24.1 C
Brasil
quarta-feira, fevereiro 12, 2025
spot_img

Aeroporto de Congonhas é o terceiro mais pontual do mundo em janeiro

  • Os dados de desempenho de pontualidade são apurados mensalmente pela Cirium, uma das consultorias mais respeitadas do setor aéreo  
  • O índice de pontualidade do aeródromo da capital paulista em janeiro foi de 86,85%
  • Resultado é consequência do trabalho conjunto da Aena com Anac, Decea e todas as empresas envolvidas nas operações
O Aeroporto de Congonhas começou o ano no pódio dos aeroportos mais pontuais do mundo, de acordo com o mais recente relatório da Cirium, uma das principais consultorias do mercado de aviação. No mês de janeiro, o aeródromo da capital paulista atingiu a marca de 86,85% de decolagens pontuais. O resultado coloca Congonhas como o terceiro mais pontual do mundo na categoria de grandes aeroportos.

“Estar entre os melhores do mundo demonstra consistência, eficiência e boa gestão. Estamos comprometidos em fazer de Congonhas um aeroporto de referência mundial”, afirma o diretor-executivo do aeroporto, Kleber Meira.

O resultado positivo é consequência de um trabalho colaborativo realizado entre a Aena e os órgãos de regulação, como a Agência Nacional de Aviação Civil (Aanc) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), além de empresas de suporte às operações e companhias aéreas, que revisaram e adequaram os recursos de solo, aumentaram o número de colaboradores e passaram a utilizar mais aeronaves reservas.

A performance é ainda mais significativa no período em que o Aeroporto de Congonhas inicia as obras de ampliação e modernização, cujo planejamento foi estruturado para evitar impactos nos voos.

Desde que assumiu a gestão do Aeroporto de Congonhas, em outubro de 2023, a Aena tem investido em relatórios e análises dos dashboards em tempo real. Os resultados foram constantemente compartilhados internamente com gestores das empresas aéreas, além da alta liderança da Anac e do Decea. A pontualidade dos voos é um dos critérios de avaliação mais relevantes, diretamente relacionado com a capacidade operacional do aeroporto, a qualidade do serviço prestado e a eficiência no atendimento aos passageiros e às companhias aéreas.


Sobre a Aena Brasil
Aena Brasil é marca registrada da espanhola Aena, maior operadora aeroportuária do mundo, responsável pela gestão de 79 aeroportos e dois heliportos em seis países. A companhia também é líder no Brasil, onde administra 17 aeroportos em nove estados, respondendo por 20% da malha aérea nacional e pela operação de Congonhas, o segundo maior em embarques e desembarques. Em 2024, seus terminais movimentaram mais de 438 milhões de passageiros, sendo 309 milhões na Espanha e 43 milhões no Brasil. Desde 2020, gere os aeródromos de Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB). Em 2023, assumiu Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Uberlândia (MG), Santarém (PA), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Parauapebas (PA), Uberaba (MG), Altamira (PA), Ponta Porã (MS) e Corumbá (MS). Os dois blocos são administrados por diferentes sociedades de propósito específico: Aeroportos do Nordeste do Brasil (ANB) e Bloco de Onze Aeroportos do Brasil (BOAB). Na Espanha, a Aena opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de participar na gestão de aeroportos no México (12), Jamaica (2) e Colômbia (1).

Related Articles

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias