Expoville, principal centro de convenções, feiras e exposições da cidade, inicia o ano com investimento em melhorias na infraestrutura e ações de promoção
Enquanto o turismo de Santa Catarina vivencia seu período mais efervescente durante a temporada de verão, o setor de eventos de Joinville se prepara para um ano de crescimento, impulsionado pela retomada total, consolidada ao longo de 2024.
De acordo com Luciano Coradi, diretor executivo da Expoville, maior centro de convenções e eventos de Joinville, depois de todos os impactos negativos causados pela pandemia da Covid-19, que ainda refletiram em 2022 e 2023, no ano passado o setor de eventos retomou suas atividades de forma plena.
“Em 2024, a Expoville recebeu mais de 150 eventos. Não é um número recorde, já que antes da pandemia chegamos a superar 200 eventos em um único ano. No entanto, crescemos no porte, com eventos maiores do que os realizados anteriormente. Além disso, expandimos em mercados até então consolidados em outros destinos e conquistamos públicos de novos segmentos”, avalia Luciano Coradi.
Nos pavilhões da Expoville, mais de 600 mil pessoas circularam em eventos de diferentes segmentos. Desse total, cerca de 30% foram visitantes de diferentes regiões do Brasil e também do exterior.
Entre os eventos já consagrados na Expoville e que mais uma vez foram sucesso de público, estão a ExpoGestão, um dos maiores eventos empresariais do Brasil, e que em 2024 recebeu 8 mil pessoas, em três dias; a Interplast, mais importante feira nacional da indústria plástica, que recebeu 32 mil visitantes e gerou mais de R$400 milhões em negócios; o SuperXP, convenção da cultura pop, cuja edição de 2025 já está confirmada para o mês de junho; e a Festa das Flores de Joinville que além do grande público, recebeu 400 caravanas de turistas de todas as regiões do Brasil e também do exterior.
Já entre os eventos que estrearam na Expoville, em 2024, destaque para os setores de esportes, com o SC Outdoor Expo, maior freira nacional de esportes, aventura, turismo e negócios; e de games, com o Campeonato Regional de Pokémon que reuniu expositores e aficionados pelos jogos e personagens japoneses.
Além desses, a Expoville também se consolidou como palco para grandes treinamentos de inteligência emocional conduzidos por coaches de renome nacional, e os feirões de carros que, até então, concentravam-se nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e que agora ganham espaço na região Sul, escolhendo Joinville como destino.
Atrações além dos pavilhões
Além da movimentação de público nos pavilhões, os atrativos do Complexo Expoville atraem visitantes locais e turistas para diferentes atividades.
A grande área verde do parque é um convite para atividades de lazer ao ar livre. Para presentear ou levar como recordação, o Centro Comercial oferece produtos genuinamente joinvilenses, como chocolates, artesanato e lembranças da cidade. Há, ainda, as opções de gastronomia do Totens Pizzaria e da cervejaria artesanal GutBrau que funciona no Moinho do Pórtico.
“Os espaços que hoje compõem o Complexo Expoville receberam recorde de público no ano passado, chegando a 400 mil pessoas que não vieram especificamente para os eventos. Com isso, a Expoville atinge o número de 1 milhão de visitantes em 2024”, celebra Luciano Coradi.
Melhorias na infraestrutura
A força demonstrada pelo setor no último ano, pode ser considerada termômetro para 2025. E para atender à crescente demanda, a Expoville se prepara com melhorias em sua infraestrutura e com ações que visam promover Joinville como destino para grandes feiras, convenções e eventos de diversos segmentos.
“Nossa expectativa é de crescimento principalmente na área de eventos corporativos, convenções de vendas e congressos técnico-científicos, segmento que demorou para retornar após a pandemia, mas que agora volta a engrenar”, prevê o diretor executivo.
Um dos atributos decisivos para a captação de eventos é a infraestrutura oferecida pelo equipamento. Por isso, além das constantes manutenções e serviços de zeladoria realizados em todo o equipamento, uma das principais melhorias anunciadas no início deste ano é a reforma do telhado do Megacentro Wittich Freitag.
Com investimento de R$2,04 milhões, a obra é realizada pela Prefeitura de Joinville. O projeto executivo da reforma foi doado pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB).
E Luciano Coradi comemora: “A reforma da cobertura do nosso megacentro de exposições é uma importante conquista para o nosso equipamento e vai garantir aos organizadores de eventos, expositores e aos visitantes mais segurança, conforto e qualidade”.
Além da reforma do telhado, a Expoville também investe na manutenção e aperfeiçoamento dos equipamentos de climatização e busca inovar nos sistemas de cobertura de internet melhorando a infraestrutura tecnológica para os espaços de eventos.
Promoção e foco no segmento MICE
Ao mesmo tempo em que prepara a casa para receber grandes eventos, o time da Expoville, em parceria com entidades como o Joinville Convention Bureau e a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), realiza diversas ações de promoção com o objetivo divulgar a cidade como destino de eventos.
Para este ano, já estão confirmadas algumas ações com foco no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), sigla conhecida no Brasil Turismo de Negócios e Eventos.
No mês de junho, a Expoville participa da Feira EBS, em São Paulo, considerada a maior feira de negócios do setor de eventos no Brasil; também estará presente no evento da UBRAFE (União Brasileira de Feiras de Eventos e Negócios); e em parceria com a agência de marketing e engajamento MCI Brasil, vai receber um grupo com cerca de 50 presidentes e lideranças de entidades de classe que irão, durante quatro dias, vivenciar as experiências que Joinville oferece em suas áreas urbana, rural e náutica.
“Será um ano de muito trabalho e desafios. Mas estamos prontos para tornar a Expoville cada vez mais um equipamento de referência na região Sul, e contribuir com o crescimento do setor de eventos de Joinville, projetando a cidade como destino em âmbito nacional”, conclui Luciano Coradi.
Fotos: Goal Produções