A publicação narra os bastidores da criação da Azul, em 2008, quando seu fundador, David Neeleman, desembarcou no Brasil pronto para mudar o futuro da aviação com uma empresa aérea regional diferenciada.
Aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo, 15 de dezembro de 2008. Passageiros andando de um lado para o outro em busca do seu portão de embarque. No guichê, uma fila começa a se formar para o voo da Azul, com destino a Salvador. Na cabine do avião, comandante e co-piloto fazem as últimas conferências nos instrumentos. Todos devidamente acomodados e o voo vai partir.
Atualmente, 16 anos depois do voo inicial da Azul, essa cena se repete cerca de 1.000 vezes por dia, para mais de 160 destinos. E construir essa história só foi possível porque uma ideia da cabeça do empresário brasileiro David Neeleman evoluiu para uma startup funcionando em uma casa no Morumbi, bairro de São Paulo. Em tempo recorde, passou a ser a maior Companhia aérea brasileira em número de destino e voos diários, com mais de 16 mil tripulantes.
Essas e tantas outras curiosidades poderão ser lidas no livro “O Céu é Azul – a história da Companhia Aérea que conecta o Brasil”. O livro foi idealizado em comemoração aos 15 anos do Aniversário da Azul Linhas Aéreas, comemorados em dezembro de 2023. A partir daí, ao longo deste ano, foram feitas pesquisas, e entrevistas com atores importantes desta história, além de uma busca por fotos antigas para compor o acervo.
A obra aborda a visão de seu fundador, David Neeleman, e como ele conseguiu transformar a empresa em uma grande Companhia do setor aéreo no Brasil, sempre com um foco na experiência do cliente e no compromisso com a qualidade e a inovação. Através de relatos de John Rodgerson (atual CEO da Companhia), Jason Ward, Gerald Lee, Trey Urban e Gianfranco Betting, conhecido como Panda, é possível descobrir por que a empresa optou por investir na aviação regional no Brasil, mostrando como a Azul buscou conectar cidades menores e áreas do país que, muitas vezes, eram negligenciadas pelas grandes companhias aéreas. Essa estratégia foi um diferencial que ajudou a Azul a se consolidar no mercado nacional, proporcionando novas opções de transporte aéreo a milhões de brasileiros.
“O Céu é Azul” também fala sobre a cultura da empresa, o cuidado com seus funcionários e as inovações tecnológicas adotadas ao longo dos anos, como o uso de novos modelos de aeronaves e a criação de novos serviços para os passageiros. O livro digital estará disponível a partir de hoje, segunda-feira, (16/12), pelo link a seguir:
Sobre a Azul
Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL), a maior companhia aérea do Brasil em número de partidas e cidades atendidas, oferece 1.000 voos diários para mais de 160 destinos. Com uma frota operacional de mais de 180 aeronaves e mais de 16 mil tripulantes, a companhia possui uma malha de 300 rotas diretas. A Azul foi eleita pela Cirium (empresa líder em análise de dados de aviação) como a 2ª companhia aérea mais pontual do mundo em 2023. Em 2020, a Azul foi premiada como a melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor, sendo a primeira vez que uma companhia aérea brasileira conquistou o primeiro lugar no Traveller’s Choice Awards. Para mais informações, acesse www.voeazul.com.br/imprensa.