21.5 C
Brasil
quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img

Ministro do Turismo celebra a inserção de mais de 20 milhões de passageiros na aviação civil, nos últimos dois anos

Ao lado do Ministério de Portos e Aeroportos, ANAC e Embratur, Celso Sabino ressaltou a força do segmento que tem potencializado o turismo em todo o país

Em 2024, mais de 118 milhões de passageiros utilizaram o avião para viajar no Brasil. Na comparação com 2022, quando 97,7 milhões de passageiros tinham escolhido o modal para se deslocar no país, o número representa a inserção de mais de 20 milhões de pessoas na aviação civil, nos últimos dois anos. Os resultados positivos foram anunciados nesta quarta-feira (15.01), pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ao lado do ministro do Turismo, Celso Sabino, do presidentes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Roberto Honorato e do coordenador de Demanda de Transportes Multimodais da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Philipe Karat.

Ao celebrar mais um número positivo para o país, o ministro Celso Sabino, ressaltou a força do segmento, que impacta diretamente o desenvolvimento do turismo no Brasil.

“Este número é um marco histórico para o setor aéreo brasileiro e também para o turismo. Ele reflete não apenas a força do transporte aéreo, mas também o potencial transformador do turismo no Brasil. Cada voo representa mais do que um simples deslocamento; é uma conexão com a diversidade dos nossos destinos, a riqueza da nossa cultura e a hospitalidade do nosso povo. Esse feito é resultado de investimentos consistentes do governo federal no setor, na modernização da infraestrutura e na promoção do Brasil como um destino global de excelência”, declarou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

No mercado internacional, aviação civil brasileira teve o melhor resultado de sua história, transportando quase 25 milhões de viajantes. Com isso, o Brasil estabeleceu um novo recorde. O resultado apresenta um crescimento de 17,2%, na comparação com 2023. O ministro do MPor, Silvio Costa Filho, ressaltou o trabalho de sucesso que vem sendo realizado pelo Ministério do Turismo e a Embratur na promoção dos destinos brasileiros.

“O mercado internacional vive seu melhor momento na história, com alta significativa na movimentação há 45 meses. Os números refletem o comprometimento do governo do presidente Lula com os passageiros do transporte aéreo e todos os agentes do modal. Esse trabalho conjunto tem sido muito importante. O Ministro Sabino tem trabalhado para fortalecer o turismo regional, fortalecendo a cultura, fortalecendo a imagem do Brasil tanto nacionalmente, quanto internacionalmente, além de estar fazendo com que o brasileiro comece a viajar mais pelo Brasil”, comemorou Silvio Costa Filho.

DEMANDA E OFERTA – A demanda do setor para 2024, medida em RPK (passageiros por quilômetros transportados), cresceu 10,8% em relação a 2023, enquanto a oferta ASK (assentos por quilômetros oferecidos) aumentou 10%.  Na comparação entre dezembro de 2024 e dezembro de 2023, a demanda cresceu 11,7%, enquanto a oferta aumentou 10,1%.

Já a demanda internacional do ano cresceu 15% em relação a 2023, enquanto a oferta cresceu 14,8%. Já a demanda internacional de dezembro foi 14,6% maior que a de dezembro de 2023, enquanto a oferta internacional do mês cresceu 13,5% em relação a dezembro de 2023.

RECORDE DE TURISTAS ESTRANGEIROS – O ano de 2024 também se consagrou como o melhor da história para o turismo internacional no Brasil. O país alcançou a marca recorde de 6.657.377 turistas estrangeiros no ano, um crescimento de 12,6% em comparação ao ano anterior. Somente em dezembro, 690.236 estrangeiros visitaram o Brasil, número 11,1% maior que o registrado no mesmo mês de 2023 e o terceiro melhor dezembro da série histórica.

Até novembro de 2024, o valor gasto pelos turistas estrangeiros no país somou US$ 6,62 bilhões, a maior cifra registrada nos 11 primeiros meses do ano desde 1995. O número é 5,3% superior ao verificado no mesmo período de 2023 (US$ 6,29 bilhões) e ultrapassa, inclusive, o valor de igual período em 2014 (US$ 6,30 bilhões), quando o país sediou a Copa do Mundo de Futebol.

“Temos potencializado a divulgação internacional do Brasil, com foco nas campanhas publicitárias estratégicas, na estruturação dos destinos, na participação em feiras internacionais e no trabalho de parceria com a ONU Turismo, especialmente no nosso escritório no Rio de Janeiro. Essas ações impulsionam a nossa visibilidade, evidenciando a diversidade de experiências que o Brasil tem a oferecer, que vão desde as paisagens naturais até a magia única dos nossos sabores”, finalizou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Por Cacau Bispo

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Related Articles

Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias