Ações foram apresentadas no 11º Encontro Brasileiro de Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial e na Conferência Internacional de Turismo Criativo
O Ministério do Turismo (MTur) participou nesta semana, em Salvador (BA), do 11º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial e da Conferência Internacional de Turismo Criativo. O evento reuniu representantes de órgãos públicos, organizações internacionais e especialistas para discutir o futuro do turismo em sítios reconhecidos como Patrimônio Mundial.
Representando o MTur, a coordenadora de Aproveitamento de Ativos Culturais, Ana Cláudia Bazzo Sá, apresentou atualizações sobre o Comitê Interministerial de Gestão Turística do Patrimônio Mundial. Durante sua fala, ela destacou as ações estratégicas desenvolvidas pelo MTur voltadas para a valorização e o desenvolvimento sustentável do turismo em sítios brasileiros reconhecidos pela UNESCO.
A coordenação do Comitê é um dos pilares da atuação do MTur para promover o turismo em cidades históricas e patrimônios culturais e naturais. Segundo Ana Cláudia, a troca de experiências entre gestores e especialistas no evento foi fundamental para o levantamento das demandas locais e das iniciativas em curso nos municípios, além de fortalecer o alinhamento entre as políticas públicas.
O evento foi organizado pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e contou com a presença de representantes do Iphan, Infraero, Embratur, UNESCO, BID, Sebrae, entre outros. Juntos, eles abordaram os desafios e as oportunidades do turismo em cidades históricas, buscando soluções inovadoras para integrar as comunidades locais, o turismo e a preservação cultural.
O Ministério do Turismo também destacou, durante o encontro, a página oficial do Comitê Interministerial de Gestão Turística do Patrimônio Mundial como uma ferramenta essencial para divulgar informações e ações. Acesse AQUI.
Por Cacau Bispo
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo