O Aeroporto de Congonhas começou o ano no pódio dos aeroportos mais pontuais do mundo, de acordo com o mais recente relatório da Cirium, uma das principais consultorias do mercado de aviação. No mês de janeiro, o aeródromo da capital paulista atingiu a marca de 86,85% de decolagens pontuais. O resultado coloca Congonhas como o terceiro mais pontual do mundo na categoria de grandes aeroportos.
“Estar entre os melhores do mundo demonstra consistência, eficiência e boa gestão. Estamos comprometidos em fazer de Congonhas um aeroporto de referência mundial”, afirma o diretor-executivo do aeroporto, Kleber Meira.
O resultado positivo é consequência de um trabalho colaborativo realizado entre a Aena e os órgãos de regulação, como a Agência Nacional de Aviação Civil (Aanc) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), além de empresas de suporte às operações e companhias aéreas, que revisaram e adequaram os recursos de solo, aumentaram o número de colaboradores e passaram a utilizar mais aeronaves reservas.
A performance é ainda mais significativa no período em que o Aeroporto de Congonhas inicia as obras de ampliação e modernização, cujo planejamento foi estruturado para evitar impactos nos voos.
Desde que assumiu a gestão do Aeroporto de Congonhas, em outubro de 2023, a Aena tem investido em relatórios e análises dos dashboards em tempo real. Os resultados foram constantemente compartilhados internamente com gestores das empresas aéreas, além da alta liderança da Anac e do Decea. A pontualidade dos voos é um dos critérios de avaliação mais relevantes, diretamente relacionado com a capacidade operacional do aeroporto, a qualidade do serviço prestado e a eficiência no atendimento aos passageiros e às companhias aéreas. |