Crescimento expressivo em relação ao mesmo período de 2023 reflete bom momento da companhia e compromisso em seguir expandindo o acesso à aviação no Brasil
A LATAM acaba de registrar ampliação de 14,6% na sua oferta de assentos (ASK¹) domésticos no Brasil. O crescimento alcançado em outubro na comparação com o mesmo mês de 2023 reflete o investimento e o compromisso da LATAM com o desenvolvimento sustentável da aviação brasileira, além do bom momento da companhia. Já a demanda (RPK²) doméstica da empresa no Brasil teve crescimento também expressivo de 15,2% no mês.
Os números são resultados do lançamento de três novas rotas domésticas (São Paulo/Congonhas-João Pessoa, São Paulo/Congonhas-Maringá e Confins/Belo Horizonte-Fortaleza) e da reabertura do aeroporto de Porto Alegre (RS) em outubro, que permitiu a retomada gradual da operação regular de voos domésticos na capital gaúcha após os impactos das enchentes no estado.
Globalmente, o grupo LATAM também registrou 14,8% de crescimento na sua oferta total de assentos (ASK¹) em outubro, impulsionado por um incremento de 16,5% na oferta de assentos internacionais e de 10,5% na oferta de assentos domésticos das suas afiliadas no Chile, Colômbia, Equador e Peru. Já a demanda (RPK²) global de passageiros do grupo LATAM teve crescimento de 14,9% no mês. Ao todo, o grupo LATAM transportou mais de 7,1 milhões de passageiros em outubro, resultado 11,1% acima do mesmo mês em 2023. Deste total, mais de 3 milhões de passageiros foram transportados pela LATAM Brasil.
Na operação cargueira, o grupo LATAM ampliou em 13,6% a sua capacidade (ATK³) no mês com relação a outubro de 2023.
¹ ASK sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos.
² RPK sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.
³ ATK sigla em inglês para Tonelada-Quilômetros Oferecidos.
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.