Cooperação firmada pela secretária executiva do MTur, Ana Carla Lopes, e o secretário de Estado de Turismo, Eduardo Costa, em Belém (PA), vai ampliar a oferta de cursos de capacitação no setor
Inaugurada recentemente em Belém (PA) pelo Ministério do Turismo, a Escola Nacional de Turismo iniciou a descentralização de suas atividades de qualificação, a partir de uma nova parceria com a Secretaria de Estado de Turismo para ampliar a oferta de cursos no setor. O convênio foi assinado nesta sexta-feira (20.12), na capital paraense, pela secretária executiva do MTur, Ana Carla Lopes, e o secretário de Estado de Turismo, Eduardo Costa.
Por meio da cooperação, o Ministério do Turismo vai garantir a liberação de R$ 1 milhão ao Executivo local, que investirá na disponibilização de vagas do seu Programa “Capacita COP 30”. Serão 15 turmas em diferentes cursos, como “Protocolo e Cerimonial” e “Agente Comunitário para o Turismo”. Também haverá qualificações focadas no setor de bares e restaurantes, totalizando 450 vagas ainda no primeiro semestre de 2025.
A secretária executiva do MTur, Ana Carla Lopes, afirmou que o convênio é o primeiro de muitos e que a Pasta, com a Escola Nacional de Turismo, deixará um legado da COP 30 ao Pará. “Nosso objetivo é preparar ao máximo a mão de obra turística da cidade de Belém para a COP 30, mas também para o legado que será deixado. Isso certamente fortalecerá o setor de turismo, onde esse pessoal qualificado fará toda a diferença no receptivo turístico da capital paraense”, enfatizou Ana Carla.
O secretário de Estado de Turismo, Eduardo Costa, celebrou a parceria entre o MTur e o Governo do Pará. “O Ministério do Turismo, que já tomou uma iniciativa superimportante para a qualificação no Pará, com a inauguração da Escola Nacional de Turismo, agora reforça essa parceria com o Governo do Pará, com essa transferência de recursos que vão incrementar a oferta de cursos dentro do programa ‘Capacita COP 30’. Com isso, sem dúvida, daremos mais um salto na qualificação para o mercado de turismo no Pará”, afirmou Costa.
COOPERAÇÃO – A Escola Nacional de Turismo foi inaugurada em Belém no último dia 29 de novembro pelo ministro do Turismo, Celso Sabino; o governador do Pará, Helder Barbalho, e autoridades locais. O espaço ocupa instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), por meio de um Acordo de Cooperação Técnica pelo qual a instituição executa cursos presenciais e a distância, contemplando a capital paraense e o interior do estado.
No primeiro ciclo de cursos, a Escola está ofertando 4,7 mil vagas nas cidades de Belém, Santarém, Vigia e Bragança e, também, de forma online, em todo o Pará. A lista de cursos inclui disciplinas a exemplo de “Gestão de Negócios para o Turismo”, “Educação Ambiental e Sustentabilidade”, “Governança para a Hospedagem Familiar” e “Condutor de Atrativos Turísticos”, entre outros, além de idiomas como inglês e espanhol.
O objetivo da unidade é fortalecer a atividade turística na capital paraense com foco na realização da COP 30. Além de Belém, o Rio de Janeiro (RJ), uma das principais portas de entrada de visitantes estrangeiros no Brasil, também ganhará uma Escola Nacional de Turismo, no próximo ano.
Por Cléo Soares
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo