Para atender aumento da demanda entre 18 de novembro e 22 de dezembro, companhia ampliou de 10 para 11 voos semanais a operação no trecho São Paulo-Manaus e de 8 para 9 voos por semana a operação no trecho Manaus-São Paulo
Autopeças, alimentos perecíveis e confecções são as principais produtos transportadas para Manaus, enquanto materiais eletrônicos são os principais itens embarcados da capital amazonense para São Paulo
São Paulo, 26 de novembro de 2024 – A LATAM Cargo, afiliada de cargas do grupo LATAM, ampliará em 11% a sua capacidade de transporte semanal entre São Paulo e Manaus durante a alta temporada de fim de ano, na comparação com o mês de outubro. Isso porque, para atender o aumento da demanda entre 18 de novembro e 22 de dezembro, a LATAM terá 11 em vez de 10 voos semanais de São Paulo para Manaus, sendo 8 a partir de Guarulhos e 3 de Viracopos. Além de 9 em vez de 8 voos por semana de Manaus para São Paulo, todos com destino a Guarulhos.
Todos os voos serão realizados por aeronaves Boeing 767 cargueiras com capacidade para mais de 50 toneladas em cada voo. Autopeças, alimentos perecíveis e confecções são os principais produtos transportados de São Paulo para Manaus, enquanto materiais eletrônicos são os principais itens embarcados da capital amazonense para a capital paulista.
“Na prática, estamos adicionando mais de 100 toneladas de capacidade por semana nessa importante operação de fim de ano, que tem influência direta em toda a logística nacional, e ajuda outras indústrias a cumprirem com segurança e agilidade os seus prazos e compromissos de negócio com seus clientes. Seguiremos também vigilantes à novas demandas e capacidade caso sejam demandados pelo mercado”, afirma Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo Brasil.
A LATAM é a companhia líder do mercado aéreo de cargas na capital amazonense, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). De janeiro a setembro deste ano, foram mais de 33,7 mil toneladas de cargas transportadas de/para a localidade.
Atualmente, a LATAM também opera voos regulares nas rotas Guarulhos-Recife-Manaus e Guarulhos-Belém-Manaus, ambas inauguradas neste ano.
LATAM CARGO INVESTE NO BRASIL
Em 2023, a LATAM Cargo inaugurou as rotas Miami-Brasília, Miami-São José dos Campos e Amsterdam-Curitiba. Além disso, ampliou de dois para três voos semanais a operação da sua rota cargueira Miami-Florianópolis, inaugurada em 2020, em plena pandemia de Covid-19.
Em Abril, a empresa ampliou ainda de 6 para 9 voos semanais suas operações cargueiras para Manaus a partir dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, um aumento de 30% na capacidade em relação ao ano anterior. No mesmo mês, deu início a rota cargueira inédita entre Europa e Florianópolis, sendo a única companhia aérea a realizar esta rota que facilita o transporte de cargas internacionais entre Europa e Santa Catarina e abre portas para o comércio do mundo com o Brasil.
Em maio deste ano, a LATAM Cargo inaugurou a operação doméstica do voo semanal cargueiro Guarulhos-Recife-Manaus, que aumentou a capacidade (medida em ATK¹) da companhia na capital pernambucana em 62,5% na comparação com abril. Todas essas operações são realizadas por aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767-300F com capacidade para embarcar mais de 50 toneladas por voo.
Já em julho, a companhia iniciou a operação de cargas via compartimento inferior de suas aeronaves de passageiros, em Vitória da Conquista, na Bahia. No mesmo mês, ampliou de dois para três voos semanais a operação da rota cargueira Miami-São José dos Campos.
A LATAM Cargo apresentou ainda em julho o seu novo portfólio de produtos para voos domésticos no Brasil. Com quatro novos serviços (Reservado, Veloz, Estândar e éFácil) e a possibilidade de combinação com cuidados específicos, são oferecidas mais opções e uma melhor experiência aos seus clientes que precisam transportar mercadorias dentro do País de acordo com suas necessidades.
LATAM CARGO: FLEXIBILIDADE, CONFIABILIDADE E COMPROMISSO
Além de contar com toda a frota e malha aérea da LATAM Brasil, a LATAM Cargo voa atualmente para 164 destinos em 31 países, sendo 15 deles exclusivos para cargas. Especificamente no Brasil, atende 50 destinos e conecta o País com outros 19 no exterior. Em todo o mundo, as afiliadas de carga do grupo LATAM contam com uma frota de 22 aeronaves cargueiras dos modelos Boeing 767-300F e Boeing 767-300BCF.
Em 2024, vale destacar, a operação brasileira da LATAM deve crescer de 7% a 8% em ASK (Assentos-Quilômetros Oferecidos), o que também reflete no aumento da capacidade para o transporte de cargas nos compartimentos inferiores das aeronaves de passageiros que voam no mercado doméstico.
¹ATK: sigla em inglês para Tonelada-Quilômetros Oferecidos.
|
Crédito: LATAM Cargo
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.