No momento em vários destinos europeus estão hostilizando abertamente os turistas que os visitam, lembro que hospitalidade é a matéria-prima do turismo”. A afirmação foi feita pelo presidente do Visite São Paulo Convention Bureau, Toni Sando, na abertura do 8º Expo Fórum, promovido pela entidade, com apoio da Abear e Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. Ele lembrou que o Brasil faz turismo de raízes, já que os brasileiros costumam visitar os países de origem de seus ascendentes. “Por isso”, diz ele, “quero propor o movimento contrário, o turismo de legado, incentivando turistas estrangeiros a visitar nosso País e descobrir o que os imigrantes fizeram por aqui”.
Sando ressaltou que o Brasil e São Paulo convivem com descendentes de diversas nacionalidades, citando como exemplo, os italianos, japoneses, portugueses, árabes e chineses. “O mundo está aqui e o mundo precisa saber disso”, disse, informando ainda “que os turistas estrangeiros serão recebidos de braços abertos aqui.”
Turismo de Raízes
O tema central do Expo Fórum – Turismo de Raízes: Origens e Destinos – reuniu para o debate a moderadora Marta Poggi, Chieko Aoki (Blue Tree Hotels); o jornalista Khaled Mahassem; Marina Martello (Done Emigrazione Italiana) e Henrique Trindade (Museu da Imigração).
Magda perguntou aos participantes como veem a experiência dos turistas que visitam o Brasil para encontrar seus parentes. Chieko disse que os japoneses gostam muito de natureza, comida e cultura. “Eles apreciam ver documentários, é um mercado a ser explorado para divulgar o Brasil em detalhes”. Marina informou que “uma estratégia importante é fazer uma conexão para contar como é a vida dos italianos aqui”.
Trindade valorizou o acervo do Museu da Imigração, que mostra a história dessas pessoas e “onde muita gente encontra seus antepassados”. Mahassem ressaltou que os turistas libaneses gostam de praias e de ver os que seus conterrâneos fizeram aqui, como as construções, mesquitas e clubes sírios libaneses”, disse lembrando que “nossas embaixadas podem fazer a diferença no exterior”.
Ação Social
Um dos destaques da 8ª edição do Expo Fórum foi a campanha destinada a arrecadar fundos para a aquisição de equipamentos para o Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas, apresentada pelo presidente do FOHB, Orlando de Souza. A diretora de Humanização do hospital, Jussara Zimmermann, enfatizou a “importância do apoio da sociedade, seja por meio do voluntariado, seja pela doação de órgãos, sangue e equipamentos médicos, entre outras”. Por meio de um QR Code, os participantes foram convidados a fazer doações durante o período de realização do evento.
Em seguida, foi a vez de Fernando Beltrame, da Eccaplan, falar sobre Descarbonização e Neutralização de Carbono no Setor de Turismo e Eventos. Ele informou que são inúmeras as fontes de emissão de CO2, caso da indústria e da agricultura, e que, atualmente, 83% dos viajantes já procuram e 69% esperam opções de turismo sustentável.
Turismo em São Paulo
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo aproveitou o evento para fazer o lançamento de dois roteiros turísticos: a Rota do Futebol e as Rotas do Mototurismo. A primeira é um guia com os principais roteiros para os apaixonados pelo futebol, que inclui sete museus, monumentos, tours por onze estádios, além do segmento gastronômico com os sabores de cada região e a valorização das raízes dos times.
Para os fãs do motociclismo foram criados cinco roteiros de mototurismo: o Circuito das Águas, que abrange a região de Monte Alegre do Sul; o Rastro da Serpente, que liga São Paulo a Paraná; Serra da Mantiqueira com cidades como Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Cantareira; Tropeiros na região de São José do Barreiro; além do Museu da Moto, na cidade do Socorro.
Em seguida, foi a vez do Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, destacar o empreendimento que está sendo construído em Brotas, o novo autódromo com mais de R$ 200 milhões de investimento, e os 50 projetos apresentados a diversos fundos internacionais que representam R$ 11 bilhões.
Lucena também falou sobre os novos aeroportos, em Franca e Barretos, e o projeto do aeroporto internacional em Olímpia. O secretário informou que São Paulo deve fechar 2024 com 49 milhões de turistas domésticos e mais de dois milhões de visitantes internacionais. E declarou: “Devemos comemorar este ano, pois os inúmeros desafios nos deram oportunidades de novos caminhos, as perspectivas e projeções para 2025 são muito positivas”.
