Operada pela Gol, parceira da Agência, conexão aproxima capitais federais, permite rotas mais curtas para turistas internacionais para outras regiões do Brasil e fortalece o turismo de negócios no DF
|
04/02/2025 – O Distrito Federal recebeu, na manhã desta terça-feira (4), o primeiro voo da nova rota Colômbia-Brasil. O trabalho conjunto entre a Embratur e a Gol viabilizou a operação do trecho que liga a capital colombiana, Bogotá, à brasileira, Brasília. A rota fortalece a conexão internacional, o turismo e a geração de negócios nas regiões Centro-Oeste, Sul, Norte e Nordeste.
Operada pela Gol em parceria com a Avianca, a nova conexão terá três voos semanais de ida e volta, às terças, quintas e sábados. E os turistas internacionais que viajarem para outros destinos do Brasil poderão fazer um stopover de dois dias para conhecer a capital federal.
Nesta terça, a Embratur e a companhia aérea fizeram uma solenidade no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitscheck para marcar a aterrissagem da primeira aeronave a operar no trecho.
Participaram da solenidade o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o supervisor de Transporte Aéreo da Agência, Maurício Mascarenhas, o embaixador da Colômbia no Brasil, Guillermo Rivera, o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, o secretário de Relações Internacionais da capital federal, Paco Britto, o diretor geral de Vendas da Gol Linhas Aéreas no Brasil, Danillo Barbizan, e o gerente de Relações Institucionais e Governamentais da companhia, Felippe Bandeira.
Em sua fala, Freixo agradeceu à parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal e afirmou que a rota Bogotá-Brasília “está alinhada com os objetivos estratégicos da Embratur em fortalecer a conexão aérea e aumentar o fluxo de turistas estrangeiros ao Brasil”. Ele lembrou, também, que o mercado colombiano é forte no turismo de negócios e que a expansão da malha aérea fortalece as tendências de viagens corporativas na capital do Brasil.
“Esse voo é muito importante, porque conecta a América do Sul. Esse ano, a Embratur está voltando para uma feira importante da Colômbia, a Vitrine Turística da Anato [Associação Colombiana de Agências de Viagem e Turismo], e estaremos em Bogotá no final de fevereiro, como principal destino, e é mais uma conexão do Brasil para o mundo”, adiantou Freixo.
Já o secretário de Turismo do DF agradeceu o apoio da Agência e destacou que a capital federal está se consolidando como uma importante rota internacional no Brasil. “Brasília, que no início tinha apenas três voos internacionais, já chega a dez específicos para Bogotá. Nós avançamos muito nos países da América do Sul, e hoje, para nós, é uma vitória muito grande. Só agradeço à Embratur e ao Freixo, por todo esse apoio e parceria com o governo federal”, ressaltou.
O embaixador Guillermo Rivera, por sua vez, comemorou o primeiro voo da nova linha. “Este voo vai ser uma maneira de fortalecer a integração dos nossos países. E eu acho que os colombianos ganham uma oportunidade nova de turismo e de investimentos em Brasília e cidades perto do Brasil. E também os brasileiros que moram em Brasília e que moram em Goiás têm uma oportunidade de fazer turismo e investimentos na Colômbia”, observou.
Trabalho conjunto
Para viabilizar a conexão, a Embratur trabalhou em conjunto com a Gol no mercado emissivo na Colômbia. As ações começaram em fevereiro de 2024, com um webinar com agentes de viagem do país vizinho, e duraram o ano todo, com encontros de representantes da Agência e da companhia aérea para discutir e negociar novas rotas internacionais, mais conferências online com o trade, ações conjuntas na feira de turismo colombiana Anato, além de ações de comunicação conjuntas para promover o trecho Bogotá-Brasília.
América do Sul
A Colômbia é um país estratégico para o turismo brasileiro. Segundo o Observatório Nacional do Turismo, com números da Embratur, do Ministério do Turismo e da Polícia Federal, o país ocupa a sexta posição no ranking de países da América do Sul que mais enviam viajantes para o Brasil.
Nos 12 meses de 2024, os destinos brasileiros receberam 129.216 colombianos, número 9,4% maior que no mesmo período do ano anterior. E no comparativo de janeiro de 2024 com janeiro de 2025, o crescimento na entrada de turistas da Colômbia no Brasil subiu 11,8%.