A contagem regressiva começou na South African Airways (SAA) para relançar os voos diários entre Joanesburgo e Dar es Salaam, na Tanzânia, na segunda-feira, 20 de janeiro de 2025.
“Este voo não é simplesmente um marco para a SAA e a ligação de Joanesburgo e Dar es Salaam por meio de viagens aéreas; ele anuncia uma ponte que conecta duas das economias mais influentes da África e fortalece a amizade entre nossas nações”, diz o CEO interino da SAA, Professor John Lamola.
“Ele reúne indústrias, comunidades e recursos, permitindo-nos desbloquear maior prosperidade, promover a colaboração e gerar novas oportunidades de comércio, investimento e desenvolvimento para nossas economias e para os povos da África do Sul e da Tanzânia.”
Crescimento económico mais amplo
Dar es Salaam é a maior cidade da África Oriental em tamanho populacional e é um importante centro econômico e logístico regional. É também uma porta de entrada para atrações turísticas populares na região.
A África do Sul é responsável por uma proporção significativa do investimento estrangeiro direto na Tanzânia, e os dois países têm um comércio robusto em produtos agrícolas, metais preciosos, produtos químicos e máquinas.
Lamola disse que o relançamento representa a iniciativa estratégica da SAA para fortalecer a presença da companhia aérea em toda a África.
“A rede regional da SAA surgiu como uma das principais executoras, contribuindo significativamente para a receita do SAA Group. Mais importante, essas conexões regionais são cruciais para o crescimento econômico mais amplo da África do Sul”, disse ele.
Horário de voo
Os voos diários partirão do Aeroporto Internacional OR Tambo em Joanesburgo às 22h (SAST) e chegarão ao Aeroporto Internacional Julius Nyerere em Dar es Salaam às 2h30 (EAT). O serviço diário de Dar es Salaam para Joanesburgo partirá às 5h10 (EAT) para chegar a Joanesburgo às 7h55 (SAST). Dar es Salaam está uma hora à frente de Joanesburgo.
Lamola disse que o cronograma de sete voos semanais de volta foi elaborado para acomodar passageiros ponto a ponto e em conexão.
Consolidando a rede regional da SAA
Em novembro do ano passado, a SAA expandiu seus serviços para Harare (Zimbábue) e Lusaka (Zâmbia) para 12 voos por semana, ante 10 e sete voos por semana, respectivamente. Os voos para Lagos (Nigéria) e Accra (Gana) foram aumentados de três para quatro vezes por semana, enquanto a SAA está voando para Kinshasa, na República Democrática do Congo (RDC), cinco vezes por semana. A SAA também começou a voar para o centro de mineração da RDC, Lubumbashi, em novembro.
Além disso, a SAA aumentou sua frequência de voos intercontinentais para Perth, na Austrália, para cinco voos semanais a partir de 7 de janeiro deste ano.