No último domingo, 8 de dezembro de 2024, o Hotel Terras Altas Resort & Convention Center, localizado em Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo, foi palco de um momento especial para o turismo nacional. Durante a festa de confraternização da Skål Internacional São Paulo, o empresário Latif Abrão Jr., proprietário do empreendimento hoteleiro, foi agraciado com o prestigiado Troféu Professor Mario Beni, na categoria empresarial.
A entrega do troféu foi marcada pela presença de nomes de destaque do setor, como Toni Sando, Aristides Cury e Walter Teixeira, que posaram para uma foto oficial ao lado do homenageado. A ausência de Latif na cerimônia oficial, que foi realizada anteriormente no Expo Fórum São Paulo, deu um toque especial ao evento no Terras Altas. À época, o empresário estava em Portugal, cumprindo compromissos profissionais, o que impossibilitou sua participação inicial.
Latif, eleito vice-presidente do Clube de Embaixadores de Portugal, que é presidido renomado líder empresarial português, Antônio Saraiva, aproveitou a ocasião para compartilhar insights valiosos sobre sua recente experiência em Portugal, destacando números impressionantes do turismo local. “Portugal recebeu 34 milhões de turistas este ano, enquanto sua população é de apenas 10 milhões de habitantes. O Brasil continua recebendo apenas cerca de 7 milhões”, comentou. Ele ressaltou a importância estratégica do país como hub para viagens à Europa, reforçando o impacto do modelo de stopover em voos para o continente.
Latif lembrou ainda que, a sensação de segurança, seguida das facilidades que são ofertadas aos investidores portugueses e estrangeiros, somadas às reduzidas taxas tributárias, contribuem com o bom desempenho do turismo em Portugal. “Lá, o IVA (Imposto sobre o Valor Agregado) chega, no máximo, a 23%, enquanto que aqui, no Brasil, a taxa tributária, tanto para quem importa como a que é praticada no mercado interno, alcança até 38%”, destaca, lamentando ainda o fato da violência ser pauta priorizada pelos brasileiros em relação à imagem que projetam do Brasil.
O empresário trouxe à tona comparações que evidenciam o potencial do Brasil no setor. “Nos primeiros quatro meses deste ano 82.164 turistas portugueses visitaram o Brasil, o que corresponde a uma subida de 13,8% face ao mesmo período de 2023. No ranking dos mercados emissores Portugal posiciona-se em 7º lugar, o segundo europeu, atrás da França”, pontuou.
A segurança foi apontada reiteradamente como um dos fatores determinantes para o aumento do fluxo turístico internacional, enfatizando o desafio brasileiro de se tornar um destino mais atrativo para mercados externos.
Com uma visão aguçada sobre o panorama global, Latif Abrão Jr. destacou ainda a valorização do mercado imobiliário em Portugal e as diferenças de custo de vida entre os destinos europeus e os Estados Unidos. Ele reiterou a sofisticação e o crescente interesse de investidores americanos no país europeu.
A Skål Internacional São Paulo, ao homenagear Latif Abrão Jr., reconheceu não apenas seu compromisso em contribuir com o constante aprimoramento da gestão hoteleira no Brasil, mas ao conjunto das contribuições que ele dedica ao turismo, graças à sua habilidade em trazer análises que inspiram reflexões estratégicas para o setor como um todo no Brasil.
Provido de infraestrutura para lazer, em meio aos 240 m2 de área preservada de Mata Atlântica, e também equipado com excelência para atender eventos corporativos, o Hotel Terras Altas & Resort tem sido palco para a realização de fóruns internacionais sobre ESG. O evento foi encerrado com um churrasco de confraternização, reforçando os laços entre os profissionais de viagens e turismo presentes.
Sobre o Troféu Professor Mario Beni
O troféu, que leva o nome de um dos maiores especialistas em turismo do Brasil, é concedido anualmente a profissionais que se destacam por suas contribuições significativas ao setor.