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domingo, dezembro 22, 2024
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Grupo LATAM adota couro reciclado sustentável para revestir cerca de 7 mil assentos de aeronaves

Revestimento produzido com recortes de couros antes destinados a aterros sanitários permite reciclar 95% da água na produção, segundo dados do fabricante Gen Phoenix

Santiago, 6 de dezembro de 2024 – Como parte da estratégia permanente para contar com uma frota moderna e eficiente na América do Sul, a LATAM anunciou que irá adotar couro reciclado sustentável para revestir e renovar os assentos de 24 aeronaves do grupo, somando 6.910 assentos. A novidade integra o processo de renovação de cabines das aeronaves que operam voos internacionais anunciado em setembro deste ano e parte dela será implementada no LATAM MRO, maior centro de manutenção da companhia, em São Carlos (SP).

O novo estofamento, elaborado a partir de recortes de couro que originalmente seriam descartados, é composto por um material alternativo de primeira qualidade que se destaca por seu design, conforto e durabilidade. Seu processo produtivo permite ainda reduzir as emissões de carbono em até 60% e possibilita uma economia de até 55% no consumo de água ao reduzir a necessidade de criar gado, já que o couro reciclado evita o uso adicional de terras para pastagem e alimentação animal, além de reciclar 95% da água, segundo dados do fabricante Gen Phoenix.
“Esta mudança permite continuar posicionando a LATAM como um ator relevante na indústria em termos de sustentabilidade, já que não só tem o propósito de otimizar e elevar a experiência dos passageiros a bordo, mas também se alinha com nossa meta de buscar ser um grupo zero resíduos a aterros sanitários até 2027”, comenta Johanna Cabrera, gerente de Sustentabilidade do LATAM Airlines Group.
Desde 2018, a Gen Phoenix forneceu à LATAM 130 mil metros quadrados de material reciclado para cobrir 61% de toda a sua frota de assentos, o que permitiu evitar 21 toneladas de resíduos destinados a aterros sanitários.
Cabe destacar que, do total de aviões que entrarão em retrofit, 10 são Boeing 787-8 – exclusivos para o mercado doméstico chileno – e 14 são Boeing 787-9, que operam as rotas Santiago-Brasil, além de algumas rotas no Peru. Os primeiros aviões que entrarão em retrofit serão Boeing 787-8 e começarão a voar comercialmente em 1º de março de 2025.

Material feito a partir de couro reciclado será instalado em 24 aeronaves da LATAM (fonte: Divulgação LATAM)

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.

O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

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