Cargas gerais, fármacos, eletrônicos e perecíveis foram os itens mais transportados no País, enquanto cargas gerais, fármacos, frutas, ovos e pescados lideraram os embarques de cargas internacionais
São Paulo, 03 de fevereiro de 2025 – A LATAM Cargo, afiliada de cargas do Grupo LATAM, acaba de revelar que cargas gerais, fármacos, eletrônicos e perecíveis foram os itens mais transportados pela aviação dentro do Brasil em 2024. Já em voos internacionais, cargas gerais, fármacos, frutas, ovos e pescados lideraram o ranking dos embarques e desembarques no País.
“Transportar cargas com segurança, agilidade e confiabilidade é um pilar fundamental do nosso compromisso com o Brasil e com nossos clientes. E esse levantamento apenas reforça que o trabalho realizado pela LATAM Cargo em nosso País assegura o abastecimento de toda a cadeia de suprimentos e consumo, tanto no âmbito nacional quanto internacional”, afirma Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo no Brasil.
De acordo com os dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a LATAM Cargo transportou nos compartimentos de carga de aviões dos passageiros e em aeronaves cargueiras mais de 126 mil toneladas¹ domésticas para 46 destinos no Brasil entre janeiro e dezembro de 2024. Desse total, 59% dos transportes de cargas domésticas da LATAM em 2024 foram realizados em voos de/para os aeroportos de São Paulo/Guarulhos (32% de participação), Manaus (17% de participação) e Brasília (10% de participação).
No mercado internacional, a LATAM Cargo transportou de e para o Brasil mais de 207 mil toneladas² entre janeiro e dezembro de 2024 nos compartimentos de carga de aviões dos passageiros e de aeronaves cargueiras.
Das 207 mil toneladas transportadas internacionalmente pela LATAM Cargo no Brasil, 41% corresponde à exportação em 2024. Nesta ocasião, 98% das cargas são provenientes de São Paulo/Guarulhos (76% de participação) e Campinas/Viracopos (22% de participação). Os principais destinos concentram 39% dessas cargas e são: Miami (19% de participação), Santiago (12% de participação) e Bogotá (8% de participação).
Cargas gerais, frutas, ovos e pescados são os itens mais transportados pela LATAM Cargo na frente de exportação.
Do volume de cargas movimentadas entre o Brasil e o exterior, 59% correspondem à importação em 2024, sendo que 60% das cargas têm origem principalmente de Miami (33% de participação), Santiago (19% de participação) e Frankfurt (8% de participação). Os principais destinos nacionais que recebem 90% dessas cargas são São Paulo/Guarulhos (60% de participação), Campinas (24% de participação) e Manaus (6% de participação).
Das cargas de importação, cargas gerais, fármacos e frutas são os itens mais transportados.
LATAM CARGO INVESTE NO BRASIL
Desde o fim de 2023, a LATAM Cargo inaugurou três novas rotas cargueiras internacionais: Miami-São José dos Campos (iniciou com 2 e agora conta com 3 voos semanais); Miami-Brasília (2 voos semanais) e Amsterdam-Curitiba (2 voos semanais), além de ampliar de 2 para 3 a quantidade de voos semanais na rota Miami-Florianópolis inaugurada em 2020. Já em abril de 2024, a companhia deu início a rota cargueira inédita entre Europa e Florianópolis, que possui dois voos semanais e facilita o transporte de cargas internacionais entre Europa e Santa Catarina.
A LATAM Cargo também vem investindo em seu mercado doméstico brasileiro. Em abril de 2024, inaugurou a nova rota cargueira Guarulhos-Belém-Manaus, que duplicou a sua capacidade na capital paraense. Já em maio, foi inaugurada a operação doméstica do voo semanal cargueiro Guarulhos-Recife-Manaus, que aumentou a capacidade (medida em ATK³) da companhia na capital pernambucana em 62,5% na comparação com abril. Em julho, começou a transportar cargas no compartimento inferior das aeronaves que operam voos de passageiros de/para Vitória da Conquista, sendo o quarto aeroporto a contar com operações cargueiras da empresa na Bahia, depois de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro.
|
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.