Medida busca esclarecer processos e combater discriminação em aeroportos brasileiros
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lançou o vídeo educativo Embarque Numa Boa: Inspeção Aleatória com o objetivo de esclarecer como funcionam os procedimentos de inspeção de segurança nos aeroportos do país. O material, voltado ao público em geral, destaca que a escolha de passageiros para inspeções adicionais segue critérios totalmente aleatórios, definidos por sistemas automatizados, e não está relacionada a fatores como origem, etnia, gênero ou qualquer outro aspecto pessoal.
https://www.youtube.com/watch?
A iniciativa faz parte da campanha Embarque Numa Boa: Segurança e respeito em cada inspeção, projeto criado para combater casos de discriminação nos aeroportos brasileiros e promover uma experiência de viagem mais justa e transparente. “Sabemos que muitos passageiros têm dúvidas sobre como as inspeções são conduzidas, e é nosso dever esclarecer que o processo é baseado em protocolos rigorosos de segurança e que não discrimina nenhum passageiro,” afirma o diretor-presidente substituto da Anac, Roberto Honorato.
O vídeo também mostra como os sistemas de inspeção funcionam, incluindo o papel da tecnologia na seleção aleatória de passageiros, e destaca a importância de todos os viajantes colaborarem com os Agentes de Proteção da Aviação Civil (Apacs) durante os procedimentos. “É fundamental que os passageiros compreendam o caráter imparcial dessas ações e sintam-se confiantes no sistema de segurança aeroportuária,” acrescenta o diretor-presidente.
Parceria interministerial
A campanha Embarque Numa Boa: segurança e respeito em cada inspeção faz parte do programa de inclusão e diversidade Asas para Todos e é uma ação estratégica desenvolvida em colaboração com os Ministérios da Igualdade Racial (MIR), das Mulheres (MMulheres), do Turismo (MTur), dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e de Portos e Aeroportos (MPor). A integração de cinco ministérios reforça o compromisso do governo federal em enfrentar relatos de racismo e discriminação nos aeroportos, respondendo a preocupações de passageiros e garantindo que os procedimentos de segurança sejam conduzidos de forma técnica e imparcial.
A iniciativa inclui a divulgação de materiais explicativos em redes sociais da Anac, dos cinco ministérios parceiros, das concessionárias de aeroportos e de outras entidades do setor, como a Associação Aeroportos do Brasil (ABR). O material educativo mostra as etapas dos procedimentos de segurança, que incluem a revista por detectores de metais, escâneres corporais, inspeções de bagagens e inspeções aleatórias, que podem exigir buscas manuais.
No site da campanha, o passageiro encontra três cartilhas com detalhes sobre os procedimentos, incluindo a escolha do viajante que será submetido à inspeção aleatória e à busca manual e como deve ser feita a revista de pessoas usuárias de cadeira de rodas, crianças de colo e animais de estimação.
Acesse o material da campanha Embarque Numa Boa: Segurança e respeito em cada inspeção e entenda como a segurança nos aeroportos brasileiros é realizada para proteger a todos de forma justa e transparente.
Entrevistas:
A Anac disponibiliza porta-voz para entrevistas sobre o assunto. Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail jornalismo@anac.gov.br.