- A companhia aérea registrou uma melhoria de 45,3% na intensidade de carbono dos passageiros em comparação a 2019, resultando em uma intensidade de carbono de 475 gramas de CO₂ por tonelada-quilômetro de receita (RTK) para passageiros.
Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos – A Etihad Airways, companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, publicou seu relatório ambiental anual, detalhando o comprometimento da empresa e seu progresso em direção às suas metas ambientais.
Em 2023, a companhia aérea alcançou uma melhoria de 45,3% na intensidade de carbono dos passageiros em comparação com sua linha de base de 2019. Isso resultou em uma intensidade de carbono de 475 gramas de CO₂ por Revenue Tonne Kilometer (RTK) para passageiros.
A estratégia da Etihad visa reduzir as emissões por meio de ações específicas do setor, aderir a roteiros e estruturas voluntárias, colaborar com os parceiros industriais dos Emirados Árabes Unidos, manter a transparência e a proatividade em questões ambientais e atualizar continuamente suas metas estratégicas.
O CEO da Etihad, Antonoaldo Neves, disse: “Continuamos focados em uma estratégia que apoia a mudança, o crescimento e o desenvolvimento econômico. Acreditamos que o desenvolvimento sustentável da aviação é alcançado por meio de muitos pequenos esforços combinados. Ao adotar uma abordagem prática, pretendemos abordar os impactos ambientais da aviação, ao mesmo tempo em que garantimos que continuamos a atender às crescentes demandas globais de viagens.
“Nosso investimento de US$ 7 bilhões em aeronaves de nova geração com baixo consumo de combustível reflete nosso comprometimento em reduzir a pegada ambiental da aviação de forma responsável. Alcançar soluções de longo prazo para uma indústria mais sustentável requer inovação, colaboração e tempo. Estamos comprometidos em promover iniciativas significativas que reduzam a pegada ambiental da aviação, ao mesmo tempo em que equilibram as realidades comerciais de nossa indústria.”
Destaques do relatório de 2023:
- Eficiência de combustível :
- O Grupo de Trabalho de Eficiência de Combustível alcançou uma redução de mais de 35.000 toneladas de CO₂ por meio de planejamento otimizado, o que equivale a economizar mais de 11.000 toneladas de combustível.
- Houve uma melhoria de 45,3% na intensidade de carbono dos passageiros em comparação a 2019, resultando em uma intensidade de carbono de 475 gramas de CO₂ por tonelada-quilômetro de receita (RTK) para passageiros.
- O Boeing Jeppesen FliteDeck Advisor contribuiu para economizar 8.389 toneladas de CO₂ e 2.655 toneladas de combustível.
- Eficiência de custos :
- A companhia aérea obteve uma redução de 8% no custo por Assento-Quilômetro Disponível, juntamente com uma melhoria de 11% na utilização da frota, refletindo um modelo de negócios simplificado e eficiente.
- Esforços de sustentabilidade :
- A introdução do Economy Evolution levou à remoção de mais de 233 milhões de itens plásticos de uso único do serviço de bordo.
- A companhia aérea plantou 182.000 árvores de mangue como parte do projeto Etihad Mangrove Forest.
- Cerca de 36% dos produtos de bordo agora são adquiridos localmente.
- A implementação do novo método Dry Wash para aeronaves resultou em 277 lavagens, economizando 3.500 litros de água por lavagem de aeronaves narrowbody e 5.500 litros por lavagem de aeronaves widebody.
- Crescimento Responsável :
- A Etihad demonstrou seu comprometimento com o crescimento responsável por meio de melhorias contínuas na intensidade de carbono e esforços de transformação da frota.
- Frota Moderna :
- A frota moderna e com baixo consumo de combustível da companhia aérea ressalta sua dedicação em oferecer um serviço excepcional e, ao mesmo tempo, melhorar o desempenho ambiental.
- A idade média da frota é de 7,5 anos.
- Reconhecimento Ambiental :
- A companhia aérea manteve a classificação de Estágio 2 no Programa de Avaliação Ambiental da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), refletindo seu comprometimento com a excelência ambiental em todas as funções comerciais.