarão com espaços para
família, fraldários e áreas para amamentação.
Para Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da NOA, a execução das obras
representa uma nova fase para o modal aéreo no norte do país. “Sabemos o quanto essas
melhorias são esperadas pela região e, por isso, desenvolvemos um projeto que trará
avanços significativos em infraestrutura e qualidade no atendimento aos clientes. Essas
intervenções são um passo essencial para a mobilidade no Pará, especialmente em um
ano tão importante, com a realização da COP30”, destaca.

O conforto térmico, que recebeu melhorias já percebidas pelos frequentadores, terá seu
sistema totalmente modernizado. A reforma prevê a utilização de novos equipamentos de
alto rendimento e eficiência energética. Além do aprimoramento do sistema, serão
implantados brises para filtrar a luz solar, reduzindo a carga térmica sem impedir a visão
externa, alinhando o projeto às melhores práticas construtivas de eficiência ambiental,
reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

Ao mesmo tempo em que representa um salto de qualidade no interior do
empreendimento, o projeto também vai aperfeiçoar o fluxo de veículos e de pedestres na
área externa do terminal, ampliando o espaço em cerca de 60%, o que vai garantir mais
segurança, conforto e tranquilidade no acesso ao Aeroporto Júlio Cezar Ribeiro (Val-de-
Cans).

Projeto da NOA beneficiará também o fluxo viário. Divulgação NOA

Na visão de Migliorini, os investimentos serão essenciais para potencializar o
desenvolvimento da região. “Ao oferecer uma infraestrutura moderna, segura e
confortável, avançamos não apenas na experiência do passageiro, mas também tornamos
o aeroporto mais qualificado para receber novos parceiros comerciais e atrair novos voos,
colaborando de forma integrada para alavancar o turismo e a economia da região”,
conclui.

Além de modernizar a infraestrutura e melhorar a experiência dos clientes, o projeto vai
preservar a identidade histórica da edificação e incluir elementos que destacam a riqueza
da Amazônia.

Outro ponto de destaque é a ampliação de 45% das áreas dedicadas às atividades
comerciais. Essas intervenções vão viabilizar a oferta de novo mix de produtos e serviços,
com marcas regionais e de renome nacional, além de espaços dedicados à implantação de
salas VIP.

De acordo com Artur Thiago Costa, diretor financeiro da NOA, o objetivo é oferecer
uma experiência cada vez mais completa aos clientes. “O incremento dos espaços
comerciais não só possibilita mais opções de produtos e serviços, mas também fortalece
nossa parceria com grandes marcas, criando a possibilidade de atrair novos players para o
aeroporto. Além de proporcionar um ambiente mais confortável e acolhedor, estamos nos
dedicando a criar um espaço repleto de conveniências para os clientes. Com nosso
recorde histórico de movimentação, atingindo 4,1 milhões de passageiros, estamos
otimistas quanto aos resultados dos próximos anos e trabalhamos para garantir que o
atendimento esteja cada vez mais qualificado”, destaca.

Projeto da NOA beneficia ampliação do mix comercial. Divulgação NOA

Eficiência energética
O projeto da NOA também prioriza o uso sustentável de energia, com foco no futuro do
planeta e na posição do Aeroporto Internacional de Belém como um importante vetor
para discussões sobre mudanças climáticas. Para isso, a iluminação do empreendimento
será totalmente substituída por luminárias LED de alto rendimento, que possuem
capacidade de regulação nas áreas onde a iluminação natural é abundante.
Outra iniciativa já garantida pela NOA é que 100% das operações sejam abastecidas por
fontes renováveis, com a migração para o Mercado Livre de Energia (ACL). Dessa forma,
cerca de 812 mil kW/h por mês, o equivalente ao consumo mensal de 5.342 residências
brasileiras, são adquiridos de fontes limpas, reduzindo os impactos ao meio ambiente.
Incremento da eficiência e da segurança operacional
Os investimentos da NOA também contemplam a ampliação da capacidade e da segurança
das operações aéreas. O número de posições para estacionamento de aeronaves será
ampliado com a construção de um novo pátio.

A concessionária ainda realizará a implantação de PAPI (do inglês, Precision Approach
Path Indicator) nas cabeceiras 20 e 24. O equipamento funciona como um auxílio visual de
precisão que orienta o piloto a realizar a aproximação correta para pouso, permitindo
operações mais precisas mesmo em condições de baixa visibilidade.
Outras melhorias envolvem a restauração dos pavimentos do pátio, de taxiways e da pista
de pouso e decolagem (PPD), a reforma do balizamento noturno, revitalização da
sinalização horizontal, além do restabelecimento e modernização do ALS (Approach Light
Systems) na cabeceira 06.

Sobre a Norte da Amazônia Airports (NOA)
A Norte da Amazônia Airports (NOA), uma empresa marcada pelo DNA de liderança e
eficiência da Dix Empreendimentos e da Socicam, é responsável pela operação dos
aeroportos internacionais de Belém-PA e de Macapá-AP.

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