Hackathon
Outro destaque da 8ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo foi a apresentação das três equipes vencedoras do 2º Hackathon, promovido pelo VSPVB. Em primeiro lugar, ficou a equipe ACB2, criadora da solução Passaporte, um marketplace de experiências, que conecta pessoas interessadas em conhecer novos lugares a quem pode lhes oferecer essa oportunidade.
O segundo colocado é o time SP em Pontos, responsável pelo desenvolvimento de um app com o mesmo nome, que vai funcionar como se fosse uma rede social. Ela vai garantir ao usuário benefícios e descontos para visitar os locais de interesse. Seu diferencial é a possibilidade da pessoa cadastrada poder criar pontos turísticos na plataforma.
A terceira solução foi apresentada pela equipe HackChange com a solução RolezAI, que vai funcionar pelo whatsapp. Ao receber o contato e conversar com ela, o interessado cria um grupo com seus amigos. A inteligência artificial vai escolher o melhor local – restaurantes e eventos – de acordo com os interesses dos integrantes do grupo.
Eventos associativos
Rodrigo Cordeiro, CEO da Nasty Dados, apresentou os dados preliminares da 2ª edição da pesquisa sobre o Mercado de Eventos Associativos no Brasil. As entidades responderam informaram que o total médio de participantes por evento é de 1,4 mil e que outubro é o mês com maior número deles. 10% dos pesquisados informaram organizar mais de 100 eventos por ano, e 45% são responsáveis por um a cinco.
Cordeiro disse ainda que as feiras de negócio estão aumentando e que os canais utilizados para divulgação dos eventos são o Instagram (90%), Facebook (73%) e o Linkedin (70%). Os destinos escolhidos para a realização dos próximos eventos são São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Campinas
Premiações
A parte da manhã do 8º Expo Fórum Visite São Paulo terminou com a entrega de três premiações. A primeira delas, iniciativa da entidade, foi a entrega do Troféu Empresa Amiga da Cidade, que reconheceu companhias que escolheram a capital paulista para realizar seus eventos. São elas: Novartis, Abbot Laboratórios, Roche, Aché Laboratórios Farmacêuticos, Sicredi, Disney, Banco Pan, Biogen, ICL, iFood e Unimed do Brasil.
O outro prêmio leva o nome de Mario Beni, responsável pela criação do curso de turismo da ECA e seu primeiro professor. Em parceria com a Skal Internacional São Paulo, o prêmio homenageia pessoas em cinco categorias: Academia – Elizabeth Wada, coordenadora geral de Pesquisa e pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Anhembi Morumbi e coordenadora de conteúdo do Programa Radix; Empresas – Latif Abrão Jr., proprietário do Hotel Terras Altas Resort & Convention Center; Entidades – Murilo Pinheiro, presidente da Ametesp – Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo, e Leandro Corrêa, presidente da Aprecesp – Associação das Prefeituras das Cidades-Estância do Estado de São Paulo; Setor Público – Fernanda Herbella, delegada divisionária da Deatur; e Troféu Especial – Carlos Prado, Supera Turismo Brasil – Rio Grande do Sul.
A Aprecesp – Associação das Prefeituras das Cidades-Estância do Estado de São Paulo vai fazer a entrega do prêmio Mulheres do Turismo de São Paulo, escolhidas por voto popular em doze categorias: Agente Viagem – Cynthia Barbosa dos Reis; Chefe de Cozinha / Restaurateur, Proprietária de Restaurante – Anouk Migotto; Gestora Pública de Turismo – Maria de Fátima de Oliveira Gonzaga; Gestora de Associação – Carmola Cândido; Guia de Turismo – Debora Aparecida Bressan Rossati; Hoteleira – Maria Gloria Alvarez Bravin; Mulher do Enoturismo – Ariana Sgarioni; Mulher do Turismo Rural – Ume Shimada; Organizadora de Evento – Suzi Camargo; Professora de Turismo – Renata Castro Cardia; Turismóloga – Ana Cristina Clemente; e Mulher Revelação – Thaís Medina.
Além de apresentações, o Expo Fórum também mostrou exposição de destinos e de temas, como gastronomia, turismo de raízes – tema central do evento -, entre outros.