Atividade é livre para todos os públicos e faz parte da programação do Sextou no Ibira
|
(Imagem: atividade da Kokedama, na penúltima edição do Sextou no Ibira | Divulgação Urbia Parques)
A última edição do Sextou no Ibira de 2024 promete conectar os visitantes com a natureza e levar muita diversão para toda a família. A programação de atividades socioambientais, definida mensalmente e que ocorre às sextas-feiras, no Parque Ibirapuera, administrado pela Urbia, oferece em dezembro a oportunidade de os participantes montarem seu próprio terrário, ecossistema em miniatura que reproduz um ambiente natural dentro de um recipiente fechado.
Nomeadas como ‘Uma Arte Viva’, as oficinas serão realizadas nos dias 13 e 20 de dezembro, das 14h às 16h, na Serraria, localizada próximo ao Portão 7 do Ibirapuera. Durante a atividade, que tem duração de 1h, os participantes poderão deixar a criatividade fluir, utilizando elementos naturais advindos do próprio parque. Além de ser um momento divertido, a confecção de terrários promove a conscientização ambiental e o entendimento sobre os ciclos da vida vegetal e o equilíbrio do meio ambiente.
A turma será conduzida pela equipe de educação ambiental da Urbia e, para participar, não é necessário realizar inscrição prévia, basta chegar e aproveitar. A programação é voltada para todos os públicos e a entrada é gratuita.
Sextou no Ibira: Uma Arte Viva
Data: 13 e 20 de dezembro
Horário: das 14h às 16h
Local: Serraria do Parque Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Ibirapuera, São Paulo – SP, 04094-050 – Portão 7
Atividade gratuita
Sobre a Urbia
Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há cinco concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação – as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situadas em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceira com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.