Santiago, Manaus e Divinópolis são alguns dos novos destinos que ampliaram a conexão de Minas Gerais com o Brasil e o mundo
Belo Horizonte, dezembro de 2024 – O ano de 2024 foi de ampliação de conectividade em Minas Gerais. A partir do BH Airport, o estado ficou ainda mais integrado ao Brasil e ao mundo, com a inauguração de oito destinos no terminal internacional mineiro. Foram sete destinos nacionais e um internacional, sendo que esse último também marcou a chegada de uma nova companhia aérea: a Sky Linhas Aéreas, a primeira ultra low cost do terminal, que chegou para oferecer a rota BH – Santiago. Além dos novos destinos, o BH Airport também ampliou a frequências de voos internacionais para Curaçao, Fort Lauderdale e Buenos Aires.
O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, comemora a ampliação de rotas e destaca que isso é fruto de um trabalho consistente do terminal em parceria com o Governo de Minas Gerais, governos de outros estados e países, além das companhias aéreas. “Nossa missão é ampliar, cada vez mais, a conectividade do BH Airport com o Brasil e o mundo, melhorando a experiência dos nossos passageiros e promovendo o desenvolvimento no nosso estado. Estamos muito felizes com esses novos destinos e estamos trabalhando para ter ainda mais em 2025”, afirma.
A primeira inauguração do ano foi a da Sky, que começou a operar no terminal internacional mineiro em junho. A companhia oferece uma nova experiência de voo em um modelo personalizado e preços convidativos. Com essa rota, os mineiros chegam a Santiago, mas também a outros destinos na América do Sul, no Caribe e nos Estados Unidos, por meio do hub da SKY no Chile.
Em julho, o BH Airport passou a oferecer mais uma opção de destino dentro do Rio de Janeiro com a rota BH – Jacarepaguá, que dá acesso direto à Zona Oeste do Rio e permite a circulação rápida por bairros como o próprio Jacarepaguá e a Barra da Tijuca. O voo é operado pela Azul Linhas Aéreas em aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove passageiros. Também em julho, a rota BH – Buenos Aires, operada pela Gol, passou a ser regular e, mais tarde, ganhou mais uma frequência, passando a ter voos duas vezes por semana.
O mês de agosto também foi de muitas inaugurações no BH Airport. Entre elas, as operações da Azul para Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Os trajetos são muito comuns entre os viajantes corporativos, mas também uma ótima oportunidade de conexão para quem está no interior de São Paulo e quer viajar para outros destinos no país a partir do terminal mineiro.
Ainda em agosto, o BH Airport inaugurou a rota BH – Manaus, que é o quinto estado na região Norte com conexão direta a partir do terminal. Operado pela Azul Linhas Aéreas, o novo destino conta com voos diários, realizados em aeronaves Airbus A320, com capacidade para 174 clientes. “Além do potencial turístico que essa rota oferece, conectando os mineiros às belezas da região amazônica, ela também traz uma conexão valiosa para o transporte de cargas, facilitando o comércio e a distribuição de produtos entre Minas Gerais e o Norte”, afirma Rodrigo Côrtes.
Outro destino inédito inaugurado no BH Airport foi Rio Branco, no Acre. A rota, que começou a ser operada pela Azul em outubro, é a única conexão direta com o Acre no sudeste e liga Belo Horizonte a Porto Velho (RO) e a Rio Branco (AC). A viabilização da nova rota contou com os esforços também dos ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), por meio de sua agência vinculada Invest Minas e do Governo de Rondônia.
Novembro marcou um novo avanço na conectividade regional. A Azul passou a operar a rota BH – Divinópolis, por meio de aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para 9 Clientes. O COO destaca a importância do novo destino: “Divinópolis tem uma localização estratégica, por conta da ligação com várias partes do estado e outras regiões do Brasil, além de ser um polo econômico importante para o estado. Com essa nova rota, ampliamos ainda mais as possibilidades de conexão para os mineiros, que podem acessar rapidamente outros estados e países a partir do BH Airport”, afirma.
No último mês do ano, o BH Airport também trouxe duas novidades: o novo destino Sorriso, no Mato Grosso, e a ampliação da rota BH – Curaçao, que é a única no país com conexão direta para a ilha. A partir de dezembro, o terminal internacional mineiro passou a oferecer o dobro de voos para o destino, além da conexão com Fort Lauderdale, na Flórida.
Sobre o BH Airport
Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil.