O voo direto inaugural da South African Airways (SAA) entre Joanesburgo e Lubumbashi decolou do Aeroporto Internacional OR Tambo e pousou com segurança no Aeroporto Internacional de Luano hoje – anunciando uma nova era em conectividade, comércio e negócios entre essas duas cidades mineiras da África do Sul e da República Democrática do Congo (RDC).
A aeronave A320 partiu de Joanesburgo às 10h50 desta manhã (segunda-feira, 4 de novembro de 2024) e pousou em Lubumbashi um pouco mais de três horas depois. O cronograma da nova rota de cinco voos semanais acomoda passageiros ponto a ponto e em conexão.
Muitas das maiores empresas da RDC têm suas sedes em Lubumbashi. Os horários de partida e chegada entre as duas cidades permitem transferências terrestres sem interrupções para salas de reunião e locais que atendem ao comércio e à indústria em ambas as nações, bem como para locais e salas de reunião de outros destinos importantes de mineração na RDC e na vizinha Zâmbia.
Diz o diretor executivo interino da SAA, Professor John Lamola: “Como um facilitador do comércio e da indústria na África, a SAA conecta duas das economias e centros de mineração mais influentes da África, reunindo indústrias, comunidades e empreendedores e nos permitindo desbloquear maior prosperidade, promover a colaboração e gerar novas oportunidades de comércio, investimento e desenvolvimento.”
A África do Sul e a RDC são parceiros comerciais bem estabelecidos. Houve um crescimento anual composto de 50% nas exportações da África do Sul para a RDC entre 2018 e 2022. Em 2022, as exportações da África do Sul para a RDC totalizaram R$ 26,6 bilhões; a maioria compreendia petróleo refinado e maquinário de mineração.
Por outro lado, as exportações da RDC para a África do Sul totalizaram R$ 2,4 bilhões em 2022. Os principais produtos exportados para a África do Sul incluíram cobre refinado, sucatas de metais preciosos, zinco bruto e outros minerais.
A conectividade aérea direta entre as duas nações nutrirá essa relação comercial e a fortalecerá em benefício de ambas as nações e da economia continental em geral.
As aeronaves da SAA que atendem a nova rota oferecem capacidade de carga superior para atender às necessidades de carga dos setores continentais de mineração, infraestrutura e indústria.
“Por meio deste voo, não estamos apenas adicionando outra rota regional à nossa lista de itinerários; também estamos reforçando uma visão para o futuro da África: um futuro em que o comércio flui livremente, possibilitado pela conectividade e pela rede”, diz Lamola.
“A SAA tem a honra de desempenhar um papel na promoção do legado de amizade e prosperidade compartilhada entre a África do Sul e a RDC. Acreditamos no imenso potencial da África, e hoje somos lembrados do poder que reside em nossas conexões, nossas parcerias e nosso compromisso compartilhado com o crescimento.”