33.1 C
Brasil
quinta-feira, novembro 28, 2024
spot_img

Executiva da SITA relata vivências das profissionais do setor aéreo no livro “Mulheres na Aviação”

Lançamento da obra está marcado para o dia 27 de novembro, na Livraria da Vila, em São Paulo (SP)

Ada Rogato, pioneira da aviação brasileira, foi a primeira mulher a obter as licenças de piloto de planador e piloto agrícola no país.  Sua trajetória marcou a aviação brasileira ao realizar voos históricos, como a travessia dos Andes e uma rota solo pelas três Américas, desde a Patagônia até os Estados Unidos. Já Thereza di Marzo, nascida em 1903, marcou a aviação nacional por se tornar a primeira  mulher do Brasil a obter a licença de piloto, em 1922. Apesar de enfrentar dificuldades e preconceito de seus colegas e familiares, ela marcou a trajetória de outras jovens meninas no país.

Hoje, segundo dados levantados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), 96,8% dos pilotos habilitados no país são homens. Já entre comissários, pilotos, co-pilotos e mecânicos, as mulheres representam 21%. A representatividade feminina em um setor majoritariamente masculino se mostra uma realidade em crescimento, impulsionada por líderes inspiradoras, em constante busca de representatividade em diferentes funções na aviação.

No livro “Mulheres na Aviação – Edição Poder de uma História, Volume I“,  Cristiane Dart,  vice-presidente de Comunicação e Marketing da IAWA (Associação Internacional de Mulheres da Aviação); chefe de Comunicação DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) e gerente sênior de Marketing da SITA nas Américas, reflete sobre sua trajetória na empresa e as dificuldades enfrentadas ao longo de mais de duas décadas no segmento.

“Mulheres como Thereza e Ada inspiraram tantas outras a abraçar a paixão pela aviação e se aventurar em muitos setores que a indústria oferece. O livro conta histórias de mulheres em áreas diversas e tem por objetivo inspirar o aumento da presença feminina na aviação. Ao contar sobre minha vivência, procuro contribuir com o que aprendi sobre ter uma carreira internacional nessa indústria, sem sair do meu país. Algo que não é muito comum, especialmente na aviação”, afirma Cristiane Dart.

O lançamento ocorrerá em 27 de novembro, às 19h, na Livraria da Vila, em São Paulo, em um evento aberto ao público. Contendo diversos relatos de mulheres no setor de aviação, a publicação, que faz parte da Série Mulheres da editora Leader, conta histórias e impulsiona novas gerações de mulheres a conquistarem seus sonhos.

Serviço

Evento: Lançamento – Mulheres na Aviação – Edição Poder de uma HIstória, Parte 1

Data: 27 de novembro

Local: R. Fradique Coutinho – Vila Madalena, São Paulo – SP, 05416-011

Horário: 19h

Ficha Técnica:

Obra: Mulheres na Aviação – Edição poder de história, volume I

Coordenação: Andréia Roma, Ana Laura Rebello, Arenda Freitas de Oliveira e

Tatiane de Araujo Mendonça

Selo: Série Mulheres

ISBN: 978-85-5474-238-6

Páginas: 302

Ano: 2024

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles