25.7 C
Brasil
segunda-feira, fevereiro 3, 2025
spot_img

Belém do Pará: uma joia no Norte do Brasil

Em novembro de 2025, Belém do Pará irá receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30). De acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é esperado um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias do evento. Além de sediar um dos principais encontros relacionados ao clima do mundo, a capital paraense reserva para os turistas paisagens incríveis e uma rica gastronomia.

Para começar a descobrir o destino, o primeiro lugar para se conhecer é o Mercado Ver-o-Peso. Inaugurado em 1901, o local é um dos maiores mercados a céu aberto do mundo, com uma imensa variedade de produtos que impressionam todos os visitantes. Lá os turistas podem encontrar desde o autêntico açaí paraense até os mais incríveis peixes amazônicos. Além disso, também podem aproveitar outros diversos itens regionais como as farinhas, sementes de árvores, frutas típicas e o artesanato. O ideal é visitar o Ver-o-Peso com tempo para conseguir ver tudo e fazer compras.
Grande parte dos pontos turísticos de Belém está localizada no Centro Histórico, nos bairros de Cidade Velha e Campina. Ao passear pela região é possível visitar a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, o Forte do Presépio e o conjunto arquitetônico Complexo Feliz Lusitânia, por exemplo. “A capital paraense é um presente para os visitantes, que convida a todos a conhecerem as diversas tradições da cidade e da região Norte”, comenta Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Bancorbrás Turismo.

Estação das Docas, Belém
Crédito: Alex Ribeiro/Agência Pará

Outro destaque fica para a Estação das Docas, um grande centro de cultura, lazer, gastronomia e arquitetura. O local foi revitalizado há poucos anos e recuperou os antigos armazéns do patrimônio histórico. “A Estação é uma ótima opção para os viajantes conhecerem restaurantes tradicionais, além de aproveitarem atrações como shows, exposições e eventos diversos”, comenta o diretor. “Além disso, os visitantes também podem aproveitar para fazer passeios de barco pelo rio que partem das docas”. Lá também está localizada uma das sorveterias mais antigas e tradicionais da cidade, a Sorveteria Cairu.
Belém é também uma cidade movida à fé. A capital é famosa pelo Círio de Nazaré, procissão em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, e que ocorre no mês de outubro. A festa é a maior manifestação católica do Brasil e um dos maiores eventos do mundo. O Carlos Eduardo ressalta que para quem deseja participar das festividades, o ideal é começar a se planejar com bastante antecedência. “É um evento que atrai pessoas de diversas partes do país e também turistas internacionais, logo a tendência é que a hospedagem e as passagens aéreas fiquem com um valor mais alto com a aproximação da data”, aponta. “Por isso, recomendamos que as pessoas planejem o passeio alguns meses antes”.
Gastronomia

É impossível falar de Belém e de todo o estado do Pará sem lembrar da gastronomia da região. A capital é sem dúvidas o epicentro da culinária local, que tem forte influência indígena. Para degustar uma culinária exótica, os turistas podem visitar os restaurantes na região central da cidade e experimentar pratos típicos como tacacá, a maniçoba, peixes da região com temperos diferenciados como açaí e castanha-do-pará. Outra atração da culinária paraense são as frutas como cupuaçu, tucumã, bacuri, murici, bacaba, pupunha, além do internacionalmente conhecido açaí.

Pé na areia

Alter do Chão, Pará
Crédito: Divulgação/Agência Pará

No Pará, a 1350 km de Belém, no município de Santarém, está localizado Alter de Chão, que já foi eleito pelo jornal The Guardian como um dos mais belos destinos de praia do Brasil. O local oferece cenários incríveis, onde os turistas podem apreciar as belezas do Rio Tapajós e Arapiuns em passeios de barco e lancha, curtir momentos de descanso nos bancos de areia branquinha e degustar a famosa culinária paraense, além de adquirir itens do artesanato local.

A melhor época para conhecer o destino é durante o período conhecido como “verão amazônico”, especialmente entre os meses de agosto e dezembro, quando o nível dos rios baixa, formando assim as famosas praias.

A Bancorbrás Turismo dispõe de pacotes de viagem para Belém do Pará. O viajante pode formatar o seu passeio conforme as suas necessidades e vontades. “Oferecemos todo o suporte antes e durante a viagem, para que aquele momento se torne inesquecível para o nosso cliente”, finaliza o diretor. A empresa, além de passagens aéreas e hospedagem, também oferece, como complemento de viagem, traslado do aeroporto, ingressos para atrações turísticas, seguro- viagem, etc.

Para mais informações basta acessar o site ou ligar para 3004 9912 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 9912 (demais localidades).

Related Articles

Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias