A 37ª AFIA World Cup Brasil – Bahia 2024 foi aberta, no último domingo (24), no Estádio de Pituaçu, em Salvador, para seis dias de competição de futebol master, que acontece na capital baiana, pela terceira vez. São 36 equipes brasileiras e duas da Alemanha, distribuídas em seis categorias (faixa etária de 40 a 65 anos). A entrada é gratuita.
O evento, promovido pela Associação de Futebol Internacional Amador (Afia), tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Mais de 1,4 mil pessoas estão envolvidas na Copa, entre organizadores, atletas e familiares. A concentração das delegações é no Hotel Vila Galé Marés, em Guarajuba (Camaçari), na Costa dos Coqueiros, onde houve receptivo especial da Setur-BA.
“A Bahia mostra, mais uma vez, que reúne todas as condições para receber eventos esportivos dessa relevância, porque oferece conectividade aérea e infraestrutura hoteleira, além das instalações adequadas no estádio onde os jogos acontecem. Um gol de placa da Afia, para o Governo do Estado comemorar a movimentação econômica no turismo”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
“A Copa foi realizada aqui, em 2018 e 2022, e optamos por voltar, em 2024, porque, além do incentivo do governo estadual, a Bahia é maravilhosa e mística, encanta os participantes do evento. Nas horas vagas, estão previstos passeios pelo Litoral Norte e pela Baía de Todos-os-Santos”, explicou o presidente da Afia, Rogério Donato.
Entre os atletas que participam da competição, estão 21 ex-jogadores profissionais, como Gil Baiano (Bahia e Vitória), Danrlei (Grêmio), Ataliba (Corinthians) e Elói (Vasco). A programação completa está disponível no site www.afiasoccer.com.